domingo, 17 de agosto de 2008

A bucólica Mosqueiro

Hoje vou levar você, amigo leitor, para onde fui passear ontem: à bucólica vila do Mosqueiro, uma ilha a cerca de 70 km de Belém. Bucólico é um termo relativo ao campo e aos pastores, evocando um lugar para descanso e paz junto à natureza. Na literatura, o bucolismo é um estilo poético que evoca a natureza, com sentimentos de escapismo e tom pastoril, e se relaciona às escolas clássicas e árcades (neoclássicas).

Gosto de Mosqueiro fora da época do veraneio, pois no verão a ilha costuma atrair em média de 280 a 300 mil pessoas por final de semana, chegando a mais de 1 milhão de veranistas durante todo o mês de julho. A ilha tem 21 praias de água doce ao longo de seus 17 quilômetros de costa.

Embora já tenha sido mais bucólica e tranquila, mais hospitaleira e rústica, Mosqueiro ainda guarda o ar de cidadezinha do interior, com centro social na típica pracinha com coreto central. Uma das coisas mais gostosas de se fazer na noite mosqueirense é passear na pracinha e comer tapioca nas barracas da Tapiocaria. Na pracinha as crianças brincam, os namorados namoram, os casais passeiam. Mas o que mais me encanta é o habito das famílias sentarem-se em cadeiras para conversar, ou se reúnem para assistir uma apresentação musical no coreto.

Outro programa legal é ouvir uma boa música brasileira no Bar dos Boêmios. E foi para lá que nos fomos, ouvir Alexandre (o dono) tocar seu violão e cantar, acompanhado da excelente bateria do meu amigo Joãozinho Bererê. E enquanto ouvia, saboreava uma cerveja gelada e um tira-gosto de macaxeira bem fritinha. Huuumm.... Se você não conhece Mosqueiro, não deixe de ir; se já conhece vá curtir uma boa MPB no Bar dos Boêmios.

Ok, ok!... Esse post está parecendo uma propaganda turística ou um comercial do Boêmios, mas eu não estou ganhando nada com isso, a não ser o prazer de dividir com você algo muito bom. Vá conferir e depois diga se não tenho razão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Fran Pereira,
Li, rapidamente, seu blog e gostei do que vi. O que estou buscando é parceiros, formar um grupo, para identificar o que se pode fazer para melhorar, desenvolver, nossa querida Mosqueiro.Sou economista,tendo atuado na área de projetos(BASA), aposentado, mosqueirense apaixonado e com tempo disonível.Contatos:3242-1292/9144-5889

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática