Tertúlia é uma expressão trazida para o Brasil pelos portugueses, que por sua vez a tomaram emprestado dos franceses, e pode ser traduzida como uma reunião periódica de amigos ou familiares em torno de um determinado tema. A troca de informações, o embate de idéias, os argumentos e discussões era um bom exercício intelectual e enriquecia os participantes.
Aqui, em Belém, as “tertúlias” eram festas dançantes, realizadas sempre a partir das 18 horas nos clubes tradicionais como Círculo Militar, Assembléia Paraense e T1, e que segundo minha amiga Rosita Ribeiro, era “festa de paquera”, ou seja, era onde os adolescentes iam para começar uma paquera ou encontrar aquele(a) paquera iniciada numa tertúlia anterior. Perder uma tertúlia era corre o risco de perder o futuro namorado(a). Mais tarde essas tertúlias virariam as “pipocas dançantes”.
Com a chegada da televisão, a tradição de reunir os familiares ou amigos para trocar idéias sobre um best seller, sobre moda, política, filosofia ou sobre o novo filme do Chaplin, do Flash Gordon ou do Godard, tornou-se coisa rara. Mas ainda existem grupos que mantém acessa a chama das tertúlias. Um desses grupos se reúne virtualmente todo dia 15 na Tertúlia Virtual. Amanhã o tema deste mês será “Prazer”. Quer participar? Clique na imagem para saber como fazer.
8 comentários:
Aqui no sul temos a Tertúlia Gaudéria.
Abraços!
entrei aqui pela tertúlia...e tive o prazer de aprender sobre informática. Gosto da linguagem que, apesar de técnica se torna bem simples.
Vamos a isso...
:) oi amigo tetuliano,
é isso aí!
essa tertulia dá prazer os que dela participam, como se fosse uma orgia intelectual.
passa no papagaio...
abs,
Gustavo
Estou tendo muito prazer em conhecer novos cantinhos e mais prazer ainda de estar participando desta tertúlia maravilhosa.
Belíssima participação...parabéns!
Beijos.
Que delícia ler essa explicação cultural, amei.
Bjs no coração
Chris
fala frans .vamos manter contato. quero sempre lhe informar sobre as ações culturaes. da Secult.
fala frans .vamos manter contato. quero sempre lhe informar sobre as ações culturaes. da Secult.
Postar um comentário