terça-feira, 14 de abril de 2009

O Prazer da Tertúlia Virtual

Tertúlia é uma expressão trazida para o Brasil pelos portugueses, que por sua vez a tomaram emprestado dos franceses, e pode ser traduzida como uma reunião periódica de amigos ou familiares em torno de um determinado tema. A troca de informações, o embate de idéias, os argumentos e discussões era um bom exercício intelectual e enriquecia os participantes.

Aqui, em Belém, as “tertúlias” eram festas dançantes, realizadas sempre a partir das 18 horas nos clubes tradicionais como Círculo Militar, Assembléia Paraense e T1, e que segundo minha amiga Rosita Ribeiro, era “festa de paquera”, ou seja, era onde os adolescentes iam para começar uma paquera ou encontrar aquele(a) paquera iniciada numa tertúlia anterior. Perder uma tertúlia era corre o risco de perder o futuro namorado(a). Mais tarde essas tertúlias virariam as “pipocas dançantes”.

Com a chegada da televisão, a tradição de reunir os familiares ou amigos para trocar idéias sobre um best seller, sobre moda, política, filosofia ou sobre o novo filme do Chaplin, do Flash Gordon ou do Godard, tornou-se coisa rara. Mas ainda existem grupos que mantém acessa a chama das tertúlias. Um desses grupos se reúne virtualmente todo dia 15 na Tertúlia Virtual. Amanhã o tema deste mês será “Prazer”. Quer participar? Clique na imagem para saber como fazer.

8 comentários:

Isabel disse...

Aqui no sul temos a Tertúlia Gaudéria.
Abraços!

Unknown disse...

entrei aqui pela tertúlia...e tive o prazer de aprender sobre informática. Gosto da linguagem que, apesar de técnica se torna bem simples.

Jorge Pinheiro disse...

Vamos a isso...

Gustavo disse...

:) oi amigo tetuliano,

é isso aí!
essa tertulia dá prazer os que dela participam, como se fosse uma orgia intelectual.
passa no papagaio...
abs,

Gustavo

Serena Flor disse...

Estou tendo muito prazer em conhecer novos cantinhos e mais prazer ainda de estar participando desta tertúlia maravilhosa.
Belíssima participação...parabéns!
Beijos.

Christi... disse...

Que delícia ler essa explicação cultural, amei.

Bjs no coração
Chris

renato lu disse...

fala frans .vamos manter contato. quero sempre lhe informar sobre as ações culturaes. da Secult.

renato lu disse...

fala frans .vamos manter contato. quero sempre lhe informar sobre as ações culturaes. da Secult.

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática