segunda-feira, 12 de março de 2012

Minha Solidariedade ao Lúcio Flávio Pinto

Ato de solidariedade a Lúcio Flavio Pinto
                                  
Infelizmente não pude participar, no dia 06 passado, do ato público de solidariedade ao grande jornalista e escritor Lúcio Flávio Pinto, por compromissos profissionais com meus alunos. Mas agora deixo aqui patenteada a minha contribuição à essa luta contra tanta injustiça que a PRÓPRIA Justiça perpetra contra ele.

Segundo meu amigo Luciney Vieira, Lúcio é "um homem simples e de inteligência poderosa e rara que faz da vida uma doação de amor e coragem pela terra que o viu nascer e que o verá morrer de pé, lutando por nossa ultrajada e vilipendiada, mas não vencida, Amazônia, será homenageado num ato de solidariedade.(...) é  um farol que nós orienta nessa grande noite que se abateu sobre a nossa terra e a nossa gente. Dessa grande noite de medo e ignorância, de esquecimento e indiferença que cresce para além dos domínios dos rios e da floresta e que, diluída na correria do dia-a-dia, adentra letalmente nas veias de nossa sociedade alienada e alienante.
Toda  a solidariedade e toda a ternura que a alma, a mente e corpo (com mãos, pés, lábios e olhar) puderem passar a este homem, não pelo que ele é e fez e ainda faz, mas pelo que ele representa: o grito da razão ecoando em nossas consciências.

Ato de solidariedade a Lúcio Flavio Pinto

O Lúcio Flávio Pinto vem sofrendo pressões, ameaças e processos judiciais por conta do seu ofício de informar, defender o direito à informação do cidadão e denunciar as investidas dos poderosos contra o patrimônio da Amazônia. A perseguição política contra LFP já soma 20 anos desde o primeiro processo, em 1992. No total, são 33 processos judiciais cíveis e penais contra o jornalista, que tem se dedicado a sua função de investigar, checar informações e denunciar ações ilegais, corrupção, crimes contra o interesse e o patrimônio público, além de irregularidades no exercício da função pública.

Em 1999, o Jornal Pessoal denunciou Cecílio Rego de Almeida, dono da construtora C.R. Almeida*. O empresário grilou uma área de 4,7 milhões de hectares de terras públicas, no Pará. O conhecido “pirata fundiário” processou o jornalista por suposta “ofensa moral”. O Tribunal de Justiça do Pará aceitou a queixa e condenou Lúcio à indenização de R$ 8 mil; ele recorreu ao Superior Tribunal de Justiça, mas no último dia 7 de fevereiro o STJ negou seguimento ao recurso, arquivando-o, sob alegação de “erros formais”.
Texto adaptado da mensagem por Tarcísio Feitosa:  tarcisio.xingu@gmail.com
Crédito imagem: Blog Mídia dos Oprimidos 

6 comentários:

Jamille disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jamille disse...

Fala, primo! Adorei seu post. Como amazônidas empedernidos (parafraseando e Edgar) devemos dar estas e outras amostras do nosso apoio a este valoroso paraense.
Tentei lincar teu post no face mas, não foi legal. Tb n sei pq n consegui...A título de sugestão - pra facilitar a vida do internauta - coloca um gadgest de "curtir" do face no seu blog q já fica postado no mural de quem curtiu determinada postagem do seu blog. Fica show de bola e amplia a visibilidade do seu blog. Bjucas procê e Leca.

lucidreira disse...

Fiquei curioso e vim bisbilhotar. Achei significativo sua solidariedade.
Avise a Sra. Jamile que crie um link aqui no seu blog, copie e cole lá no Facebook, deu certo na minha página:https://www.facebook.com/lucidreira.
Abraço

Jamille disse...

Olá, Luiz cidreira. Fiz assim msm, q é o mais comum, mas não aparece com trecho do post do meu amigo Franz mas, apenas o endereço. Como disse,não ficou legal (como eu queria - rsrs). Eu gosto que apareça um pequeno trecho do post e mais uma fotin, pra acender a vontade da galera em acessar o link. De klker forma, valeu pela disposição em ajudar. ;)

Anônimo disse...

POR FAVOR PRECISO MUITO DE ROUPAS E COBERTOR PARA AQUECER MINHAS CRIANÇAS. CUIDO DELAS SOZINHA E O FRIO ESTA CHEGANDO. ELAS É TUDO PARA MIM. ACEITO COM MUITO CARINHO. MORO NA RUA RICARDO RAPP N.33 SÃO PAULO SP CEL 11 79738478 OBRIGADA MIRIAM

Anônimo disse...

POR FAVOR PRECISO MUITO DE ROUPAS E COBERTOR PARA AQUECER MINHAS CRIANÇAS. CUIDO DELAS SOZINHA E O FRIO ESTA CHEGANDO. ELAS É TUDO PARA MIM. ACEITO COM MUITO CARINHO. MORO NA RUA RICARDO RAPP N.33 SÃO PAULO SP CEL 11 79738478 OBRIGADA MIRIAM

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum