segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Cursos de Formação em Informática Educativa

É cada vez menor o número de professores que desconhecem Informática, mas sempre que começamos uma nova turma no curso de Formação de Professores em Informática Educativa, encontramos alguém que ainda não possui nenhuma intimidade com o computador. Geralmente são os professores mais velhos.

CURSO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL - LINUS EDUCACIONAL 3.0

Desde o dia 10 de agosto que o Núcleo de Informática Educativa-NIED, órgão da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC-Belém), encarregado das formações de professores para o uso das TIC nas escolas da rede municipal e do assessoramento aos professores de Salas de Informática, iniciou mais um curso de Formação de Professores em Informática Educativa - Linux Educacional 3.0.

O presente Curso, que é todo prático e presencial, foi estruturado com base na apostila Introdução à Educação Digital, do Proinfo Integrado (SEED/MEC), entregue a cada cursista junto com o CD-ROM correspondente. Este material impresso e digital foi, originalmente, elaborado para um curso de 40 horas (particularmente, acho um tanto difícil transmitir todo conteúdo proposto em tão pouco tempo). Por isso fizemos algumas adaptações e nosso curso passou a ter carga horária de 110 horas, distribuídas em 5h diárias (de segunda à quinta-feira). Veja abaixo a grade do curso (clique na figura para aumentar): ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

Já no Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE, órgão da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-Pa), que tem as mesmas finalidades do NIED, iniciará hoje, 17 de agosto, mais 6 turmas (2 por turno) de seu curso Tecnologia na Educação - Ensinando e Aprendendo com as TICs.

Desde 2007 o NTE vem desenvolvendo esse curso na modalidade semi-presencial e com carga horária de 100 horas, sendo 28h na modalidade EAD. A equipe do NTE elaborou uma apostila que foi adotada pela Coordenação de Tecnologias Aplicada à Educação-CTAE/SEDUC, para todo o estado. Para obter uma cópia dessa apostila, clique AQUI.

Na modalidade EAD empregamos o ambiente E-Proinfo, e buscamos seguir a proposta do Guia do Cursista do MEC, para o curso de 100 horas. Esse guia está dividido em 4 unidades, cada uma com diversa atividades. Em virtude de seu grande número, decidimos realizar uma experiência e neste semestre os cursistas já iniciam com algumas das atividades propostas para a UNIDADE 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.

O cursista acessa essas atividades pelo blog do NTE (clique AQUI para ver). Esperamos com isso dinamizar ainda mais o curso e cobrir o maior número possível de atividades propostas no Giua do Cursista.

2 comentários:

Unknown disse...

Boas a todos, não sei se é aqui o local indicado para anunciar o meu convite, peço desculpa se não for. Este convite tem como base no recrutamento de “Bloggers”, “Postadores”, etc. Ou seja, vou prosseguir com a criação de uma Comunidade, e estou á procura de pessoas que queiram ajudar… A comunidade chamar-se-á NightSoft, irá falar sobre todo o tipo de assuntos, procuro pessoas que tenham aptidões em qualquer tipo de assunto. Quem estiver interessado, mande um e-mail para: informacoes.nightsoft@gmail.com ou mande um comentário a partir do seguinte link: http://nightsoft.blogs.sapo.pt/40000.html?mode=reply#reply!

Obrigado pela Vossa ajuda!
Abraço!

Cybele Meyer disse...

Olá Franz, tudo bem/

Venho lhe convidar para participar da Blogagem Coletiva “Consumo Consciente”. Não podemos ficar inertes diante de tanta agressão ao nosso Planeta. Precisamos mudar os maus hábitos e propiciar um Planeta melhor para nossos filhos.
Aguardo a sua participação.
Link http://migre.me/4QqU Deixe sua confirmação nos comentários
Abraços

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática