domingo, 10 de agosto de 2008

PAI PAI'DÉGUA

Pai'Dégua é uma expressão do Norte e Nordeste brasileiro que funciona como um superlativo e se aplica a qualquer situação ou circunstância. Não sei sua origem, e se a palavra nos remete a idéia de uma paternidade eqüina, ao contrário de “filho da équa!”, que é outra expressão coloquial nordestina um tanto pejorativa, aqui no Pará ser considerado uma pessoa pai’dégua é o máximo.

Hoje, no almoço do Dia dos Pais, cercado pelos meus filhos e enteados (infelizmente faltou minha filha Keith, quem mora em Salvador), me lembrei de outros pais que não podem curtir esse dia com seus filhos. Como não poderia deixar de ser, senti uma falta danada de meu velho pai, Waldick Pereira, a quem gostaria que estivesse aqui para receber as homenagens deste dia, junto comigo e seus netos. A tanto desejei que quero crer que hoje ele veio me visitar.

Meu pai sempre esteve envolvido com a educação e com a cultura, primeiro em Maceió (AL), depois em Nova Iguaçu (RJ). Era um pesquisador sério e dedicado à história desse município do estado do Rio, e pelo muito que contribui com a cultura de Nova Iguaçu recebeu, postumamente, a Comenda da Ordem do Mérito Bernardino de Melo, e é patrono do CIEP 113 (veja aqui o site do CIEP).

Ele também era professor, jornalista, arqueólogo, historiador, escritor, poeta e prosador...; e acho que sobrou pouco tempo pra ser pai como queríamos. Mas ele o foi a sua maneira. É por isso que há 24 anos nós, seus filhos, sentimos demasiado sua falta. É por isso que hoje, quando meu filho me disse que sou um pai pai’dégua, eu acho que meu pai também o foi, e espero que meu filho, quando for pai, ouça o mesmo de seus filhos, e não deixe o espelho se quebrar.

Nas fotos, meus filhos Madaya, Arcthur e Keith, e eu, Lenise e meus enteados, Victor e Amanda.

Um comentário:

Cybele Meyer disse...

Que família linda!

Parabéns!

Muito mais gratificante do que poder apreciar sua linda família foi ler seu texto, compartilhando conosco, o orgulho de ter tido um "pai exemplo" e de ser um pai exemplo a ponto de ser chamado de Pai'dégua.

Parabéns! Este é o maior tesouro que se pode ter e se pode deixar de herança.

Com carinho

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática