segunda-feira, 26 de maio de 2008

Mais sobre Simonal

Na lista Blogs Educativos, da qual participo com muita satisfação, recebi algumas mensagens de apoio as postagens em defesa da memória de Wilsom Simonal, que tenho apresentado aqui(confira-as abaixo). Decidi transcrever a mensagem que enviei à lista e algumas das respostas que recebi, as quais agradeço penhoradamente.
PS: Para não ficar monótono e enfadonho, não postarei tão cedo outras notas sobre esse assunto.
..................

Boas noites, pessoal.
Aqui em Belém os professores da Rede Pública estadual estão em greve a quase 30 dias. No dia 09 pasado, cerca de 1000 professores fizeram uma manifestação na frente da SEDUC e a polícia aparece com tudo que tem direito, bombas, balas de borracha e porrada: baixou o cacete. Saiu nos jornais e TV ...
Bem, nao concordo com a ação dos professores em fechar uma rodovia, por barricadas, queimar coisas na estrada etc. mas tb. nao podemos aceitar essa atitude da PM, ainda mais num governo do PT... E' isso mesmo, o governo estadual e' PT! E votamos nele!!!
Enquanto isso, com tanta propaganda pela luta dos direitos dos negros, pelo resgate (ou remissão dos crimes cometidos contra os negros no Brasil?), pela cidadania dos afrodescendentes; discussões sobre o sistema racista de cotas para negros nas universidades, criação do Dia da Consciencia Negra etc, nao vi nenhum desses expoentes da comunidade negra brasileira se manifestarem pelo resgate da memória e injustiça sofrida pelo grande artista que foi Wilson Simonal.
Morto em 2000, até hoje Simonal está relagado ao ostracismo, abandonado pelos próprios companheiros de cor. Como ele cantava em seu Tributo a M. Luther King: "Sim, sou negro de cor. Meu irmão de minha cor, o que te peço é luta sim... (...) Com uma canção também se luta irmão. Ouve minha voz lutar por nos".
Eis aqui um hino composto na decada de 1960, quando a luta da comunidade negra brasileira por seus direitos sequer saía em jornais e na TV, mas não se ouve em esse canto em canto algum, ainda que a mídia fale tanto sobre isso hj. em dia.
Nenhum artista neste país, seja negro ou branco, sofreu tanta injustiça e preconceito quanto ele. E e' por isso que o homenageio no meu blog sempre que posso.

E estou preparando um blog totalmente dedicado a Wilson Simonal. Vou juntar tudo que encontrar sobre ele num único lugar, para os fãs desse inigualável e injustiçado artista terem acesso fácil a esse material. Se algum de vcs tiver algum material, fotos ineditas de show que assistiu, um vídeo, um autográfo (eu tinha! eu tinha!) ou souber de alguém que tenha e quiser contribuir com esse projeto, eu ficarei muito agradecido.
---------------------------------------------------------------------------
Mensagens da Semíramis e Cybele Meyer, recebidas em 24/05.

*OI, Franz.
*Fiquei supresa que não estou sozinha ao lutar pelo direito das minorias. Achei muito interessante sua visão sobre os problemas que os afrodescendentes enfrentam em nosso país que se diz não racista.*
*A gente vê o racismo e o preconceito social todos os dias: nas filas dos bancos, nos textos jornalísticos (vide o artigo que postei no meu blog sobre o texto da jornalista Sandra Cavalcanti, uma apologia a descriminação racial) nas decisões políticas e ninguém faz absolutamente nada. Se o negro, o índio, o espírita, o umbandista, budista, tatuado, coreano for até a polícia ou a justiça reclamar que está sendo vítima de discriminação, nos tacham de encrenqueiros. A gente fala da discriminação racial, mas se esqueçe que a religiosa e a social podem ser muito mais daninhas, pois de repente há uma comunidade inteira dando as costas à você e promovendo um retorno às fogueiras inquisidoras. Portanto, sua homenagem ao Wilson Simonal veio bem à calhar, e de seu blog, virei fã de carteirinha!!! * *Semíramis*
.............
Olá Franz, Parabéns pela iniciativa. Eu também nunca me conformei com a injustiça que fizeram com ele. Eu adorava sua ginga ao falar, ao cantar. Eu tinha o "mug', não sei se é do seu tempo, porém ele embolorou =(
Eu morava em Santos e lá é muito úmido e no fim tive que jogar fora porque ele ficou muito fedido. Porém tenho jornais antigos e revistas tipo Manchete e O Cruzeiro que irei fazer uma triagem e tudo que eu encontrar bato foto e te mando, ok!
Cybele Meyer

Nenhum comentário:

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática