Por considerar uma fonte de pesquisa no assunto, e de provável interesse de meus poucos leitores, transcrevo abaixo um recorte de uma série de artigos publicados na Revista Época edição nº 428, de 2006, sobre "como os diários da internet estão revolucionando a política, os negócios, a carreira, a cultura e as relações pessoais", e uma linha do tempo da blogosfera mundial.
Embora um tanto velha, a notícia me parece bem atual. Quem desejar ler a reportagem na íntegra clique AQUI.
Aproveitando, recomendo a leitura sobre o Projeto Época na Educação.
.........................................................
ÉPOCA NA EDUCAÇÃO
Estão abertas as incrições para o projeto ÉPOCA NA EDUCAÇÃO.
O projeto está há dez anos propiciando aos alunos e seus professores uma viagem fantástica pelo mundo da informação. INSCREVA SUA ESCOLA.
Consulte o regulamento e veja como sua escola pode participar clicando AQUI.
.......................
Blogs: Campeões de Audiência
John Batelle, um dos fundadores da revista Wired, diz que os blogs fazem sucesso porque "as pessoas adoram falar"
O jornalista e professor americano John Batelle é um entusiasta dos blogs. Ele é um dos fundadores da revista Wired e colaborador do Boing Boing, o blog mais popular do mundo. Para Batelle, blogs são conversas entre pessoas e ganharam importância justamente por isso. "As pessoas adoram falar umas sobre as outras."
John Batelle
|
|
O que ele fez fundou a Wired
O que ele faz
colabora com o blog Boing Boing e dá aulas na Universidade da Califórnia, em Berkley |
ÉPOCA - O que define um blog?
John Batelle - Um blog é simplesmente o trabalho público de uma pessoa.
John Batelle - Um blog é simplesmente o trabalho público de uma pessoa.
ÉPOCA - Por que se fala tanto sobre
blogs?
Batelle - Porque os blogs são feitos por pessoas, e as pessoas adoram falar umas sobre as outras. Blogs são um tipo de mídia, e a mídia tradicional é tão ameaçada quanto fascinada pelos blogs. E, claro, a mídia adora falar sobre si mesma.
Batelle - Porque os blogs são feitos por pessoas, e as pessoas adoram falar umas sobre as outras. Blogs são um tipo de mídia, e a mídia tradicional é tão ameaçada quanto fascinada pelos blogs. E, claro, a mídia adora falar sobre si mesma.
ÉPOCA - Qual a importância dos blogs
para o desenvolvimento da comunicação?
Batelle - Os blogs são o primeiro passo para que todas as pessoas alfabetizadas tenham sua própria plataforma no mundo. Um espaço onde elas possam declarar quem são, o que querem e o que pensam.
Batelle - Os blogs são o primeiro passo para que todas as pessoas alfabetizadas tenham sua própria plataforma no mundo. Um espaço onde elas possam declarar quem são, o que querem e o que pensam.
ÉPOCA - Então o senhor acredita que os
blogs estão satisfazendo as necessidades de comunicação das
pessoas?
Batelle - Para muitos, sim. Mas há milhões e milhões de blogs internet afora. Quem sou eu para dizer se eles estão funcionando para todo mundo?
Batelle - Para muitos, sim. Mas há milhões e milhões de blogs internet afora. Quem sou eu para dizer se eles estão funcionando para todo mundo?
ÉPOCA - Podemos dizer que a internet está
se transformando em um grande trabalho coletivo, com o conteúdo
sendo gerado pelos usuários? Isso é bom?
Batelle - Sim, mas não apenas conteúdo gerado por usuários, mas de todo tipo.
Batelle - Sim, mas não apenas conteúdo gerado por usuários, mas de todo tipo.
ÉPOCA - Como a internet evoluiu para o
que é hoje, com tanta participação dos usuários?
Batelle - Essa é uma questão complicada. Resumindo, o aspecto mais importante no mundo (dos humanos) é a atenção. O valor está nas coisas para as quais as pessoas dão atenção. E elas estão interessadas no que os outros estão fazendo on-line. Isso faz com que a web seja tão interessante quanto a vida. Como um espelho, mas um espelho com uma memória bem grande.
Batelle - Essa é uma questão complicada. Resumindo, o aspecto mais importante no mundo (dos humanos) é a atenção. O valor está nas coisas para as quais as pessoas dão atenção. E elas estão interessadas no que os outros estão fazendo on-line. Isso faz com que a web seja tão interessante quanto a vida. Como um espelho, mas um espelho com uma memória bem grande.
ÉPOCA - A internet é o novo espaço
público? Debates on-line podem contribuir para o avanço político
de cidadãos e da sociedade organizada?
Batelle - Sim, isso já ocorre ao redor do mundo. Há centenas de exemplos. A internet é uma mídia poderosa no que diz respeito à mobilização. E é uma ferramenta sem fronteiras.Você pode alcançar pessoas em qualquer lugar.
Batelle - Sim, isso já ocorre ao redor do mundo. Há centenas de exemplos. A internet é uma mídia poderosa no que diz respeito à mobilização. E é uma ferramenta sem fronteiras.Você pode alcançar pessoas em qualquer lugar.
ÉPOCA - O senhor diria que as pessoas
estão fazendo um bom uso da tecnologia? O resultado é satisfatório?
Batelle - Sim, mas sou otimista. As pessoas em geral são boas e querem usar a tecnologia para o bem. Infelizmente, também há os que adquirem controle sobre ela e acabam fazendo um mau uso.
Batelle - Sim, mas sou otimista. As pessoas em geral são boas e querem usar a tecnologia para o bem. Infelizmente, também há os que adquirem controle sobre ela e acabam fazendo um mau uso.
ÉPOCA - Por que as empresas de
comunicação parecem temer os blogs?
Batelle - Empresas tradicionais de mídia controlam todo o conteúdo que possuem e ninguém controla os blogs, exceto seu autor e a comunidade que interage com ele.
Batelle - Empresas tradicionais de mídia controlam todo o conteúdo que possuem e ninguém controla os blogs, exceto seu autor e a comunidade que interage com ele.
ÉPOCA - Agora essas empresas estão
começando a publicar seus próprios blogs. Essa é uma boa
idéia?
Batelle - Sim. Blogs são uma forma diferente de mídia, não mediada, mais direta. Tem mais a ver com desempenho do que com um pacote fechado de produtos. Essa é uma habilidade que as empresas de mídia precisam adquirir.
Batelle - Sim. Blogs são uma forma diferente de mídia, não mediada, mais direta. Tem mais a ver com desempenho do que com um pacote fechado de produtos. Essa é uma habilidade que as empresas de mídia precisam adquirir.
A
linha do tempo com os principais acontecimentos da blogosfera
mundial
|
Janeiro de
1994
O estudante Justin Hall cria o primeiro blog do mundo, o Links.net |
Dezembro de
1997
O colunista de internet Jorn Barger cunha o termo "weblog" |
Abril de 1999
O programador Peter Merholz encurta as coisas: "weblog" vira apenas "blog" |
Agosto de
1999
Lançada a primeira ferramenta popular de criação de blogs, o Blogger.com |
Janeiro de
2000
O Boing Boing entra no ar |
Fevereiro de
2002
A designer Heather Armstrong é demitida por falar sobre o emprego em seu blog, Dooce. O nome vira um termo em inglês que significa "demitido por blogar" |
Agosto de
2002
Nick Denton lança o Gizmodo, que se tornaria um império de blogs. Nasce também o Blogads, para negociar publicidade em blogs |
Dezembro de
2002
Lançamento do Gawker, inaugurando a era dos blogs de fofoca |
Março de
2003
Salam Pax, um blogueiro iraquiano, manda notícias direto da Bagdá sob ataque americano |
Junho de 2003
O Google lança o serviço AdSense, ferramenta que exibe anúncios relacionados ao conteúdo dos blogs |
Agosto de 2003
A primeira grande onda de anúncios em blogs políticos |
Setembro de
2003
Jason Calcanis funda a empresa Weblogs.Inc, que chega a ter 85 blogs sob seu guarda-chuva |
Dezembro de
2004
O dicionário inglês Merriam-Webster classifica "blog" como "A palavra do ano" |
Janeiro de
2005
Uma pesquisa revela que 32 milhões de americanos lêem blogs |
Maio de
2005
Criado o blog político The Huffington Post |
Outubro de
2005
Os blogs da Weblogs.Inc são vendidos para a AOL por US$ 25 milhões |
Dezembro de
2005
O ano soma US$ 100 milhões em publicidade para os blogs |
Janeiro de 2006
A revista Time paga para ter o blog de Andrew Sullivan em seu site |
Um comentário:
Gostei dessa postagem e recomendei aos professores da escola que fizeram o blog estacionar, nova injeção de ânimo. Recebi um instigante selinho de Jenny e repasso a você pelo perfil igualmente instigante, sabe bem inquietar, assim mobiliza a todos a saber dizer. Tem um livro muito legal "Ler e dizer: compreensão e comunicação do texto escrito", de Elie Bajard. Boas vozes! Saber ser instigante. Parabéns!
Maria do Rocio
Postar um comentário