Antes do advento da Internet havia no mundo dois tipos de pessoas: os que detinham a informação, e por isso transmitiam seu discurso sem interferências nem contestações, e os que simplesmente escutavam.
No mundo contemporâneo continua existindo esses dois tipos, porém surgiu uma nova categoria. Assim temos hoje três tipos de indivíduos compondo a sociedade pós-moderna: aqueles que têm algo a dizer e dizem; os que embora não podendo controlar a conversa querem ao menos participar dela e os que, ou por não saber o que dizer ou por não ter como dizer, continuam apenas escutando.
Contudo, a cada dia milhares de pessoas constroem ecosistemas sociais e profissionais baseado em redes de interação online, e se movem nele buscando interpretar suas relações e entender suas tendências. E agindo assim se tornam mais transparentes e mais acessíveis. Esses ecosistemas informativos possibilitam a essas pessoas realizarem descobertas que podem mudar suas vidas, por exemplo: descobrem que tem voz, descobrem que toda pessoa tem o que dizer para outra e que qualquer um pode ser ouvido; descobrem que a comunicação não é uma via de mão única e que o receptor pode se tornar emissor, e vice-versa.
Os blogs
Antigamente, apenas os jornalistas, os radialistas e comunicadores podiam ocupar o posto do Grilo Falante, ou seja, a consciência falante da comunidade. Era a hegemonia do 4º Poder. Atualmente, com os blogs, todos descobriram que têm coisas para dizer. Todos querem expressar suas idéias e informar, todos querem opinar sobre tudo. Há milhões e milhões de vozes na Web que buscam ser ouvidas e tocar corações e mentes.
Segundo dados do Ibope/NetRatings, “o número de usuários brasileiros que lêem blogs atingiu 10 milhões de pessoas em fevereiro de 2008.(...) Em dezembro do ano passado, eram 9,6 mihões de brasileiros que acessavam blogs". Ainda segundo o NetRatings, o “Brasil manteve sua posição como país com maior tempo médio mensal de navegação residencial por internauta, com 22h24. A lista de países monitorados pelo Nielsen/Netratings inclui Estados Unidos, com 19h52, a França, com 19h40, o Japão, com 18h29 e o Reino Unido, com 17h46”.
Esses dados revelam que quando um internauta visita um blog e se depara com uma postagem que o interessa, tende a querer deixar seu comentário. E um dia, mais cedo ou mais tarde, acabará por se tornar um blogueiro. Mas ser blogueiro não é apenas escrever num blog, é fundamentalmente LER blogs. Isso porque para escrever é necessário antes de tudo gostar de ler. E sabemos que quanto melhor o indivíduo lê, melhor ele escreve.
E você, blogueiro amigo, não se iluda, pois aquilo que escreve em seu blog diz muito mais sobre você que seu Currículo Vitae, e pode revelar aspectos de sua personalidade, tais como atenção a detalhes e pormenores, habilidade auto-expressiva e senso crítico, que podem servir de elementos seletivos na hora de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho.
E qualquer dia, nos currículos enviados às empresas, os candidatos colocarão ao lado do endereço de e-mail (hoje praticamente obrigatório) o endereço de seu blog.
4 comentários:
Adorei sua colocação...realmente nosso blog tem a nossa "cara".
Não seria má idéia colocar o endereço ao lado do e-mail, acho que vou modificar meu curriculum agora, rsrsrs
abraços
Olá gostei do seu Govisite e tomei a liberdade de coloca-lo também no meu “Blog Mãe” o Me Acharam.
Abraços
Olá Franz, passando para agradecer a visita ao blog Alfabetização em foco.Nos sentimos honradas. Agora, o seu blog é tudo! A começar pelo título, bem espirituoso. Falando francamente... "voce é o cara"
Este blog tem conteúdo. Voltaremos sempre...
Abraços...
Bah, muito legal seu texto! Estava pensando nisso agora mesmo. Indo fazer meu currículo, queria achar de que forma incluir meu blog nele. Pena ninguém ter falado como se faz isso ainda, vou ter que inventar! haha!
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