terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Instigar é papel dos blogs?

Instigar é da natureza da criatura humana. Onde houver dois ou mais seres humanos haverá interação entre eles e um incitará o outro a fazer algo, seja uma ação solo ou seja em conjunto.

Instigar deve ser, também, o  papel fundamental da grande mídia. De que vale apenas transmitir informações sem estimular o receptor a pesquisar, a se aprofundar, a  refletir sobre a informação e resignificá-la? Agir assim é ser leviano com o conhecimento. E já que a mídia institucionalizada é tendenciosa com suas notícias, ou pelo menos está atrelada a valores mais econômicos que éticos, cabe as mídias alternativas, como os blogs, instigar, incitar, estimular a sua rede de leitores a desenvolver um olhar mais percuciente sobre uma dada questão, a ampliar sua cosmovisão ou cosmoconcepção. Assim, e através dela, atingir a população, instando-a às mudanças.


Blogs são formadores de opinião
Apesar do amadorismo, muitos blogs apresentam conteúdo de qualidade e são instigadores de seus leitores. Desde 2007 é possível perceber que o papel dos blogs como mídia está em franco crescimento e expansão. E ainda que longe de impactar os grandes veículos de comunicação de massa, alguns grandes jornais e emissoras de rádio e TV, como a rede Globo, p.ex., se renderam a maneira ágil e dinâmica que a informação circula nos blogs e a credibilidade que eles conquistam; já perceberam a importância dos blogs no universo da informação on demand. 

Hoje, muitos colunistas, artistas e apresentadores possuem blogs. E há casos do cara começar num blog e ser contratado pela grande mídia. Isso prova que os blogs instigam os grandes veículos de comunicação a adotarem uma atitude de respeito e não de desprezo ou preconceito.

Blog Instigante: o selo
Instigar é verbo que deve ser conjugado no plural por todo e qualquer educador que se preze. É a atitute que todo professor deve promover diante de seus aprendizes. Instigar é atiçar a curiosidade, e como sempre digo: é no espanto que a aprendizagem começa. Ser instigante é tudo que um blogueiro quer. Eis porque este blog se sente honrado ao recebeu da Professora Maria do Rocio, do blog Aprendências, o selo "Blog Instigante".
NOTA: Fiz uma rápida pesquisa mas não descobri que teve a idéia de criar o selo. Se souber me mande.

6 comentários:

Adinalzir disse...

Oi, Franz

Infelizmente a palavra Instigar ainda não faz parte da prática de sala de aula de muitos professores brasileiros. Mas felizmente, ela existe e muito na blogosfera. È menos mau.

Parabéns pelo ótimo texto e pela instigância do seu blog!

Abraços cariocas, :-)

LITERAGINDO disse...

Legal, Franz!
Somos nós a ressignificar a mídia. Está na hora da virada. A inteligência a serviço da educação. Ou reeducação. Depende dos sujeitos históricos. A nossa geração esteve muito a mercê das ditaduras da comunicação. Desconhecíamos a origem e o processo que os fatos aconteciam, como a fofoca, hoje nos perguntamos, por exemplo, quem começou com o blog instigante e logo logo podemos saber... É a rede benfazeja da comunicação... Adorei a postagem! Tom crítico bem tecido. Maria do Rocio

esteblogminharua disse...

Caros amigos Adinalzir e Rocio, obrigado pela visita e comentários. São exatamente eles que instigam a nós, blogueiros, a manter nossos blogs.
Franz

Espaço Docente Aprendiz disse...

Como eu trabalho com edições de videos educativos para serem usados em sala de aula, através de data show e projeção de slides, instigo muito os alunos a interpretar, sob debates, os focos mais importantes apresentados num video sobre Evolução Humana, por exemplo, que é a minha paixão nas aulas de Biologia. Gostaria de que muitos professores usassem mais a prática. Pemanecer apenas na teoria é sinal de falta de instigância. Essa postagem serve muito de apoio para os menos incentivados na área educacional.

esteblogminharua disse...

Oi, Marcos Vinicius. Obrigado pela visita. Você tem razão ao afirmar que "Pemanecer apenas na teoria é sinal de falta de instigância".

Me uno a você no desejo de que os professores usem mais a prática, principalmente baseada em computadores em rede.

Semíramis F. Alencar Moreira disse...

Instigar é um tema difícil, pois mesmo os professores parecem que perderam, há muito, a curiosidade e a capacidade de se interessarem profundamente por algo mais que complemente seu trabalho. O que vemos são pessoas desanimadas. Isso, não ajuda em nada a aprendizagem dos alunos pois quem não se sente instigado à aprender, a conhecer novos rumos tampouco se instigará com as nuances da vida.No final, a ausência de valores e de transformações- o nada, o zero.
Legal ter pessoas como você que levam para seu dia a dia a vontade de ser mais, o trabalho competente de educador
Um abraço carioca mineiro

Semíramis Alencar

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática