O Curso de Elaboração
de Projetos (C.H. 40h/Proinfo) realizado pelo NIED encerra no
próximo dia 17. O Guia do Cursista* explica que o curso está
estruturado em três eixos (Projetos, Currículo e Tecnologia), e tem
por objetivos “propiciar um aprofundamento teórico sobre o
conceito de projetos e suas especificidades no contexto escolar, bem
como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos
de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência
de mídias e tecnologias de educação existentes na escola”, que
em outras palavras significa trabalhar a metodologia de projetos
relacionada com o contexto educacional e tecnológico; enquanto
promove a integração das TIC ao currículo de sala de aula, através
de um Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC).
Durante os eixos 1 e 2
cada cursista foi criando, desenvolvendo e executando seu PITEC.
Agora no eixo 3 eles devem elaborar um mapa conceitual de seu PITEC.
Para aprenderem sobre mapeamento conceitual, nas duas últimas
sextas-feiras (dias 03, 10) e amanhã (dia 17) temos apresentado a técnica de construção de Mapas Conceituais (que chamo
de Diagramas Causais ou Algoritmos Semânticos) através do software
CMAPTOOLS.
Um mapa conceitual é a representação gráfica da rede
de conceitos que um indivíduo elabora quando constrói seu
conhecimento a respeito de um determinado tema ou assunto.
Como exemplo apresento o mapa conceitual criado pelo Prof. Augusto César para seu projeto Jornal da Turma "Se liga na 8ª".
Clique na imagem para ampliar |
* Elaboração de Projetos: guia do cursista. Mª Elisabette B. PRADO, Mª Elizabeth B. de ALMEIDA (org.). MEC. Brasília 2009. 1ª ed.
Nenhum comentário:
Postar um comentário