terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Ciência e Tecnologia para Todos

Cerimônia de abertura 
Com o slogan "Ciência para todo o mundo", começou nesta terça-feira, dia 14/12, a Feira Internacional de Ciência e Tecnologia da Amazônia, que acontece no Hangar-Centro de Convenções da Amazônia até o próximo dia 16.

A abertura contou com a presença da Governadora Ana Júlia Carepa, do reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará, Prof. José S. Lourenço, do Sr. Maurílio Monteiro, Secretário de Estado de Ciência e Tëcnologia, dentre outras autoridades. E a conferência de abertura coube ao Prof. Wladimir Miranda, catedrático da Universidade do Porto.


A governadora aproveitou a ocasião para fazer um rápido balanço de seus 4 anos de mandato, esclarecendo que seu governo privilegiou ações voltadas para o futuro e não ações eleitoreiras, como por exemplo, a criação de um modelo de governo baseado no desenvolvimento e na inovação tecnológica, foco diretamente oposto que o governo anterior adotou.

Ana Júlia resaltou que o Pará era um dos poucos estados que não tinha uma Fundação de Amparo a Pesquisa. Fundações dessa naturezas são vitais para o desenvolvimento do estado e da nação, visto que contribuem largamente para a pesquisa em Ciência e Tecnologia, cujos produtos chegam às empresas e retornam ao cidadão em forma de benefícios. Nessa perspectiva ela deixa a implantada FAPESP. Também, em seu governo, foi criado o Parque Tecnológico do Pará - que será inaugurado dia 28/12 -, e há mais 2 previstos, um em Marabá e outro em Santarém.

Dentre os  modernos governantes paraenses esse blogueiro considera gestão da Governadora Ana Júlia como a que mais esforço desprendeu no sentido de desenvolver, apoiar e estimular projetos focados na Educação, na Ciência e Tecnologia. Seu governo cometeu erros, mas entendo que seus acertos superaram seus erros. A História haverá de lhe dar o devido valor.

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela publicação, só assim ficaríamos sabendo dos acontecimento em seu estado.
E acho também que quando um governante se volta para educação e para a ciências e tecnologia fica uma semente plantada para o futuro.
Abraço

esteblogminharua disse...

Oi, amigo Lucidreira. O evento tem trazido informações interessantes, mas não tem nada na área das TIC na da Educação.
Gostei de uma palestra sobre propriedade industrial e outra de registro de patentes.

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática