quarta-feira, 29 de abril de 2009

Palestra de Lúcia Santaella

Amigo leitor, essa postagem traz um resumo em forma de "drops", das considerações apresentadas pela Profª Lúcia Santaella, durante a palestra proferida ontem, no Núcleo de Informática Educativa-NIED da Prefeitura de Belém. Ao lado o blogueiro e a pesquisadora (Foto Ruth Rocha)

A CULTURA DE GUTEMBERG
A nova estrutura do pensamento começou no séc. 19 com os jornais, que exigiam novas habilidades cognitivas e perceptivas. Perdurou por mais de 400 anos, moldou a sociedade moderna e contribuiu para criar o paradigma escolar atual. O ícone da mídia impressa no papel foi o livro, mas essa mídia deve sofrer alterações.
A linguagem da Internet tem suas raízes no modelo de leitura do jornal. Embora o jornal apresente as informações numa certa linearidade, o indivíduo pode buscar a informação de forma não-linear, saltando páginas e cadernos, pulando de notícia em notícia segundo o seu interesse no momento.

CULTURA DAS MÍDIAS
São os pequenos aparelhos e equipamentos tecnológicos que estão seguindo a gente, em vez de ficarmos parado na frente deles. Eles acabaram com hegemonia da cultura de massa. Ex: os celular e o controle remoto. Com o controle remoto pôde-se mudar de canal (zapping) com rapidez, facilidade e conforto toda vez que a programação apresentada não lhe agradar. Isso, inclusive, afetou o modo de fazer publicidade na TV. E acrescenta: “Aprendemos a lidar com as redes a partir do controle remoto”.

TEMPOS MORTOS
A vida moderna está cheia de momentos em que o cidadão desperdiça seu tempo em filas, salas de espera etc. São os “tempos mortos”. E estão cada vez mais sendo ocupados pela tecnologia digital. Com essa tecnologia a aprendizagem acontece em qualquer lugar e a qualquer tempo.

LINGUAGEM LÍQUIDA
Linguagem líquida é toda informação apresentada na forma digital, que existe mas não tem a ‘solidez’ de um livro, de um CD.

IMPORTÂNCIA DA FALA
Toda a transformação sofrida pelo ser humano advém da nossa capacidade de falar. Mas a fala tem um núcleo artificial, “por isso as tecnologias mais importantes que se desenvolveram foram as da fala”.

NOVAS HABILIDADES CONGNITIVAS
A Web está desenvolvendo em nós a habilidade de fazer conexões ente coisas distintas, e o leitor passa de uma forma de leitura para outra com rapidez impressionante. “Os jovens de hoje estão adquirindo uma mobilidade mental surpreendente, e o professor não o acompanha, ficando como um dinossauro.” Essa nova linguagem exige habilidades cognitivas que o cidadão do século passado não estava habituado, não foi estimulado a construir ou não teve muitas chances de desenvolver.

TIPOS DE INTERNAUTA
E observando o comportamento dos usuários da Internet, Santaella classificou os internautas em três tipos distintos de leitores: o advinho, o indutivo e o dedutivo. O primeiro é aquele indivíduo que navega de forma adivinhatória; o segundo, o “detetive”, navega seguindo pistas em busca da informação que necessita; o último, também conhecido por “expert” ou “previdente”, é aquele capaz de prevê o resultado de suas ações na pesquisa.

9 comentários:

Avassaladora disse...

Franz, gosto de vir aqui. Informação nunca é demais...
Seus texto tra´s conhecimento. Uma leitura que sempre acrescenta algo!
Também pudera... Vc é uma sumidade...rsrsrs
Sabe Franz, o mundo virtual é muito engraçado,não sei se a palavra seria essa...rsrsrs
Vc é uma pessoa incrível, que traz um cabedal de conhecimento que estou a mil anos luz de atingir.

Aí entro aqui, me meto a comentarista...rsrsrs
Fico aqui escrevendo e enchendo sua caixa de comentários, como se vc fosse me amigo de mesa de bar...rsrsrs

Seria isso uma tipo "globalização"? rsrsrs

Bem, sem mais questionamentos, meu abraço e meu carinho!

PS: Acho que me encaixo no tipo "detetive"...

Franz disse...

Pôxa, fico lisongeado com essas suas palavras. Sinceramente, não sou isso tudo não. Sou um cabra modesto pra danar, que reconhece suas imensas limitações. E fique à vontade para tecer os comentários que desejar.

Prof. Adinalzir disse...

Caro Franz
Faço minhas as palavras da Avassaladora. E ainda acrescento que todos os seus textos são bastante interessantes e tem muita clareza. Eles são a luz que o mundo precisa... rss. É sempre muito bom ler o material educativo do seu blog.
Um grande abraço e saudações cariocas com muito sol aqui nesse Rio de Janeiro!

Fatima Cristina (www.fccdp.com) disse...

Oi Franz,

Também gosto de visitar a "sua Rua"!

O "varal de Ideias" você acha em:
http://cimitan.blogspot.com/
A sua foto de perfil saiu em:
http://cimitan.blogspot.com/2009/04/foto-do-perfil_26.html

Um grande abraço,
Fatima

Nade disse...

Olá!
Em fevereiro, véspera de eu viajar de férias, fiz um selinho em homenagem aos amigos blogueiros, aos seguidores, aos blogs que sigo.
Fiz porque amo selos e eles são a melhor expressão de carinho aqui na blogosfera.
O seu é um destes!
Não só isso! É também de me fazer sempre presente para que vocês saibam que tem sempre alguém esperando ansiosamente as suas postagens...
Por favor, vá até ao Orgulho de Ser, pegue o selinho e rebeba-o com muito carinho.
A postagem é a Selo Orgulho de Ser - Parte II.
Espero que goste!
Grande beijo e um excelente final de semana!
Nade, do Orgulho de Ser.

Rosita disse...

Franz,
Vi sua visita no meu blog e agradeço muito.
Lúcia Santaella deu uma movimentada nos nossos neurônios. Foi legal.
Tá legal essa posrtagem!!!!

b disse...

Aprendendo.
Boa, a moça Lúcia.

Claudia disse...

Poxa, perdi... quer dizer, nem sei se era aberto para o público externo, mas... como a Santaella vem a Belém e não foi divulgado? Pelo menos você postou uns drops... dá pra adoçar a boca!

Rogério Wong disse...

Muito bom o texto, assim como o blog. Espero que o pessoal do Blogs educativos estejam acompanhando as discussões sobre a Conferência Nacional de Comunicação, além disso gostaria de perguntar de você conhece o Luli Radfahrer e fala que ele tem sobre educação, fale dar uma pesquisada.
Inté mais vê

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum