domingo, 19 de abril de 2009

O blogs mudaram o jornalismo ou o jornalista?

NOTA:Essa postagem é para atender ao pedido do jornalista Frederico Conti, de divulgar o 5º Concurso Universitário de Jornalismo-CNN aqui neste blog. Faço-o com satisfação e real desejo de contribuir. Leia as informações sobre o referido concurso ao final.

As Tecnologia da Informação e Comunicação-TIC mudaram o jornalismo ou mudou o jornalista? Eis uma questão que abordamos quando tratamos do potencial dos blogs como instrumento produtor e disseminador de informação, e das transformações produzidas na mídia institucionalizada com o advento das comunidades sociais mediadas por computadores em rede.
O texto abaixo é uma reflexão do jornalista Daniel Sollerno e está no Blog oficial do Concurso Universitário de Jornalismo-CNN.

..............
Eu acredito que o jornalista mudou sim com a tecnologia simplesmente por uma razão: qualquer um pode ser um jornalista hoje.
Antes das faculdades de jornalismo existirem no país, grande parte dos jornais contratava pessoas que gostavam de escrever, que eram curiosas ou que gostavam de estar próximas de seus temas de interesse e serem remuneradas por isso. Acredito que essas características básicas do jornalista não mudaram. Mas hoje essa maioria que estava nas redações mas que não tinha um diploma de jornalista, se tornou a minoria. Com a democratização da publicação proporcionada pela tecnologia, o jornalismo-cidadão, o tal “We The Media”, voltou a ter um papel de destaque. E com ele, os jornalistas mais apaixonados, menos desiludidos com o mercado voltaram a aparecer em blogs, twitter, You Tube, iReport com sua opinião sem filtros (ou com menos filtros). Uma nova consciência da função do jornalista já começa a aparecer nos jornalistas-cidadãos e isso vai continuar gerando debates no mercado (blogueiros vs. jornalistas) e denúncias que saem antes nas redes sociais do que na grande mídia. Para fechar eu acredito que, em um mundo em que a tecnologia permitiu que qualquer um possa ser um jornalista, o conceito de jornalista muda, assim como a sua maneira de ver o mundo. É aquela história, se todo mundo pode fazer a mesma coisa, as regras também mudam para se adequar a essa realidade.
.............

Meu nome é Frederico Conti e estou trabalhando na divulgação do 5º Concurso Universitário de Jornalismo CNN. Acredito que isso pode ser interessante para você e para os leitores do seu blog Este Blog é Minha Rua.

As inscrições começaram no dia 24 de março e podem ser feitas até dia 29 de junho de 2009.O tema deste ano é “O uso da tecnologia no desenvolvimento social.”

A novidade de 2009 é que o estudante vai poder enviar o vídeo de até 2 minutos pelo YouTube, sendo que ele poderá produzir quantas matérias quiser.O concurso é válido somente para estudantes de jornalismo.O ganhador conhecerá os estúdios da CNN International, além de ter sua matéria exibida pelo canal.

As inscrições podem ser feitas no site: www.concursocnn.com.br
Acompanhe ainda as novidades no Blog: http://www.concursocnn.com.br/2009/blog/

2 comentários:

Nade T. disse...

Amigo!
Tem selinhos especiais no meu blog e escolhi você para ganhá-los, pela maravilha que é o seu blog.
Espero que goste!
Bjs e um ótimo fim de domingo!
Orgulho de Ser

Informatematica disse...

Parabéns pelo seu Blog!
Uma visita interessante e um perfil tão cativante.
Sucessos....

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática