domingo, 4 de janeiro de 2009

A REVOLUÇÃO PELAS REDES DIGITAIS

Caro leitor, seja bem vindo a primeira postagem deste ano de 2009.
Esses últimos dias foram de descanso e lazer para mim, e rogo que para você também. Aproveitei para relaxar com a família na bucólica Ilha do Mosqueiro, (cerca de 1 hora de Belém) e ler um pouco. E é sobre o que li nestes dias que tratarei nesta postagem.

Educação (como formação do indivíduo), Cultura (como tudo aquilo que ele produz), a Economia (como a produção, distribuição, acumulação e consumo de bens e produtos) e Mídia (como meio de comunicar os 3 anteriores) são os fios que tecem a trama do tecido social humano desde que o homem inventou o comércio; mas o modelo de sociedade ainda vigente, que tem nos bens materiais e na propriedade privada seu esteio e paradigma, vê-se as voltas com a mais brutal transformação que essa sociedade mercantilista já passou: a implantação da sociedade digital e da gigantesca rede de produção e compartilhamento de informações.

Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder (Edufba, 2008. 232 p.) é um livro que fala disso. É leitura obrigatória para todo aquele que lida com a Internet como ferramenta de trabalho, seja como fonte de pesquisa e de produção de conhecimento ou como rede de compartilhamento de informações e formadora de opiniões, ou que deseja saber por quem os sinos digitais dobram.

O livro é capitaneado pelos professores por Nelson De Luca Pretto (UFBA) e Sérgio Amadeu da Silveira (Faculdade Casper Líbero), que organizaram a publicação; e traz uma coletânea de 16 artigos de 21 pesquisadores, mais o depoimento do rapper BNegão (compositor e vocalista da banda Planet Hemp) e uma entrevista com professora Léa Fagundes.

A obra oferece rico material para embasar discussões e reflexões sobre a cibercultura, sobre a produção intelectual no ciberespaço, sobre os embates educacionais, sociais, políticos, morais, éticos, artísticos, culturais e econômicos surgidos com o advento das redes digitais P2P e a anarquia saudável que ela gerou e faz crescer, afinal “o conhecimento cresce mais rapidamente quanto mais for compartilhado” (op. cit., p.9). E coerente com essa política, própria dos usuários de software livre, a obra está sob licença Creative Commons para uso não-comercial.

Atuando como formador de professores em Informática na Educação a mais de 10 anos, recomendo essa leitura com entusiasmo.

7 comentários:

Fafanet disse...

Ola! Parabéns pelo blog e Feliz 2009.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog.
Estou descobrindo ainda as pérolas...rsrs

Anônimo disse...

Caro Franz Kreuther

Que bom que você voltou! E que continue serenamente de férias. Aqui no Rio de Janeiro as aulas só retornam em 09 de fevereiro. Quanto a indicação do livro, achei excelente e irei procurar por aqui. Não deixe de visitar o SaibaHistoria e linkar nos meus blogs preferidos. O seu é um deles!
Um grande abraço,

Cariocamente,

Adinalzir Pereira
http://saibahistoria.blogspot.com

Claudia disse...

O selo está na comunidade do Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=54033045
O concurso já acabou. Mas terão outros. Tem tido encontros de blogueiros, trocas interessantes...
Bem vindo!

Luis disse...

Olá Franz.

Esse livro realmente esta muito bom. Tenho ele e nos ultimos dias tenho recomendado esse livro como leitura obrigatório para profissionais que trabalham com tecnologias da informação e comunicação.
Parabéns pelo post.

Um abraço sulista, para o amigo.

Luis disse...

Voltei Franz.

Quero te indicar duas postagens que fiz abordando o tema padrões de comunicação e Internet, ambos com presença do Prof. Sérgio Amadeu Rossi.

Link: http://luisdhein.blogspot.com/2008/08/padres-abertos-de-comunicao-em-rede.html

Link para a palestra do Sérgio Amadeu:

http://luisdhein.blogspot.com/2008/04/fisl-90-sergio-amadeu.html


Forte abraço, aqui do Sul desse país imenso.

Anônimo disse...

Opa Franz!

Primeiro de tudo, um excelente 2009 pra ti.

Agora, sendo on topic, excelente indicação de leitura para nossas férias :-)

abraços

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática