quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Curso de Elaboração de Projetos

Li no excelente Blog  Educa Já!, da minha amiga Cybele Meyer, que o Instituto Paramitas está oferecendo um Curso de Elaboração de Projetos gratuitamente. Confira no cartaz abaixo
                           
A Metodologia de Projetos sempre me traz á mente  a imagem de minha querida Profª Léa Fagundes, com quem aprendi sobre projeto de ensino, projeto de aprendizagem, Metodologia de Projetos, durante a Especialização em Informática Educativa, em 1997.

Quando se fala em projetos, muitos professores pensam logo naquela estrutura técnica e acadêmica,  fixa e complicada.  E quando se fala trabalhar a educação por projetos não é reinventar a educação, mas permitir ao aprendiz o prazer de descobrir (ou redescobrir), por si, mesmo as respostas e soluções às questões apresentadas; de trabalhar num ambiente colaborativo de aprendizagem e ampliar o domínio de suas habilidades e competências durante seu proecesso de construção de conhecimento, enquanto possibilita ao professor o enorme benefício de ir à favor do interesse do aluno ao mesmo tempo  que transmite o conteúdo de sua disciplina de forma mais prazerosa e eficiente.

Aqui, no NIED e no NTE de Belém, ministramos no primeiro semestre deste ano, o curso de Elaboração de Projetos (40h) do Proinfo Integrado (MEC), que disponibilizou um rico e farto material pela UFSC, com destaque para as  duas Betes: Beth Almeida e Beth Prado.

Os professores participantes deveriam realizar o PITEC-Projeto Integrado de Tecnologia na Aprendizagem e, embora alguns projetos apresentados ainda estejam em processo de conclusão até o fim do semeste, devemos admitir que apesar das vantagens ainda estamos longe de ver a Metodologia de Projetos ser efetivada em sala de aula.
Saiba quais as VANTAGENS do curso clicando aqui

Um comentário:

Adinalzir disse...

É isso aí, meu caro Franz!

Infelizmente ainda é preciso vencer muitas barreiras dos professores nesse e em outros eventos. Parece que a pior cabeça é a cabeça do próprio professor.

Conto com seu voto e o seu apoio no TopBlog. Já estou entre os Top 30!

Um grande abraço! :-)

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática