sábado, 17 de maio de 2008

Física na Cuia

Hoje decidi remexer em velhos projetos que não deram certo. Faço isso de vez em quando, como parte do meu processo de auto-avaliação da minha caminhada como educador e como indivíduo que gostaria de deixar rastros mais sólidos no mundo. Alguns desses velhos projetos recebem uma repaginada e nova tentativa, outros não passam de construções abandonadas pelo caminho, e me deixam a sensação que talvez eu devesse ter tentado mais, insistido mais.
Assim, revi um grupo que criei em 2005 no Yahoo Groups, denominado FÍSICA NA CUIA. Era um espaço para que meus alunos do Ensino Médio da rede pública estadual do Pará pudessem discutir suas dificuldades na aprendizagem de Física com outros estudantes, tanto do estado quanto de todo território. Eu pretendia oferecer aos estudantes do EM uma ferramenta para a identificação de problemas comuns que eles enfrentavam no ensino da Física, e a consequente elaboração de propostas para a sua solução.
Os colegas professores de Física eram convidados a estimular a participação de seus alunos, porém era-lhes vedada a participação para não inibir os alunos. Teve vida curta esse grupo, pois pouco depois eu saí da escola e desde então só tenho trabalhado em cursos de formação de Professores.

Eis algumas das postagens dos alunos (mantida a grafia original)
*A minha dificudade na fisíca e as formula e muita coisa... 27 de Out de 2005 5:52 pm
*O calculo da fisica e conpricado porque mistura muito numeros e letras podia ser menos letras e con isso so numeros podia ser melhor para nos enteder tanbem...
*Eu nõa emderdo o mru...
*Eu tenho dificuldade em aprender como fazer os calculos....
*fisica a parte tenpo versos velocidade e conpricado porque mistura muitos numeros con fraçoes era melhor con numeros inteiros e tanbem a velocidade podia ser pouco mas explicado...
*E ai do pogalera rco gostaria de diser que eu nao intendo nada fisica sâo muitas coisas difisies a ja ia esquesendo voçes são muitos feios que doi...
*vcs sabi o seguinifica da palavras mru... na fisíca o mru eo que?...
*eu nao gosto muito porque e muito dificil e com isso eu me atrapalho todo com todos os assuntos da mecanica...
*Galera oque siguinifica o mru...
*As compliksões de fisík. A FISÍK É MUITO COMPLIKDA PORQUE FAZ MUITO CALCULO E TAMBEM MISTURA MUITO NUMERO LETRAS E ASSIM AKBA DEIXANDO TODO MUNDO EMBASBAKDO.
Enviada em - Qui, 10 de Nov de 2005 6:34 pm

Nenhum comentário:

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática