domingo, 31 de agosto de 2008

Formação de Professores X Salário

Esse post é resultado de uma discussão que mantivemos numa das listas que participo, a "Blogs Educativos". Nela pintou uma discussão sobre Formação de Professores X Salário, e uma das colegas listeiras disse:"É esse mesmo o X da questão: SALÁRIO. Enquanto professor tiver salário e fome, não dá pra mais nada, não tem conversa."

Eis minha resposta: Todos concordamos que o salário do professor é humilhante (de outras categorias com nível superior tb, mas não vem ao caso). No entanto, quando alguém se candidata ao magistério sabe de antemão que o salário é baixo, então pq. continua?

Note bem, não estou condenando os esforços de nossa categoria em buscar melhorias (seria um imbecil se o fizesse), tb não estou querendo dizer que a gente deve se sentir satisfeito com o que tem e ganha, porém não concordo com o argumento de que se o professor ganha pessimamente então suas limitações estão justificadas, e o ensino por isso mesmo e' a, com perdão da má palavra, merda, que se observa.

Sou professor desde o segundo ano de faculdade (1977), e na rede pública paraense há quase 27 anos. Enfrento/enfrentei os mesmos problemas de todos quanto a salário, condições de trabalho (3 turnos, gastrite etc), dificuldades na formação continuada etc. Sei bem o que é esse nosso penar profissional. Para terem uma idéia, quando cursava o mestrado e sai de sala de aula, meu salário caiu quase à metade. E olhe que eu não paguei estes cursos, pois minhas especializações, o mestrado e o doutorado (que abandonei) foram em universdades públicas, pq não podia pagar uma particular.

Como sempre digo: quando vc segue o coração pode se arrebentar de verde e amarelo, quebrar a cara, mas não pode se arrepender. Amazonicamente, Franz

3 comentários:

Semíramis Alencar disse...

Oi, Franz
Pensar ou não pensar em salário, eis a questão! o que fazer quando o que ganhamos não é suficiente nem para abastecer a geladeira ou manter a dispensa semi-cheia ao final de cada mês? Resumidamente vc falou tudo o que nas últimas postagens de nosso grupo ponderamos. Eu ainda acho que a gente quando entra pro magistério já sabe bem o que vai encontrar: já é assim à gerações. Caminhos possíveis para a melhoria de salário e dignidade para a nossa classe? a política talvez, já que a greve não faz o menor sentido e cada vez mais nos aproveitamos disso para fazer coisas mais interessantes! mas me pergunto quem votaria num professor? eu votaria porque meu idealismo ainda é grande o suficiente para acreditar que um representante da classe poderia ajudar a elevar os padrões educacionais. Todavia me lembro de que muitos já estão lá e só se lembram mesmo é de seus próprios bolsos!
Ah, indiquei teu blog pelo dia do blog lá no http;//nequidnimis.wordpress.com
abraços sinceros

Semíramis

Licínio Filho disse...

Olá,
cheguei até aqui através do Blogs Educativos...sua página está bem legal, Parabéns.
Penso que o educador deve ser bem remunerado,estamos em formação contínua, temos compromissos pessoais, o mercado de trabalho cada vez mais exige que dominemos novas ferramentas tecnológicas, e isso tem um curso...Existe uma saída política para essa situação?Acredito que sim.Continuar dentro da trincheira resistindo,lutando...Penso também que a classe deveria ser mais unida,vejo-a pouco articulada, cada um com suas contas a pagar servindo como escudo para não se engajarem na luta por melhores condições de trabalho, por um sistema educacional eficiente,etc...
Enfim...só mesmo movido por muita paixão à profissão para perssistir.
Abraços,

Licínio

Doralice Cruz Barbosa disse...

Oi, Franz

Gostei muito do seu comentário sobre o quanto é difícil ser professor. Realmente, ao ingressarmos nessa profissão já sabemos o quanto ela é desgastante, no entanto aceitar essas dificuldades que ela nos impõe tornou-se muito complicado pra mim. Devo confessar que já estou desistindo.. acho que o meu amor não é infinito...
um abraço.

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum