quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Projeto Época na Educação & Blogs: campeões de audiência

Embora não seja do meu feitio empregar o CTRL+C e CTRL+V nas minhas postagens, posto que gosto da originalidade, muitas vezes queremos dar a informação tal qual a colhemos. Assim, o melhor caminho é a transcrição ipsis literis.
Por considerar uma fonte de pesquisa no assunto, e de provável interesse de meus poucos leitores, transcrevo abaixo um recorte de uma série de artigos publicados na Revista Época edição nº 428, de 2006, sobre "como os diários da internet estão revolucionando a política, os negócios, a carreira, a cultura e as relações pessoais", e uma linha do tempo da blogosfera mundial

Embora um tanto velha, a notícia me parece bem atual. Quem desejar ler a reportagem na íntegra clique AQUI.
Aproveitando, recomendo a leitura sobre o Projeto Época na Educação.

 .........................................................
ÉPOCA NA EDUCAÇÃO



Estão abertas as incrições para o projeto ÉPOCA NA EDUCAÇÃO.
O projeto está há dez anos propiciando aos alunos e seus professores uma viagem fantástica pelo mundo da informação. INSCREVA SUA ESCOLA.
Consulte o regulamento e veja como sua escola pode participar clicando AQUI.



.......................
Blogs: Campeões de Audiência

John Batelle, um dos fundadores da revista Wired, diz que os blogs fazem sucesso porque "as pessoas adoram falar"
 
O jornalista e professor americano John Batelle é um entusiasta dos blogs. Ele é um dos fundadores da revista Wired e colaborador do Boing Boing, o blog mais popular do mundo. Para Batelle, blogs são conversas entre pessoas e ganharam importância justamente por isso. "As pessoas adoram falar umas sobre as outras."




John Batelle




O que ele fez
fundou a Wired
O que ele faz
colabora com o blog Boing Boing e dá aulas na Universidade da Califórnia, em Berkley



ÉPOCA - O que define um blog?
John Batelle - Um blog é simplesmente o trabalho público de uma pessoa.
ÉPOCA - Por que se fala tanto sobre blogs?
Batelle
- Porque os blogs são feitos por pessoas, e as pessoas adoram falar umas sobre as outras. Blogs são um tipo de mídia, e a mídia tradicional é tão ameaçada quanto fascinada pelos blogs. E, claro, a mídia adora falar sobre si mesma.
ÉPOCA - Qual a importância dos blogs para o desenvolvimento da comunicação?
Batelle
- Os blogs são o primeiro passo para que todas as pessoas alfabetizadas tenham sua própria plataforma no mundo. Um espaço onde elas possam declarar quem são, o que querem e o que pensam.
ÉPOCA - Então o senhor acredita que os blogs estão satisfazendo as necessidades de comunicação das pessoas?
Batelle
- Para muitos, sim. Mas há milhões e milhões de blogs internet afora. Quem sou eu para dizer se eles estão funcionando para todo mundo?
ÉPOCA - Podemos dizer que a internet está se transformando em um grande trabalho coletivo, com o conteúdo sendo gerado pelos usuários? Isso é bom?
Batelle
- Sim, mas não apenas conteúdo gerado por usuários, mas de todo tipo.
ÉPOCA - Como a internet evoluiu para o que é hoje, com tanta participação dos usuários?
Batelle
- Essa é uma questão complicada. Resumindo, o aspecto mais importante no mundo (dos humanos) é a atenção. O valor está nas coisas para as quais as pessoas dão atenção. E elas estão interessadas no que os outros estão fazendo on-line. Isso faz com que a web seja tão interessante quanto a vida. Como um espelho, mas um espelho com uma memória bem grande.
ÉPOCA - A internet é o novo espaço público? Debates on-line podem contribuir para o avanço político de cidadãos e da sociedade organizada?
Batelle
- Sim, isso já ocorre ao redor do mundo. Há centenas de exemplos. A internet é uma mídia poderosa no que diz respeito à mobilização. E é uma ferramenta sem fronteiras.Você pode alcançar pessoas em qualquer lugar.
ÉPOCA - O senhor diria que as pessoas estão fazendo um bom uso da tecnologia? O resultado é satisfatório?
Batelle
- Sim, mas sou otimista. As pessoas em geral são boas e querem usar a tecnologia para o bem. Infelizmente, também há os que adquirem controle sobre ela e acabam fazendo um mau uso.
ÉPOCA - Por que as empresas de comunicação parecem temer os blogs?
Batelle
- Empresas tradicionais de mídia controlam todo o conteúdo que possuem e ninguém controla os blogs, exceto seu autor e a comunidade que interage com ele.
ÉPOCA - Agora essas empresas estão começando a publicar seus próprios blogs. Essa é uma boa idéia?
Batelle
- Sim. Blogs são uma forma diferente de mídia, não mediada, mais direta. Tem mais a ver com desempenho do que com um pacote fechado de produtos. Essa é uma habilidade que as empresas de mídia precisam adquirir.






A linha do tempo com os principais acontecimentos da blogosfera mundial
Janeiro de 1994
O estudante Justin Hall cria o primeiro blog do mundo, o Links.net
Dezembro de 1997
O colunista de internet Jorn Barger cunha o termo "weblog"
Abril de 1999
O programador Peter Merholz encurta as coisas: "weblog" vira apenas "blog"
Agosto de 1999
Lançada a primeira ferramenta popular de criação de blogs, o Blogger.com
Janeiro de 2000
O Boing Boing entra no ar
Fevereiro de 2002
A designer Heather Armstrong é demitida por falar sobre o emprego em seu blog, Dooce. O nome vira um termo em inglês que significa "demitido por blogar"
Agosto de 2002
Nick Denton lança o Gizmodo, que se tornaria um império de blogs. Nasce também o Blogads, para negociar publicidade em blogs
Dezembro de 2002
Lançamento do Gawker, inaugurando a era dos blogs de fofoca
Março de 2003
Salam Pax, um blogueiro iraquiano, manda notícias direto da Bagdá sob ataque americano
Junho de 2003
O Google lança o serviço AdSense, ferramenta que exibe anúncios relacionados ao conteúdo dos blogs
Agosto de 2003
A primeira grande onda de anúncios em blogs políticos
Setembro de 2003
Jason Calcanis funda a empresa Weblogs.Inc, que chega a ter 85 blogs sob seu guarda-chuva
Dezembro de 2004
O dicionário inglês Merriam-Webster classifica "blog" como "A palavra do ano"
Janeiro de 2005
Uma pesquisa revela que 32 milhões de americanos lêem blogs
Maio de 2005
Criado o blog político The Huffington Post
Outubro de 2005
Os blogs da Weblogs.Inc são vendidos para a AOL por US$ 25 milhões
Dezembro de 2005
O ano soma US$ 100 milhões em publicidade para os blogs
Janeiro de 2006
A revista Time paga para ter o blog de Andrew Sullivan em seu site






Um comentário:

Rocio Rodi disse...

Gostei dessa postagem e recomendei aos professores da escola que fizeram o blog estacionar, nova injeção de ânimo. Recebi um instigante selinho de Jenny e repasso a você pelo perfil igualmente instigante, sabe bem inquietar, assim mobiliza a todos a saber dizer. Tem um livro muito legal "Ler e dizer: compreensão e comunicação do texto escrito", de Elie Bajard. Boas vozes! Saber ser instigante. Parabéns!
Maria do Rocio

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum