quinta-feira, 29 de maio de 2008

As vantagens dos Blogs para alunos e professores

Não costumo postar material que não sejam meus, mas como esse texto que segue é muito interessante para o trabalho que desenvolvo com professores, no NTE e no NIED de Belém, peço licença para transcrevê-lo aqui.
...............................................
AS VANTAGENS DOS BLOGS
Blogs E Os Principais Benefícios Para Professores E Alunos
*Aproximar professores e alunos: Os estudantes tendem a se identificar com o professor blogueiro. Se o aluno cria um blog, os professores têm um espaço a mais para orientar o aluno.
*Permitir maior reflexão sobre o conteúdo: Quando o professor blogueiro expõe sua opinião, está sujeito a críticas e elogios. Com isso, reflete sobre seu trabalho e faz os alunos pensar mais sobre o tema proposto.
*Manter o professor atualizado : O professor blogueiro busca em outros sites e blogs informações para compartilhar com os alunos. Isso o coloca em permanente reciclagem.
*Criar uma atividade fora do horário de aula: O estudo não fica restrito aos 45 minutos de sala de aula. Com o blog, o professor instiga os alunos a estudar mais. Eles buscam no blog desafios, exercícios e gabaritos.
*Trazer experiências de fora da escola: O blog abre as atividades da escola para pessoas de outros colégios, cidades e até países colaborarem. Isso amplia a visão de mundo da turma.
*Divulgar o trabalho do aluno e do professor: As produções do aluno ou do professor podem ser vistas, comentadas e conhecidas por qualquer internauta do mundo. Isso é um incentivo para alunos e professores se dedicarem.
*Permitir o acompanhamento: Com os blogs, os pais podem monitorar as atividades escolares dos filhos. E também ter acesso ao que o professor está ensinando. Isso não é possível com as aulas.
*Ensinar linguagem digital: Ao montar blogs, alunos e professores passam por um processo de "alfabetização digital". Aprendem a fazer downloads e outros recursos para navegar com facilidade.
Fonte: Revista Época.

2 comentários:

Josete Maria Zimmer disse...

Oi Franz!
São dicas valiosas para professores e alunos. Vou redirecionar para meu blog sobre Informática Educativa,citando seu blog é claro! Abraço,
Josete
http://jmzimmer.blog.uol.com.br

Eni disse...

Oi, Franz!

A criação do Bolg "Alunos do Colégio Prieto Martinez", começou há exatamente uma ano, mas somente agora as sementes começam a brotar. Está acontecendo uma revolução em nossa escola, a partir do impulso inicial que dei pela criação do Blog. Estamos começando uma aventura incrível. A realidade da nossa escola pode ser vista e "cheirada" no espaço virtual, o qual, por sua vez, invade e contamina o nosso espaço real. Mil idéias pipocando, explodindo... é uma delícia navegar nesse labirinto de luz, escorregando por dentro da Teia de Blogs. Somos apenas um dos fios, mas o entrelaçamento deles é o que faz a diferença e a beleza!

beijos no seu coração

Eni

http://poetextosdealunos.blogspot.com

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática