quarta-feira, 6 de maio de 2009

Périplo do Blogueiro divulgando Blogs Educativos

Amigo leitor, encerrei a postagem de ontem com a ameaça de retomar hoje sua continuação e desfecho, e assim sou obrigado a cumprir o prometido, mesmo que a leitura não tenha lhe sido interessante ou informativa, não tenha aumentado o número de visitantes e nem recebido comentários. Veja algumas imagens de Bragança e da Vila de Ajuruteua e leia a postagem, não necessariamente nessa ordem.
Fotos by Lenise - Passe o mouse sobre a imagem para ler a legenda
Após o evento em Augusto Corrêa, viemos sacolejando sob chuva até Bragança . Entre as poças d'água e lama nosso veículo jogava como se fosse um barco atravessando a baía do Marajó. Comecei a enjoar. Como trazíamos de lastro a professora Socorro Braga, o carro estava mais pesado - bem mais pesado... - e ao passar por entre buracos, de vez em quando raspava a soalho no chão. Já vi estrada esburacada, mas aquela... A estrada tinha tanto buracos que já havia buraco dentro de buraco, e entre eles adivinhava-se o asfalto.

Avistei um bar muito do mixuruca à beira da estrada, com umas três ou quatro moças abancadas numa mesa. Como estava ainda sem almoçar, mesmo considerando contraproducente comer algo naquele local, propus uma parada para uma ceveja e uns acepipes. Mas desisti da idéia quando o Valter disse, quase às gargalhadas, que ali era o onhecido "Curral das Éguas", e que inclusive havia recebido uma "menina nova".

Chegamos perto das 20 horas e fui encontrar minha família num agradável restaurante, o Benquerença, se preparando para jantar. Mas eu ainda não podia me dar ao luxo de uma refeição como meu estômago pedia porque ainda deveria participar do programa B-A-BÁ, dos profesores do NTE-Bragança, Roberto(Beto) Amorim e Aylton Rocha. Tomei um caldo de carangueijo e fui para a Rádio Educadora AM/OT-1390, no prédio da Fundação Educadora de Comunicação.

Os programa B-E-BÁ tem boa penetração e muitos ouvintes. É dinâmico, alegre, e divulga informações sempre ligadas as questões educacionais e temas do interesse de alunos e professores, além de boa música. A entrevista correu como um bom bate-papo. Nos controles de áudio, o Beto Amorim recebia telefonemas, soltava vinhetas, abria para a participação dos alunos repórteres. O Ayltom me fazia perguntas, comandava o programa, e o Valter observava.

Os estudantes que participam do projeto "Aluno Repórter - A imprensa na Escola", são responsáveis por toda a produção e veiculação da programação de sua escola. Eles entram ao vivo, dialogam com os dois radialistas, trazem entrevistas e notícias que envolvem sua comunidade escolar com um tal nível profissional que me impressionou.

Foi com orgulho que o Ayltom e o Beto me apresentaram dois de seus ex-alunos repórteres, que se tornaram profissionais neste ano. Um, o Messias Monteiro (17), trabalha para o SBT-Canal 4, e a Carla Brito (16), que comanda o Programa Frequência Jovem, na Rádio Educadora FM.

Já passava das 22h quando consegui chegar com a família na Pousada Ajuruteua, e finalmente descansar. Os 3 dias seguintes seriam dedicados ao dulce far niente al mare, que não sou de ferro. Já me comprometi a retornar sempre que for convidado...

7 comentários:

Conceição Rosa disse...

Oi Franz
Um bom contador de "causos" faz valer qualquer (ou toda) história...
O título já valeu.
Conceição

esteblogminharua disse...

Obrigado, Conceição. Fico feliz que tenha gostado, mesmo eu, apesar de tudo, gostei.
Volte sempre. Agora que estamos participando do Concurso TOP BLOG 2009, dê-nos seu voto.
Franz

Adinalzir (saibahistoria) disse...

É isso aí! O Franz sempre atuante pelos rincões da Amazônia, divulgando a educação e cultura do nosso país. Meus parabéns!!

Maristela disse...

Olá,
fiquei meio atrapalhada com o regionalismo, mas deu pra entender perfeitamente e para aprender umas coisinhas, então, aí o nome é "Curral das éguas"....rssss. Achei fantástico,e enriquecedor.
vc adicionei no favorito do meu flog.
bjus,
Maris

www.maristelanna.myflog.com.br
vou amar sua visita lá.

Arte em Papel - Natália e Lucas Gabriel disse...

Caro colega, parceiro do blogs-educativos!

Aqui somos a Natália e o Lucas Gabriel do blog www.lucasorigami.blogspot.com !
Estamos retribuindo a visita do amigo e respondendo a perguntinha sobre o registro IBSN do blog. É muito fácil registrar o blog! É só entrar neste site: http://ibsn.org/register.php
e preencher os campos direitinho... e pronto! Vai receber o código de barras do seu blog. Qualquer dúvida é só escrever para nataliaesmatra@gmail.com
Seu blog é muito interessante. Nós voltaremos mais vezes aqui para apreciar melhor a sua rua.
Grande abraço e boa sorte no concurso TOP BLOG.
Natalia e Lucas Gabriel.

Valter disse...

Valeu Franz pela visita! Estamos por aqui. Abços Valter

Barbara disse...

Hum...tô meio limitada.
Sendo assim, vale uma invejinha branca?
(Que têrmo horrível)

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática