segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Aos meus 200 seguidores

Mantenho esse blog pelo enorme prazer de escrever, pela necessidade de  compartilhar descobertas e aprendizados -muitas vezes  focando-me na Educação-, e pelo exercício intelectual e criativo que manter um blog com textos próprios exige.

Envolvido com outras tantas coisas, obrigações e chateações tenho deixado de caminhar por essa rua que é meu blog com a frequência que gostaria;  no entanto acompanhava/acompanho o lento, mas progressivo, número de seguidores. Cada novo seguidor é como uma conquista  alcançada, uma medalha a pendurar no pescoço, um troféu a ostentar na estante, um orgulho  inflando o peito.

Há poucos dias observei que meus seguidores se aproximavam do número 200, e passei a aguardar com ansiedade que  o contador atingisse os 200 seguidores. Prometi a mim mesmo fazer uma postagem quando isso acontecesse.


Neste fim de semana percebi que chegara aos 200 seguidores. Hoje, nesse instante, já são 201... Viva!... 

1ª rua de Belém - Google
Para muitos ter 200 seguidores pode até nem ser tão representativo, para um blog com mais de 3 anos, e talvez achem que estou fazendo festa  por pouca coisa. Pouco se me dá... Desde de 2007 ensino e ajudo professores e amigos a criarem blogs. Alguns destes blogs estão com cerca de 700 seguidores alcançados em menos de 2 anos; outros chegam e ultrapassam a casa do milhar.

Mas o que significam os 200 seguidores do meu blog?

Ter 200 seguidores em um blog como esse, que nada mais tem a oferecer que textos e algumas reflexões pessoais, é motivo de grande satisfação e contentamento.

Para o blogueiro seus seguidores representam aquelas pessoas que consideram importante, de alguma maneira, aquilo que  ele lhes oferece  na forma de textos e imagens. Por isso escolho com esmero  meus textos e as imagens ilustrativas, que embora obtidas da Web, algumas vezes edito-as para que tenham algo de original, de meu.
200 não é apenas um número num contador. Onde outros enxergam números eu vejo pessoas. São 200 pessoas que me "cobram" a cada postagem.  E agora são 201, que encontraram algo de bom naquilo que escrevo. E isso não só aumenta minha responsabilidade, como também exige minha melhora como blogueiro, como autor e como cidadão.
Meus seguidores, sem saber ou se dar conta disso, me tornam uma pessoa melhor. É por isso que venho nessa postagem  agradecer, de coração.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

FELIZ DIA DO AMIGO!!!

Ontem recebi do confrade Rufino Almeida, por e-mail, algumas trovas dedicadas ao Amigo.

Não corro muito perigos
de ficar na solidão,
pois tenho bastante amigos
guardados no coração. (Rufino)


Amigo não diz: "- Depende...
vou pensar... depois te dou."
Amigo é aquele que atende
e vem sem dizer: "- Já vou!" (Waldir Neves)




"Para mantê-los me empenho
porque penso sempre assim:
tendo os amigos que tenho,
eu nem preciso de mim!..." (Izo Goldman)


Para encerrar, vou utilizar um trecho do poema "Canto ao caminheiro só" (1970), de meu pai.

"O que buscas, então, caminheiro, pelas estradas?
(...)
Por ventura procuras a amizade
tão rara
que conforta e ampara,
como a bengala ao cego e o cajado ao pastor?
A amizade, caminheiro, é jóia pura e rara
que quase ninguém comnhece seu valor." (Waldick Pereira)

Crédito de Imagem: blogwess.blogspot.com

domingo, 17 de julho de 2011

FILHO DE BOTO NÃO VESTE OPALANDA DA ACADEMIA

                                    

Nesta sexta-feira passada, dia 15 de julho, quando a Lua iluminou o pátio superior de minha casa, encontrou um pequeno grupo de "lunáticos" reunidos para mais um sarau organizado pelo amigo e poeta Luciney Vieira.

Como se sabe, os Saraus são manifestações de natureza artistica e sócio-cultural que reunem teatro, dança, música, poesia e, modernamente, podemos acrescentar o vídeo (cinema). Sarau é, pois, toda reunião festiva, geralmente realizada em casa de amigos, onde as pessoas se reunem para a recitação e audição de trabalhos em prosa e verso, para cantorias e performances artísticas.

Num papo regado a suco, cerveja, vinhos e acepipe todos curtiram as trovas e poemas do nosso consagrado e multipremiado poeta parauara Antonio Juraci Siqueira (carinhosamente apelidado de "Filho do Boto"), do também premiadíssimo triatleta e poeta Rufino Almeida, do poeta e educador Luciney Vieira, além de poemas de mostros sagrados da poesia nacional, como Augusto dos Anjos .
 
Nesta noite fiquei pasmo ao saber que Antonio Juraci Siqueira, nosso Totó, poeta e trovador dos mais condecorados e com vasta obra publicada, "um dos mais importantes escritores da literatura de expressão amazônica da atualidade"(1), e que concorria a cadeira de número 32 da Academia Paraense de Letras, havia perdido para ninguém menos que o colunista social de O Liberal, Pierre Beltrand (ou Ubiratan de Aguiar), autor de um único livro de amenidades do hight society paraense. 

Ao dar preferência ao status social de um em detrimento da inteligência literária de outro, a APL deu um exemplo que deve ter envergonhado alguns intelectuais, mesmo entre os 22 que votaram contra o status intelectual e contribuição à cultura paraônica de Juraci Siqueira. Mas Totó diz pra gente: Eu já sou imortal: não tenho onde cair morto. E abre aquele sorriso tão seu, ancho e largo como seu Marajó.

Será que não escolheram o Totó porque consideraram que ele ficaria horrível com as vestes cerimoniais academicas (a opalanda) e seu indefectível chapéu de filho do boto?

ARTE POÉTICA (A.J. Siqueira)

Hoje,
amanheci meio peixe,
meio pássaro.
Estou aprendendo a nadar,
tomando aulas de vôo
e aprimorando o canto.
Amanhã,
pássaro pleno,
insofismável peixe,
debulharei meu canto sobre a terra
em nados abissais
e vôos rasantes

Leia mais sobre isso nos links abaixo
http://ananindeuadebates.blogspot.com/2011/06/o-paredao-da-academia-paraense-de.html
http://paginanua.wordpress.com/2011/06/30/340/

 (1) - Marcel Franco da Silva. AS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DO SONETO “INCENSO E MIRRA” DE ANTÔNIO JURACI SIQUEIRA (clique AQUI para ler)

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Festival de Video de Escolas

Pelo grupo Blogs Educativos recebemos um pedido para contribuir na divulgação de um evento ligado a educação. É o 2º FESTIVAL DE VÍDEO NAS ESCOLAS

Se você é professor ou aluno e gosta de vídeo, eis aqui uma chance de mostrar seu talento com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça.

CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Inscrições de 15 de junho a 29 de agosto de 2011, pelo site http://www.kinoikos.com/  ou pelo site do Coletivo Nossa Tela (AQUI)


Todos os inscritos deverão estar vinculados a uma instituição de ensino básico (Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos ou Técnico) público ou privado. Todo o proceso de inscrição é online, inclusive o envio do vídeo será realizado por upload no site kinooikos. Todas inscrições devem ser realizadas por um professor e/ou um gestor da escola.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Quando as luzinhas acendem...

O que o carro, o corpo humano e o parlamento brasileiro têm em comum? Pergunta difícil e um tanto esquisita, poderiam dizer. É isso que, modestamente, essa postagem tentará mostrar. Continue lendo.

Imagem da URL: http://votozero.blogspot.com/
O CARRO
Um antigo comercial dos Postos Ipiranga dizia que "brasileiro é louco por carros". E é. Na semana passada acendeu uma luzinha no painel do meu carro. Todo motorista se assusta quando uma luzinha acende no painel do carro, né? A gente sempre acha que uma luzinha de alerta acesa num sistema é sinal que alguma coisa não vai bem. E quase sempre se está certo!

Corri para o mecânico, que me mandou para um eletricista, que me tranquilizou: era apenas o indicativo de que havia uma lâmpada queimada e um fusível em curto. Problema resolvido, todos satisfeitos.

O CORPO
Como nossos carros, nosso corpo também nos avisa quando alguma coisa vai errada, algum mal funcionamento, disfunções ou problemas, acendendo suas luzinhas. Uma dor de cabeça, por exemplo, é uma luzinha que se acende para nos avisar que algo não vai bem no organismo. No meu caso, há anos uma azia danada me acomete sempre que bebo café puro (detesto leite) ou tomo suco de cupuaçu ou uso pimenta (adoro uma pimentinha na comida!). Essa azia é uma luzinha que se acende indicando um problema no estômago: uma pequena úlcera (adquirida nos primeiros anos de magistério - ossos do ofício de quem era obrigado a trabalhar em 3 escolas e nos 3 turnos, e mal tinha tempo para uma comida decente). 

Nosso corpo é O sistema mais complexo e preciso que já foi comparado com uma máquina (perspectiva cartesiana), mas não cuidamos dele como cuidamos do nosso carro. Eu, ao contrário da atitude com o carro, dificilmente vou ao médico (na verdade detesto ir ao médico!), mas tento me cuidar. Raramente tomo café, e parei de beber o delicioso suco de cupuaçu e de usar molho de pimenta na comida; não como carne vermelha há mais de 15 anos, bebo moderadíssimamente e não fumo há 30 anos. Ah!, e vou ao médico 1 vez por ano, para o chekup. Porém acho que os homens não são muito de ir ao médico quando suas luzinhas acendem.

Entretanto, há um OUTRO corpo que há muito deixamos de dar a atenção e o cuidado que ele merece e por isso está cada vez mais enfermo, doente, senão moribundo. Pensou que era o planeta, né? Esse corpo também anda cada vez mais doente e necessitando de urgentes cuidados. Já acendeu centenas de luzinhas de advertência, mas a humanidade permanece ignorando seus alertas. Até quando?

No entanto não é da Mãe Terra que falo, mas sim de um organismo bem bem bem menor, mas tão perigoso quanto um carro desgovernado ou uma úlcera supurada: me refiro ao nosso Parlamento.

O GOVERNO
O Parlamento, esse corpo de representantes eleitos pelos cidadãos brasileiros para exercer o poder legislativo, se deteriora dia-a-dia e tem revelado chagas tão purulentas que enoja-me olhá-lo, mesmo a distância. Para alguns é o principal responsável pelas enfermidades que assolam o Brasil, e as suas luzinhas indicadoras de mal funcionamento estão há muito tempo - e frequentemente - piscando, e são tantas que mais parece um enorme carro alegórico a desfilar na noite de carnaval.
Se sempre substituímos uma peça que não serve mais por outra novinha, ou um órgão que deixa de funcionar, por que mantemos na política parlamentares notadamente corruptos?

Apesar de todos os sinais visíveis desse corpo chagado, o povo continua a ignorar o que temos, a se deixar iludir e fingir que o país está com a saúde política perfeita. Age exatamente como quando não nos importamos com uma dorzinha de cabeça, uma má digestão, uma pontada no estômago. Sempre pensando: Vai passar!

Então, já podes responder a pergunta feita no início deste post? Tente. E me mande sua conclusão, OK?

quinta-feira, 7 de julho de 2011

3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Essa é para meu amigo Adinalzir, do Blog Saiba História, e para os amantes da história do Brasil, professores e alunos. Atendo com satisfação o pedido, feito como comentário na postagem anterior, de divulgar esse evento. Leiam e ajudem a divulgar, por favor. 

O Museu Exploratório de Ciências - UNICAMP recebe até 9 de agosto, em sua página na internet, as inscrições para a 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Composta por cinco fases online e uma presencial, a competição envolve professores e alunos na resolução dos problemas propostos, com o objetivo de estimular o conhecimento e o estudo, despertando talentos e aptidões.
A primeira fase da competição começa dia 15 de agosto. A fase presencial acontece no dias 15 e 16 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas.  
Podem participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história. A taxa de inscrição é de 20 reais para equipes de escolas públicas e 40 para equipes de escolas particulares.
Visite nosso site: www.mc.unicamp.br
Quaisquer dúvida envie um e-mail para: olimpiadadehistoria@gmail.com
Muito obrigado!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Professora corajosa numa escola no meio da floresta

Um educador está sempre atento e de ouvidos abertos para  aprender e ensinar. Tudo aquilo que pode servir de lição, de suporte a um conhecimento, de instrumento de ensino-aprendizagem, desperta no educador a atenção.

No feriado de ontem, quinta-feira, ligamos a TV ainda na cama, no exato instante que passava uma reportagem no programa Mais Você, sobre uma comunidade no interior do Amazonas chamada Novo Airão. A reporter é uma gracinha e a reportagem é bem intreressante, do ponto de vista cultural e antropológico. Mas o que me chamou a atenção e motivou essa postagem foi quando a reporter e toda equipe foram para a comunidade Velho Airão, cerca de 100km distante de Novo Airão, e abandonada a 100 anos. Lá, segundo foram informados, só existia dois habitantes.

Depois de horas de barco pelo Rio Negro, chegaram a comunidade abandonada de Velho Airão e, para surpresa geral, foram encontrar abrigo exatamente numa escola... que estava funcionando! Com professora e alunos!... 

D. Socorro, é uma professora de fibra e coragem (o que aliás deve ser predicado de todo educador), que decidiu levar a educação para as poucas crianças daquelas brenhas quase inóspitas, daquele hinterland amazônico. Ela mora na própria escola, dorme na própria sala de aula, e tem apenas 9 alunos... Ela me causou um puta incomodo quando comparei sua realidade e seu comportamento profissional com a realidade profissional e atitude de muitos professores que conheço aqui em Belém. Perguntada se sonhava em ser professora, D. Socorro respondeu:
Ai é que tá! Eu fugi do colégio pra não ser professora... Eu não queria ser professora. Ai , pá! surgiu a Faculdade de Letras da UNIS?...(não consegui entender). Vou fazer essa faculdade. Não vou ficar parada. Quando eu terminei senti assim uma vontade tão grande de lecionar.(...)  No ano passado, quando vim passear (...) eu me apaixonei por isso aqui. Eu disse: eu vou ser professora dessa escola... Pedi, e tô aqui na escola."

Só esse depoimento, singelo e simples, já me ganhou. Eu também jamais sonhei em ser professor. Entretanto, como acreditam os arabes (e eu também), tudo está escrito: maktub!. Mas, o que gostei mesmo foi quando ela disse: "Eu gosto de ensinar com uma vestimenta a caráter. Pra fazer a postura, né? Não é propriamente uma elegância, é a postura do professor". Isso foi um arraso.

 Para ela, naquelas brenhas da floresta amazônica uma professora deveria manter a diginidade; para ela é  uma honra ser professora e receber seus alunos como o sacerdote recebe os fiéis: nos trinques. Tirando a malfadada e danosa idéia de que o magistério é um sacerdócio e não uma profissão, Socorro nos passa a imagem de uma verdadeira educadora.

Postura de professor. Será que é isso que falta nos professores atuais? Quem desconhece as adversidades que os professores enfrentam para exercer sua profissão com a paixão que ele exige? Quem não se lembra da professora Amanda Gurge, que comoveu o Brasil com seu depoimento no Rio Grande do  Norte? Gurge e Socorro, uma altamente  politizada e investida de elevado espírito profissional,  outra prenhe de idealismo, mas ambas dedicadas a mesma causa e ao mesmo sonho: educar, formar cidadãos.

Eu gostaria muito que a reporter tivesse entrevistado melhor a professora Socorro. Tenho certeza que depois ela seria convidada do Faustão, do Jô, do Fanttástico, e daria entrevistas, faria parte de comerciais do governo, os quais atiualmente tentam restaurar a diginidade da profissão de professor.
Veja a reportagem no link abaixo, se tiver paciência para aguentar mais de 30 minutos:

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Humor: Mentiras que já ouvimos

E chegamos a quinta-feira, ante sala do fim de semana, como diz o Edgar Augusto na sua Feira do Som (Rádio Cultura FM/Belém -Portal Cultura). E o FDS pŕomete, minha gente... Inda mais que entramos no verão amazônico e Belém encontra-se ensolarada e calorenta - e com as abençoadas sombras de suas mangueiras - mas ainda com pancadas de chuva, chuva grossa, no decorrer do período.

A postagem de hoje é uma amenidade que provavelmente você, meu amigo leitor, já viu na sua caixa postal., mas se ainda não recebeu por e-mail, certamente vai gostar de ler aqui. Até porque trata daquelas  mentirinhas que todos já aplicamos ou já nos aplicaram, nalgum momento. Assim, da série "Mentirinhas que todos já ouvimos ou... já contamos", pincei estas: 

Algumas mentiras muito contadas:

1. ADVOGADO
Esse processo é rápido
2. AMBULANTE
Qualquer coisa, volte aqui que a gente troca.
3.ANFITRIÃO
Já vai? Ainda é cedo !!!
4. ANIVERSARIANTE
Presente? Sua presença é mais importante.
5. BÊBADO
Sei perfeitamente o que estou dizendo
6. CASAL SEM FILHOS
Visite-nos sempre; adoramos suas crianças.
7. CORRETOR DE MÓVEIS
Em seis meses colocarão: água, luz e telefone
8. DELEGADO
Tomaremos providências.
9. DENTISTA
Não vai doer nada.
10. DESILUDIDA
Não quero mais saber de homem.
11. DEVEDOR
Amanhã, sem falta!
12. ENCANADOR
É muita pressão que vem da rua.
13. FILHA DE 17 ANOS
Dormi na casa de uma colega.
14. FILHO DE 18 ANOS
Antes das 11 estarei de volta.
15. GERENTE DE BANCO
Trabalhamos com as taxas mais baixas do mercado
 Claro que faltam algumas mentiras nesse rol. Vejam que nele não aparece nenhum parlamentar brasileiro. O que diria, por exemplo o ANTONIO PALOCCI para explicar como seu patrimônio aumentou 20 vezes em 4 anos?

16. MINISTRO-CHEFE DA CASA CIVIL 
(   ) Minhas consultorias não beneficiam empresas com informações privilegiadas do governo
(   ) Minhas consultorias foram bem remuneradas porque as informações foram precisas  
(   ) Minha empresa não negocia com empresas que tem interesses com o governo
(   ) Não me inveje. Faça como eu: trabalhe.


Crédito da imagem: eramos6.com.br

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Mapa Conceitual do PITEC

O Curso de Elaboração de Projetos (C.H. 40h/Proinfo) realizado pelo NIED encerra no próximo dia 17. O Guia do Cursista* explica que o curso está estruturado em três eixos (Projetos, Currículo e Tecnologia), e tem por objetivos “propiciar um aprofundamento teórico sobre o conceito de projetos e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola”, que em outras palavras significa trabalhar a metodologia de projetos relacionada com o contexto educacional e tecnológico; enquanto promove a integração das TIC ao currículo de sala de aula, através de um Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC).

Durante os eixos 1 e 2 cada cursista foi criando, desenvolvendo e executando seu PITEC. Agora no eixo 3 eles devem elaborar um mapa conceitual de seu PITEC. Para aprenderem sobre mapeamento conceitual, nas duas últimas sextas-feiras (dias 03, 10) e amanhã (dia 17) temos apresentado a técnica de construção de Mapas Conceituais (que chamo de Diagramas Causais ou Algoritmos Semânticos) através do software CMAPTOOLS

Um mapa conceitual é a representação gráfica da rede de conceitos que um indivíduo elabora quando constrói seu conhecimento a respeito de um determinado tema ou assunto.

Como exemplo apresento o mapa conceitual criado pelo Prof. Augusto César para seu projeto Jornal da Turma "Se liga na 8ª".
 
Clique na imagem para ampliar
Postagem relacionada:


* Elaboração de Projetos: guia do cursista. Mª Elisabette B.
PRADO, Mª Elizabeth B. de ALMEIDA (org.). MEC. Brasília 2009. 1ª ed.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Professor com salário de médico?

Cena 1:
Meu sobrinho Bruno é um surfista carioca de 27 anos que cursava Medicina em uma universidade particular do Rio de Janeiro e formou-se no ano passado. Minha irmã tirou leite de pedra para que seu unigênito realizasse tal sonho. Bruno imediatamente consegui bom emprego. Ele trabalha muito, é verdade; atende em três hospitais, mas já começou ganhando muito bem... 

Cena 2:
G., um amigo de infância de meu filho, também com 27 anos, concluiu sua Licenciatura  em Ciências  na UFPA e passou no último concurso para professor do Estado do Pará.  Há cerca de 2 anos foi chamado para assumir turmas. Trabalha em 3 escolas com uma carga horária de 200 horas aulas e um salário que, somando a gratificação de nível superior (80%), os abonos (FUNDEB),  vai a pouco mais de 2 mil reais...

Não sou contra o médico ganhar bem. Mas porque um médico deve ganhar um salário inicial de  R$ 6 a 10 mil reais enquanto um professor fica na faixa dos 2 mil?

Se chegar o dia em que um professor como eu seja tão respeitado e valorizado quanto um médico, tenho a mais absoluta certeza que não estarei vivo, e talvez nem você que está lendo esse post.
No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

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