sábado, 31 de março de 2012

Mais Cenas de Belém

O Clik Club, nosso clube de amigos e amantes da fotografia, chefiados pelo nosso mestre e professor Valério Silveira (do Studio 10) saiu para mais uma caminhada fotográfica pela Cidade Velha e Ver-O-Peso.
Como sempre, o encontro foi diante do Forte do Castelo, e a caminhada estendeu-se pela Praça, cais, mercado de peixe e encerrando na feira do Ver-O-Peso, com uma parada estratégica para o café da manhã  típico, com direito a tapioca na manteiga e mingau de milho ou de tapioca. Mas não vou postar aqui minhas fotos. Quem desejar vê-las pode clicar aí, na barra lateral, nas fotos do meu álbum no Flickr.
Acontece, meu amig@ caminhante dessa rua que é meu blog, que eu gosto muito de andar pelas áreas históricas e turísticas de Belém, como o Forte do Castelo, Praça do Relógio, Veroca (Ver-O-Peso, para os íntimos) etc, contudo quase sempre fico decepcionado com a sujidade, as pichações, a falta de cuidado com o patrimônio cultural e artístico-arquitetônico, e com os logradouros públicos. Ainda que o serviço de limpeza urbana estivesse lavando as calçadas do cais do Ver-O-Peso, a Praça do Relógio, por exemplo, estava que era um lixo só (fotos abaixo). Além de ter o belíssimo relógio-monumento pichado e o calçamento com buracos e capim crescendo, praticamente abandonado. 
 

Numa cidade como Belém, com muitas chuvas e alta umidade o patrimônio público, como é o caso desses locais,  logo se deteriora se não for continuamente restaurado. Mas a situação piora, de um lado - e fundamentalmente -, pela falta de educação de boa parcela das pessoas que usualmente transitam ou trabalham por ali, e por moradores de rua que fazem da área dormitório e banheiro. E, de outro, pelo descaso das autoridades municipais em dar continuidade nas ações de preservação (p.ex., o Solar da Beira -ao fundo na foto abaixo-, está visivelmente deteriorado), ou em adotar medidas que poderiam coibir essas demonstrações de maus hábitos. 
Apelo do Ver-O-Peso
A placa sobre uma poça d'água de um cano estourado na calçada diz:
"TV RBA, por favor venha ou solicite alguém para consertar o que vocês
causaram justamente no dia do aniversário do Ver-O-Peso-27/03/2012"
E há, ainda, aqueles que acham que Belém tinha/tem condições de sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014...

Nenhum comentário:

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática