Essa postagem traz uma cópia (quase total) de outra postagem feita por mim ontem no Blog do NIED (veja AQUI). Replico-a não somente para ampliar a questão, porque gostaria de saber se noutras cidades existem blogs de escolas onde o responsável faz dele o espaço de suas idiossincrasias; como também por considerar que o assunto pode ser do interesse dos educadores e blogueiros educativos que me honram como leitores e seguidores.
"Como faço vez ou outra, estive
passeando pela nossa blogosfera municipal, isto é, a coleção de blogs
das escolas públicas da rede municipal de Belém. Como fui eu que iniciei
esse movimento de Blogs de escolas públicas aqui no estado (tanto na
rede municipal quanto estadual) me sinto um tanto responsável por eles,
quero vê-los crescer e se desenvolver como ferramenta de construção de
conhecimento e socialização de práticas pedagógicas bem sucedidas,
como instrumento propagação de bons exemplos didáticos ou, ainda, como
ferramenta de apoio, de denúncia ou crítica do que ocorre no espaço
educativo.
Assim, fico deveras satisfeito
quando encontro um blog de escola mantido sempre atualizado. Sei que
algumas escolas da rede municipal enfrentam/enfrentaram problemas com a
Internet, ou melhor, com a falta dela, mas que me perdoem os caros
colegas de Sala de Informática, isso não é justificativa para que o blog
da escola fique 1 ano sem uma única postagem.
Há, também, blogs que demoram
meses para comentarem algo de caráter educativo realizado na escola, e
há aqueles que trazem postagens que nada se relacionam com o cotidiano
da escola. O Blog da Escola Madalena Raad
é um exemplo deste último caso. Um triste exemplo, diga-se de
passagem. Seu uso não é como instrumento para mostrar à comunidade e
ao mundo o que os alunos estão aprendendo, o que os professores estão
ensinando e o que o gestor(a) está fazendo para que o ensino e a
aprendizagem ocorram naquele espaço educativo, mas como espaço
particular do responsável pelo blog. Dentre as 18 postagens feitas neste
ano de 2011, apenas duas se relacionam ao universo pedagógico e
escolar: uma sobre a Jornada Pedagógica (no dia 28 /01) e outra que traz
a letra e um vídeo do Abecedário da Xuxa (clique no link para ler), mesmo assim por solicitação das professoras de Educação Infantil.
(...)"
Para finalizar, pergunto: Você acha que estou agindo corretamente ao postar comentários advertindo o responsável pelo blog da escola quanto ao rumo que ele está dando ao blog, ou estou me intrometendo em terreno alheio e deveria deixar isso para a direção, coordenação e professores da escola resolverem? O que você faria?
4 comentários:
Franz,
Fico muito contente de ver o blog de nossa escola "deslanchar" neste ano com questões pedagógicas desenvolvidas por professores e pelo grupo do Lied (Laboratório de Informática Educativa) ou postadas e comentadas também por alunos. Valeu a pena estar insistindo durante todo este tempo.
É bastante pertinente a sua preocupação e também seu monitoramento afinal este é o maior objetivo de um blog escolar, que seu espaço seja estritamente pedagógico. E não colocar a exceção como regra. Visitem-nos!
Olá, Franz, realmente, o blog da escola não é espaço para tecer comentários de caráter pessoal, "tipo picuinhas", o objetivo do blog da escola é pedagógico, mas acredito que vc deveria falar pessoalmente ( email ou não) com o responsável pelo blog, em vez de tornar público esse "puxão de orelha". Creio que seria mais ético. Ou não?
Oi, Silene, obrigado pelo comments.
Olha, já fiz isso que vc. sugere, e não somente 1 vez.
interessante essas reflexões...mas devem estar conectadas à uma política referenciada de incentivo à criação e manutenção desses espaços virtuais...O sistema deve assumir coletivamente essa iniciativa e deixar de ser ações isoladas e fragmentadas de incentivo aos blogs (basta observar os blogs da equipe do nied - há uma ausência sentida).
A maioria dos docentes de salas de informática...não compartilham da importância dos blogs em todas as suas dimensões educativas...há ainda uma ausência de um plano de ação estruturado específico do nied nessa área...com ações articuladas de formação permanente tratando dessa temática...mas o foco parece estar em outra direção...e o franz se aposenta e o incentivo acaba...que pena !
Postar um comentário