segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

ANIVERSÁRIO DE BELÉM-393 ANOS

Hoje essa encantadora Nossa Senhora de Belém do Grão-Pará comemora 393 anos. Estamos chegando aos 400 e imagino que festança paid'égua teremos.
Cheguei aqui em 1980, vindo de Nova Iguaçu-RJ, para ser professor no antigo Projeto JARI (as margens do Rio Jari, fronteira com Amapá). Em 1982 vim morar em Belém e ser professor da rede pública e particular. Naquela época a cidade me encantava mais do que hoje, porque não havia outdoors nem as pichações que enfeiam tanto os prédios públicos e particulares.
Mas Belém continua me enchendo de prazer e encanto sempre que eu e Leca apreciamos o por-do-Sol na Baía do Guajará, ou quando caminho solitário por suas ruas sombreadas pelas frondosas mangueiras.
Belém não é somente bonita, ainda que seu povo seja descuidado com seu patrimônio e com a limpeza das ruas, ela é cheirosa e saborosa. Seus aromas, sabores e odores estão no patchouli, na priprioca, no açaí etc. E eu os encontro sempre que tomo uma tijela do açaí bem grosso, gelado, com açúcar e farinha de tapioca; ou quando tomo um tacacá, um sorvete de castanha-do-pará ou coloco um sachê de patchouli no carro.
Costumo dizer para meus alunos que sou mais paraenses que eles, porque ESCOLHI viver aqui, e porque prezo, respeito e preservo a cultura local. Sei que como educador tenho dado minha contribuição para tornar essa cidade melhor, mas isso é o mínimo que posso fazer por um local que me recebeu tão bem e me permite ser feliz.
FELIZ ANIVERSÁRIO, BELÉM!

2 comentários:

Martoni disse...

Oi Franz, tenho alguns amigos que moraram e trabalharem no Jari.
Conheceu o Bert (Alberto?)Arends que trabalhou no projeto do arroz? Ele depois mudou-se para Gurupi. Ou Mateus Soers que foi de Belém (Hospital Belém) para o Jari para trabalhar na area de saude?
Quando comecaram os problemas ele veio para Holanda.

Anônimo disse...

Franz, conheci seu blog através de um post no blog de Joyce Sanchotene (no diHITT) http://tutorajoyce.blogspot.com .
E, por aqui navegando, me deparei com a homenagem à Belém, cidade que me traz as melhores lembranças. Trabalhei na Caemi/Jari por mais de dez anos, entre Monte Dourado e Rio de Janeiro. Vou conhecer melhor seu blog, do pouco que já ví, gostei. Abraço, Edu

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática