terça-feira, 29 de março de 2011

Oficina de Blogs na Escola Augusto Meira

Desde ontem, dia 27, estou ministrando uma oficina de Blogs no Colégio Estadual Augusto Meira, como parte de sua semana pedagógica. É sempre uma excelente oportunidade de falar sobre o papel dos Blogs educativos e Blogs educacionais  (sim, há uma distinção), sobre os benefícios que ele traz para o trabalho do professor e sobre a importância deles no processo de construção de  conhecimento, de cidadania, do despertar da cosmovisão e  emponderamento do aluno. 

Eis porque fico mais contente que gato com brinquedo novo quando sou convidado para essas oficinas, mormente durante a semana pedagógica, que é quando a escola reúne todos seus professores. O Colégio AM, por exemplo, tem 130 professores lotados, e foram ofertadas 20 vagas para esta oficina. No entretanto, me causa certa tristeza encontrar  apenas cerca de 50% das vagas preenchidas. Mas o que me admirou foi saber que dos 130  professores lotados  na escola, cerca de 10% estão participando desta Semana Pedagógica.

Mas isso não importa. Em toda história da humanidade sempre foram poucos que arrastaram multidões. Por isso, espero que esse pequeno grupo de professores que quer aprender a fazer do blog mais uma ferramenta auxiliar de sua práxis pedagógica, seja capaz de promover as mudanças que tanto o ensino público necessita. É com essa esperança que ensino o que sei sobre blogs na educação, e agradeço o interesse deles em aprender. Porém, rogo que essas mudanças se processem, primeiro,  dentro deles próprios.

Crédito da Foto: o blogueiro (por celular)


4 comentários:

Edna Gualberto disse...

É tão bom aprender, mas se o próprio professor está desistindo de fazê-lo, o que há de se fazer!!!Obrigada pela experiência! Edna

Unknown disse...

De qualquer forma, parabenizo ao Sr Prof. por ministrar a oficina e a Escola Augusto Meira poe estar presente nessas oficinas que na qual engrandece os que gostam de brincar com mídias.
Abraço

esteblogminharua disse...

Obrigado Edna e Lu. É como se diz: brasileiro não desiste nunca. Mas ás vezes...
Franz

Florzinha disse...

Padrinho Franz, estou no Augusto Meira organizando a biblioteca, a oficina já terminou, foi somente na jornada?

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática