É cada vez maior o interesse em se criar blogs de escolas. Através deles as
escolas abrem um espaço para a interação virtual com a comunidade e
podem apresentar ao mundo o que seus professores estão realizando e o
que seus alunos estão aprendendo.
Também é um instrumento que pode gerar um grande retorno pedagógico se o(s) professor(s) blogueiro se dispuser a dedicar algum tempo para isso. Um blog de escola é um espaço de publicação e divulgação das ações e projetos da escola como um todo, por isso TODOS devem ser responsáveis pelo conteúdo das publicações, por sua atualização e manutenção. Temos visto diversos blogs de escolas repousarem exclusivamente nos ombros dos professores de Sala de Informática e depois ficarem abandonados porque o professor saiu da escola ou esqueceu a senha...
É importante que se construam parcerias entre os diversos setores e profissionais da escola que possibilitem a continuidade do trabalho no blog. O professor de Português pode ajudar, e muito, na revisão dos textos; o professor de Arte pode contribuir na criação de banners, logomarcas, charges, quadrinhos, ilustrações das postagens etc; outros professores podem apresentar, e devem, suas pesquisas e projetos para serem postados; o pessoal da cozinha pode divulgar os cardápios, falar de nutrição, dar receitas; a gestão pode publicar informes...
E os alunos? Esses, fundamentalmente, devem apresentar aos professores responsáveis pelo blog seus trabalhos (poesia, arte, vídeo, texto etc) que gostariam de ver publicados. Essa é a receita para que um blog de escola seja um blog de sucesso.
São vários os blogs de escolas municipais de Belém que por problemas diversos ficaram inativos e mesmo abandonados. Por isso digo que todos, sem exceção, podem e devem colaborar com o blog da escola, porque o Blog é a vitrine da escola. Em torno do blog é possível se criar um movimento que envolva as equipes técnico-pedagógica, pessoal de apoio, professores e alunos com vistas a melhorar o que se extrai e se produz no chão da escola.
No próximo dia 05 de novembro estaremos realizando mais uma Oficina de Criação de Blogs Educativos, para os professores de Sala de Informática das escolas de Rede Municipal.
Queremos com mais essa oficina oferecer instrumentos para que as escolas com blogs inativos retomem o caminho das atualizações, e oportunizar as que ainda não criaram seus blogs a chance de conhecerem e utilizarem um instrumento que pode promover mudanças importantes na ação pedagógica da instituição.
NOTA: Essa postagem é uma cópia da que fiz no dia 22/10, no blog do Núcleo de Informática Educativa-NIED, inclusive com o comentário que recebeu -que se lê abaixo
É buscando transformar o Blog em uma ferramenta de integração, socialização e potencialização das ações da escola que, desde 2007 tenho direcionado minhas oficinas de criação de blogs. O comentário abaixo deixa claro o papel pedagógico e social que o blog de uma escola pode desempenhar.
Blog da Palmira Lins de Carvalhodisse...
Caro professor, estou fazendo uma pequena pesquisa sobre as
possibilidades da ferramenta educacional da WEB 2.0: BLOG. Como
ferramenta de integração da escola unindo todos os seus turnos como uma
escola só, una e trabalhando para o sucesso total, ou seja uma escola
integrada nos esforços de todos por um e um por todos. Com as ações
sendo potencializadas, socializadas e incentivadas através do blog
escolar.Também é um instrumento que pode gerar um grande retorno pedagógico se o(s) professor(s) blogueiro se dispuser a dedicar algum tempo para isso. Um blog de escola é um espaço de publicação e divulgação das ações e projetos da escola como um todo, por isso TODOS devem ser responsáveis pelo conteúdo das publicações, por sua atualização e manutenção. Temos visto diversos blogs de escolas repousarem exclusivamente nos ombros dos professores de Sala de Informática e depois ficarem abandonados porque o professor saiu da escola ou esqueceu a senha...
É importante que se construam parcerias entre os diversos setores e profissionais da escola que possibilitem a continuidade do trabalho no blog. O professor de Português pode ajudar, e muito, na revisão dos textos; o professor de Arte pode contribuir na criação de banners, logomarcas, charges, quadrinhos, ilustrações das postagens etc; outros professores podem apresentar, e devem, suas pesquisas e projetos para serem postados; o pessoal da cozinha pode divulgar os cardápios, falar de nutrição, dar receitas; a gestão pode publicar informes...
E os alunos? Esses, fundamentalmente, devem apresentar aos professores responsáveis pelo blog seus trabalhos (poesia, arte, vídeo, texto etc) que gostariam de ver publicados. Essa é a receita para que um blog de escola seja um blog de sucesso.
São vários os blogs de escolas municipais de Belém que por problemas diversos ficaram inativos e mesmo abandonados. Por isso digo que todos, sem exceção, podem e devem colaborar com o blog da escola, porque o Blog é a vitrine da escola. Em torno do blog é possível se criar um movimento que envolva as equipes técnico-pedagógica, pessoal de apoio, professores e alunos com vistas a melhorar o que se extrai e se produz no chão da escola.
No próximo dia 05 de novembro estaremos realizando mais uma Oficina de Criação de Blogs Educativos, para os professores de Sala de Informática das escolas de Rede Municipal.
Queremos com mais essa oficina oferecer instrumentos para que as escolas com blogs inativos retomem o caminho das atualizações, e oportunizar as que ainda não criaram seus blogs a chance de conhecerem e utilizarem um instrumento que pode promover mudanças importantes na ação pedagógica da instituição.
NOTA: Essa postagem é uma cópia da que fiz no dia 22/10, no blog do Núcleo de Informática Educativa-NIED, inclusive com o comentário que recebeu -que se lê abaixo
É buscando transformar o Blog em uma ferramenta de integração, socialização e potencialização das ações da escola que, desde 2007 tenho direcionado minhas oficinas de criação de blogs. O comentário abaixo deixa claro o papel pedagógico e social que o blog de uma escola pode desempenhar.
Suas ponderações veem ao encontro desse sentimento de novidade para uma escola mais feliz e com maior auto estima expostos nas postagens democráticas dos nossos blog educacionais. Sua postagem é bastante reflexiva nesse sentido e pretendo usa-la. Obrigado.
4 comentários:
Franz
Nestas oficinas são discutidas formas de inserção destas atividades nas escolas como, por exemplo, prever na carga horária do professor ou incluir como tempo de sala de aula o envolvimento com os blogues?
Trago esta questão porque não vejo muitas possibilidades de mobilizar a comunidade escolar se as atividades vierem a se somar, em termos de tempo, ao que já é feito e demandar um aumento da jornada de trabalho (professores, funcionários e gestores) ou das horas de dedicação aos estudos (alunos).
abraço!
Oi, Suzana! Acredite ou não, ao escrever o post me lembrei dessa questão que certa ocasião discutimos em postagens anteriores.
Sei que profs. têm muito trabalho. Aliás, fiz uma postagem sobre isso, onde dizia que ser professor é coisa pra maluco,lembra?.
'Well', aqui em Belém os prof. tem um dia de HP (hora pedagógica) para sua formação. A formação dos Prof. de SIE acontece, via de regra, nas sextas-feiras, no NIED, mas acho que ele pode tirar 1h para atualiza o blog da escola...
:))
Este tempo para a formação por acaso coincide com aquele tempo reservado para preparar as aulas, corrigir trabalhos e atender as reuniões da escola?
Esta outra 1h de atualizar o blogue, o professor tira de onde? Qual a proposta?
só para provocar :)
Huahuahuahuahua!!!! Como já disse, entendo o blog da escola como uma ferramenta comunal e não individual. Penso que se há parcerias e colaborações de vários professores e de alunos, a distribuição do trabalho para atualizar o blog torna-se leve e fácil.
Postar um comentário