sexta-feira, 21 de agosto de 2009

SISTEMA OPERACIONAL HOMENAGEIA A CABANAGEM

Ontem, este blogueiro esteve na apresentação da próxima versão do BOTOSET LINUX, o sistema operacional adotado nas Salas de Informática-SI das escolas públicas estaduais paraenses e nos Núcleos de Tecnologia Educacional-NTE do estado.

Originalmente conhecido simplesmente por Boto, ele surgiu a partir de uma customização feita pelo Prof. Cavalcante sobre o KURUMIN, uma distribuição Linux desenvolvida pela equipe do Guia do Hardware.

Posteriormente, em 2006, foi criado um convênio com Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Pará-UFPA, visando corrigir suas falhas e incluir novas ferramentas para facilitar o ensino-aprendizagem.

A equipe do Projeto SET(Servidor Estação de Trabalho), coordenada pela Profª. Sandra de Fátima Rocha Trindade, foi a responsável pelo trabalho que deu origem ao BotoSet Linux, uma solução baseada no UBUNTU (da Canonical). Vale ressaltar que essa escolha pelo Ubuntu foi logo seguida pelo MEC, ao desenvolver seu Linux Educacional.

UM LINUX CABANO

O BotoSet Linux, que está na sua versão AÇAÍ, receberá uma atualização nos próximos dias, e em janeiro de 2010 passará para sua versão CABANO. Este blogueiro se pergunta para que gastar com uma atualização se em 3 meses tudo será mudado? Segundo o Prof. Cavalcante, essa atualização é para atender as configurações das novas máquinas enviadas pelo MEC para algumas escolas, que não aceitam a versão antiga, baseada no Ubuntu 6.

O novo BotoSet Linux foi denominado "Cabano" em homenagem ao movimento ocorrido no Pará entre 1835 e 1840: a Cabanagem, a primeira rebelião popular que levou os escluídos ao poder e cujo palco principal foi a cidade de Belém.

Para quem não sabe, "cabanos" era uma denominação dada os pobre e miseráveis (escravos negros, mestiços, índios, seringueiros) que viviam em cabanas às margens dos rios ou na periferia e nos alagados da cidade.

KDE ou GNOME: eis a questão!

O BotoSet Linux-Açaí foi desenvolvido com a interface gráfica KDE série 3, mas com o fim dessa série surgiu um pequeno impasse: continuar com o KDE, agora na série 4, ou adotar a simplicidade espartana do ambiente GNOME 2.0? Durante a apresentação os jovens desenvolvedores apresentaram os prós e contras de cada opção, mas ao final ficamos sem saber qual o melhor e qual foi o escolhido.

O que importa é que o BotoSet Linux-Cabano trará algumas inovações e melhorias que visam corrigir os bugs da versão AÇAÍ. Além de fazer uma revisão, atualização e ampliação do conjunto de aplicações educacionais da versão anterior, oferecerá mais recursos e ferramentas ao usuário. Seja em que modo gráfico for, ele será bem recebido.

Jogos Pedagógicos Paraenses

Na ocasião, a Profa. Danielle Fonseca Costa apresentou um jogo pedagógico desenvolvido em Flash que poderá ser incorporado ao pacote do BotoSet Cabano. Trata-se do seu trabalho de mestrado (veja mais AQUI), baseado nos personagens de quadrinhos criados WENDELL PIMENTA, a tribo dos BAIÚKAS (veja mais AQUI).

Também nessa linha histórica, alunos de Computação da UFPA estão desenvolvendo um game sobre essa famosa página da história paraense. (Veja comentários AQUI)

4 comentários:

Cybele Meyer disse...

Olá Franz, bom dia

Só para avisar que hoje tem vídeochat às 10h30 sobre “Consumo Consciente” veja detalhes em http://migre.me/5I5N
Está dada a largada para a Blogagem Coletiva.
Vamos fazer com que seja um sucesso!
Conto com você!
abs

esteblogminharua disse...

Oi, Cybelle. Infelizmente não pude participar do videochat porque estou ministrando oficinas pela manhã e á tarde.
Mas quero participar da blogagem coletiva.
Abraços paraônico

Marcus Tulyo disse...

Olá Professor Franz,
Sou um dos Bolsistas do SET e gostaria de esclarecer sobre a questão da escolha da interface do novo BOTO.
Na verdade a interface ainda não está definida, por isso resolvemos disponibilizar protótipos deste novo boto com cada uma das interfaces para downloads em nosso site (www.ufpa.br/set/downloads). E, além disso, colocamos uma enquete (www.ufpa.br/set) para que vocês testem e depois possam votar em qual acham mais adequada.

E, em relação ao motivo da atualização da versão Açaí. Foi devido a problemas de compatibilidade em castanhal. Na verdade não houve custos em relação a este novo convênio, pois já estava sendo desenvolvida desde julho correções de bug's relatados.
Qualquer duvida peço que o senhor entre em contato conosco (projetoset@ufpa.br).
Obrigado pelo apoio,
Marcus Tulyo
Projeto SET

ps- peço que o senhor divulgue sobre a disponibilidade para download e a eleição através da enquete em nosso site.

esteblogminharua disse...

Oi, Tulyo. Primeiramente, parabenizo a todos pelo belo trabalho com o projeto de B7 Cabano; segundamente, agradeço pelas informações e esclarecimentos.

Vou colocar a informação sobre os protótipos e enquetes no blog do NTE e aqui também.

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática