sexta-feira, 10 de abril de 2009

Vírus de Pen Drive

Você sabe o que é ter um vírus no pendrive e perder aquele artigo quase terminado, aquela prova ou apostila que demorou dias para elaborar etc? Eu sei!!
Pelo tamanho, facilidade de transporte e a grande capacidade de armazenamento os pendrives se tornaram um meio ideal para guardar arquivos e dados, mas também uma forma rápida de propagação de vírus. Bem, se você usa apenas o sistema Linux (ou Mac) provavelmente não tem esse tipo de problema. Mas, como professores que trabalham em dois ou mais locais, vivemos carregando nossos arquivos de um local para outro nos pendrives, por isso topar com uma dessas pragas virtuais é uma questão de tempo.
Pesquisando na Web encontrei algumas dicas e textos interessantes sobre como evitar os vírus no pendrive, como instalar ferramentas antivírus etc. Recortei trechos, fiz algumas adaptações, mas você pode ler os originais nos seguintes endereços: Como Instalar; Leoneware ; Infowester; Ao fundo; Maurocesarsl . Já usei algumas dessas dicas e apresento-as a seguir. .................... Ao espetar seu pendrive numa máquina (com Windows) infectada e seleciona “Abrir”, seu pendrive agora terá vírus que podem fazer um belo estrago. Segundo o Emerson Alecrim (InfoWester), se for inevitável conectar seu pendrive numa a máquina infectada, antes de desconectá-lo da máquina verifique se há arquivos que você desconhece gravados nele, especialmente executáveis e um arquivo de nomeautorun.inf. Se os encontrar, apague-os imediatamente.

Faça um teste no seu pendrive para saber se ele esta com vírus:

Espete seu pendrive no micro, Vá em iniciar >>> Executar, e digite cmd. Abrirá a tela do Dos. Digite a unidade do seu pendrive seguida de “:” Por exemplo: F: Tecle Enter e digite “dir /ah”, este comando mostrar todos os arquivo em seu pendrive. Procure um arquivo chamado “RavMon.exe” este é o vírus. Se vc encontrar este arquivo digite del /ah /f RavMon.exe del /ah /f autoRun.inf

O autoRun.inf é o arquivo que faz a execução do vírus quando o pendrive é espetado na máquina. Feito isso vc já removeu o vírus do seu pendrive, mas para removê-lo da máquinaprecisará de um bom antivírus.

Já o Leonardo Tolesano (Leoneware) diz que uma forma fácil de impedir a execução do vírus é sempre navegar pelos arquivos do pendrive pelo “Windows Explorer” e NUNCA abrir seu pendrive. Quando por o pendrive e a janelinha de execução aparecer, FECHE-A. NÃO abra seu pendrive, NEM MESMO se for através de “Meu Computador”, pois isso irá executar o vírus. Navegue pela árvore de diretórios e não terá maiores problemas.

2 ) Crie um arquivo no bloco de notas e salve-o (em branco mesmo) com o nome autorun.inf. Abaixo da seleção do nome, há “tipo de arquivo”, marque “Todos os arquivos”. Salve-o na raiz do seu pendrive. Vá nas propriedades deste arquivo, e marque-o como “somente leitura”. Essa dica já funciona há um bom tempo com este tipo de praga; 3 ) Tente usar regularmente o software PenClean. Ele é útil e prático. 4 ) Bom, se seu pendrive for maior que 4GB e suportar formatação em NTFS, utilize-o.

A prevenção para não propagar esses vírus é fazer varredura periódica. Mas se você já pegou algum virus de pendrive e quer tirar do seu computador. Eis dois virus-removers apresentados por Felipe Loos (AoFundo).

BankerFix: Simples e fácil consegue dectectar e remover vários trojans e bankers bastante “populares” aqui no Brasil. É só baixar e esperar que ele tira e depois cria um relatório em txt. Talvez seja preciso você desativar seu antivirus.

ComboFix: Um pouco mais complexo e faz uma varredura mais apurada que o bankerfix, demora em média uns 10 minutos e não deixa de ser uma ótima opção.

........................ Espero que essa postagem tenha sido útil para você como foi para mim.

3 comentários:

Ava disse...

Oi, Franz!
Sumida eu, né...rs
Muito trabalho, viagens, feriadões... Tudo contribuí para que a gente se afaste dos amigos queridos!
Um texto super explicativo o seu.
Infelizmente não se tem sossego com mais nada nesse planeta...


Um grande beijo e uma ótima semana!

Christi... disse...

Bom dia !

Muito bom seu blogue, esse post me fez lembrar o dia que peguei um vírus no meu pen drive e foi numa época que tinha formatado minha máquina, e apagou mais de duas mil fotos pessoais de estúdio, imagina? rs

Espero que esteja tudo bem contigo e que tenha uma linda terça
Amanhã tem Tertúlia, não esquece

Bjs,
Chris

Professora Cely disse...

otimo seu blog
bjos

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática