segunda-feira, 21 de julho de 2008

O Brasil mais triste e o Céu mais alegre

Estamos, eu e Leca, desde sexta-feira (18/07) em Conceição do Araguaia, município a cerca de 1100 Km de Belém. Vim para conhecer o belo rio Araguaia e o palco da famosa Guerrilha do Araguaia, e quem sabe pescar um belo tucunaré.
E foi depois de assistir aos espetáculos do pôr-do-Sol e do nascer da Lua sobre o Araguaia que soube que Dercy Gonçalves havia morrido... Aos 101 anos morrem personagem e criadora.
Para a semiótica, Sol e a Lua possibilitam inúmeras interpretações. Mutatis mutandis, para a numerologia temos o Sol (1) e a Lua (2) como símbolos numéricos para os extremos. Enquanto 1 é luz, 2 é escuridão. Assim, no 101 temos Sol e Lua representados (1+0+1=2), e entre eles o Zero, o nada que é tudo. Eu poderia escrever um blog inteiro só para a interpretação numerológica do 101, mas não é o foco desta postagem.
Então, me lembrei de algumas fotos que batemos (que ilustram este post) para construir a metáfora vida e morte, e homenagear, mais uma vez aqui (veja minha homenagem anterior aqui), essa mulher especial que viveu mais de um século e venceu a tuberculose, mal dos românticos do século XIX, venceu o câncer, mal do século XX , venceu o preconceito, eterno mal da humanidade. Posso dizer que fechou-se um ciclo para Dercy com esse Sol poente e essa Lua cheia sobre as águas do Araguaia.
Nos tempos atuais o brasileiro tem poucos motivos e razões para ser alegre, porém, para se entristecer o Brasil tem motivos e razões às pencas. Com a morte da Dercy, o Brasil ficou mais triste e o Céu mais alegre.

Um comentário:

Florzinha disse...

Pessoa especial para nós contadores(padrinho de blog)obrigada por compartilhar conosco seus pensamentos, para nós o espaço do blog é pensar em voz alta, e sempre passamos por aqui para ouvir seus pensamentos.Vida longa a eles...

Andréa Cozzi

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática