segunda-feira, 30 de março de 2009

Glossário de Bloguês

Durante as oficinas de criação de Blogs me deparei com a necessidade de esclarecer alguns termos de uso cotidiano entre blogueiros, dai surgiu a idéia de elaborar um glossário. Assim, compilei alguns termos pela Web e montei a lista que se segue. Este glossário inseri na apostila que estamos usando nas oficinas atualmente. Espero que seja útil para outros iniciantes.

GLOSSÁRIO DO BLOGUẼS

Adsense - Programa de exibição de anúncios que geram renda quando clicados. É muito popular e está presente na maioria dos blogs.
Banner - espaço publicitário inserido no blog
Blogger – palavra criada pela Pyra Labs, é um serviço que oferece ferramentas para indivíduos publicarem textos na Internet.
Blogueiro– autor do blog.
Blogroll – lista de links para outros blogs ou sites disposta na lateral do blog.
Blogsofera - Entende-se por Blogosfera toda a comunidade de blogs na internet. O conjunto de quem faz, de quem disponibiliza e de quem lê Blogs é a Blogosfera.
Comentários – ferramenta que possibilita aos visitantes deixarem comentários sobre o que o autor escreveu.
Del.icio.us (Social Bookmarks) – serviço que disponibiliza uma lista on-line de links escolhidos comentados pelos usuários cadastrados.
FEED (Site Feed) – link para um endereço da internet (URL), que apresenta a página em formato RSS. Sites com esta opção podem ser lidos por aplicativos instalados no computador do usuário que, conectado à internet, recebe a notificação de que houve alguma atualização nos sites de seu interesse. O link também pode estar identificado como RSS, XML ou ATOM.
Flog ou Fotolog – tipo de blog no qual o elemento principal é a fotografia.
Gadget - chama-se também de gadget algum pequeno software, pequeno módulo, ferramenta ou serviço que pode ser agregado a um ambiente maior.
HTML – abreviatura de Hypertext Markup Language. Linguagem de programação de páginas na WEB.
Licença Creative Commons – É uma organização sem fins lucrativos que oferece um sistema flexivel de licenças que permite aos autores definir como como desejam distribuir e compartilhar suas obras na Internet.
Meme - é para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica entre locais onde a informação é armazenada. O termo usado pelos blogueiros para definir quando um autor tem seu texto copiado e continuado em outros blogs. Geralmente, os blogueiros usam memes para aprofundar um tema ou simplesmente aumentar o acesso a seus sites.
Metablog – ato de publicar posts sobre blogs.
Moblog (Mobile blog) – blog ou área de um blog onde são publicados pequenos textos, sons ou imagens através do celular.
Paraquedista - Aquele que chega ao blog via buscadores, principalmente o Google. Os paraquedistas entram e saem das páginas rapidamente, clicando em links que venham a se assemelhar à sua busca inicial.
Permalink (Permanent Link) – link de acesso direto a um texto. Evita a necessidade da busca entre diversos arquivos.
Pingback - uma funcionalidade usada para notificar um blog ou website de que foi linkado por outro blog.
Plungins ou Plug-in - são mini-programas que adicionam funções a outros softwares ou serviços online.
Podcast – arquivos de áudio, geralmente MP3, criados por amadores ou profissionais para download e normalmente distribuídos via RSS.
Post – nome dado a cada publicação de texto ou imagem feita pelo autor, com título, data, hora etc.
RSS (Really Simple Syndication) – formato de página que pode ser lido por programas especiais (agregadores) a fim de identificar atualizações em sites cadastrados.
SEO - É uma técnica utilizada para posicionar sites e blogues nos primeiros resultados das pesquisas por termos nos buscadores.
Tagboard: mural onde os visitantes podem deixar recados e comentário.
Template - É o modelo, o layout do blog. Um template (ou "modelo de documento") é um documento sem conteúdo, com apenas a apresentação visual (apenas cabeçalhos por exemplo) e instruções sobre onde e qual tipo de conteúdo deve entrar a cada parcela da apresentação - por exemplo conteúdos que podem aparecer no início e conteúdos que só podem aparecer no final.
URL - abreviatura de Uniform Resource Locator, ou seja, o endereço de uma página na WEB
Widget - São os brinquedinhos dos blogueiros. Coisinhas que a gente coloca na barra lateral. Esse é um termo sem tradução que designa componentes de interface gráfica com o usuário (GUI). Qualquer item de uma interface gráfica é chamada de widget, por exemplo: janelas, botões, menus e itens de menus, ícones, barras de rolagem, etc.
WordPress - é o software para blogar mais popular da Internet. Foi criado pela companhia WordPress. Essa companhia de software pertence ao Yahoo. Tem mais funcionalidades do que o blogger e o número de templates e de plugins é muito maior, contudo o Blogger é mais prático e mais fácil de usar.

*Ilustração obtida em http://www.antispam.br/images/ilust-glossario.png

8 comentários:

Oficina - Criando Blogs Educativos disse...

Franz, Muito boa a idéia do Glossário. Dê-nos licença para usá-lo na nossa oficina de blogs que estamos ministrando esta semana? Com os devidos créditos, claro!
Um abraço,
Aurea.

Roberto F. Cunha disse...

Caro Mestre, essa lista é de muita útilidade, obrigado!

Anônimo disse...

Oi, Franz!

Ótima ideia!

Doralice Araújo, profª de Redação, em Curitiba
www.gazetadopovo.com.br/blog/namira

Lenira Barbosa Zandomenico disse...

Olá Franz, ainda que o endereço do seu blog esteja na relação de links, tanto do alfabetização em foco, quanto no educacionices, sei que ainda tem leitores que ficam limitados aos blogs preferidos, por isso acredito que divulgar uma ou outra postagem interessante que eu encontre por aí, não seja de todo mal para uma blogueira. Peço licença para divulgar no educacionices o glossário do blogueiro, posso? Em minha região o pessoal não está muito habituado a visitar blogs, o que me leva a creditar que divulgando postagens de outros blogueiros conseguirei despertar neles o interesse.

Abraços,
Lenira.

esteblogminharua disse...

Oi, Lenira. Tb penso como vc, que divulgar outros blogs e' uma obrigacao de blogueiro. Quanto ao "Glossario...", ele não é ideia minha, mas uma compilacao. Fique a vontade para usa-lo. E obrigado pela visita.

Unknown disse...

Bacana ! Dando o devido crédito, usei o seu glossário para uma atividade para meus alunos (estou trabalhando gênero blog com eles e posteriormente eles criarão um Class Blog) em meu site.
Um abraço.
Luciana

Haydeê Okada disse...

Franz me manda o link do povo da turma, não tenho ninguém, e me ensina a link todo mundo... :$ hehehehe
os livros são tudo, estou adorando...

bjs

obs. não acc o coment, é só para tu leres.

Rocio Rodi disse...

Oi, Franz!

Enviei para os alunos e alunas de Pedagogia este post, eles estão muito animados e gostaram muito do título do teu blog, pois, nele há uma gostosa identificação.

Abraços!
Maria do Rocio

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática