sábado, 23 de maio de 2009

Por que Blogs de Escolas

Na postagem anterior afirmei que muito me incomoda ver tantos blogs de escolas da rede pública (estadual e municipal) aqui em Belém abandonados ou desatualizados há meses. Fiz, também, uma postagem semelhante no Blog do NTE-Belém, tentando chamar a atenção para esse fato e sensibilizar não apenas os responsáveis pela Sala de Informática (SI) dessas escolas, como a Coordenação Pedagógica e gestores. Agora, conforme o prometido, apresentarei algumas prováveis condições para a existência dessa situação, tomando por base conversas tidas com alguns desses professores blogueiros.

Então, por que os blogs das escolas permanecem desatualizados?
Segundo alguns dos professores com quem conversei, a principal razão é a falta de tempo. Alegam que é um trabalho extra e que exige um tempo extra, o qual, além de tomar horas do lazer ainda não é remunerado.

Outra razão é a falta de parcerias ou de interesse do corpo técnico e docente da escola. Alegam falta de apoio da equipe técnica e pedagógica da escola, o que não é muita novidade, em se tratando da Sala de Informática. Conheço o caso de um professor que, após criar o blog de sua escola e contar com um grupo de alunos colaboradores, não conseguiu sensibilizar os demais colegas, nem a direção da escola, e depois de muito insistir, mudou de escola...

Em muitos casos a escola acredita que o Blog é da SI e do professor lá lotado, assim, pouco ou nada fazem para ajudar na sua melhoria e manutenção. Na mais das vezes o professor de SI trabalha solitariamente. É isso que atesta a Profª Iolanda, do Felipe Smaldone, num comentário a este blog:
... eu me sinto igual ao beija-flor tentando apagar o incêndio sozinho... Me tornei a chata das reuniões, sempre pedindo: "por favor acessem o nosso blog", "deixem seu comentário", "enviem assuntos, notícias, projetos, qualquer coisa para postagem...", mas mesmo assim ainda não consegui êxito. Só consigo fotos das festas e os poucos trabalhos dos professores que coloquei foi porque fui pra sala de aula fotografar e observar a atividade. Já tive vontade de desistir...mas acabo pensando que as coisas vão melhorar e que conseguiremos nosso objetivo.”

Mas o pior, para mim, é que muitos professores de SI não apresentam interesse em conhecer e aplicar os recursos da Web 2.0 na educação ou para melhorar seu trabalho pedagógico. Parece que ficaram satisfeitos com o básico dado na sua formação, da mesma forma que se contentaram com sua formação acadêmica. Por sorte temos educadores que não deixam sua esperança se desfazer... que acabam "acabo pensando que as coisas vão melhorar e que conseguiremos nosso objetivo"...

Um comentário:

Thiago disse...

"Olá colegas,
Deixo aqui a divulgação da Primeira Olimpíada Nacional em História do Brasil, iniciativa inédita no país, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o apoio do CNPq. A Olimpíada é para escolas públicas e particulares e acontece pela internet, com equipes formadas por estudantes do oitado e nono anos do ensino fundamental e por estudantes do ensino médio, juntamente com seu professor. As inscrições já estão abertas!
www.mc.unicamp.br
Obrigado"

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática