Li no excelente Blog Educa Já!, da minha amiga Cybele Meyer, que o Instituto Paramitas está oferecendo um Curso de Elaboração de Projetos gratuitamente. Confira no cartaz abaixo
A Metodologia de Projetos sempre me traz á mente a imagem de minha querida Profª Léa Fagundes, com quem aprendi sobre projeto de ensino, projeto de aprendizagem, Metodologia de Projetos, durante a Especialização em Informática Educativa, em 1997.
Quando se fala em projetos, muitos professores pensam logo naquela estrutura técnica e acadêmica, fixa e complicada. E quando se fala trabalhar a educação por projetos não é reinventar a educação, mas permitir ao aprendiz o prazer de descobrir (ou redescobrir), por si, mesmo as respostas e soluções às questões apresentadas; de trabalhar num ambiente colaborativo de aprendizagem e ampliar o domínio de suas habilidades e competências durante seu proecesso de construção de conhecimento, enquanto possibilita ao professor o enorme benefício de ir à favor do interesse do aluno ao mesmo tempo que transmite o conteúdo de sua disciplina de forma mais prazerosa e eficiente.
Aqui, no NIED e no NTE de Belém, ministramos no primeiro semestre deste ano, o curso de Elaboração de Projetos (40h) do Proinfo Integrado (MEC), que disponibilizou um rico e farto material pela UFSC, com destaque para as duas Betes: Beth Almeida e Beth Prado.
Os professores participantes deveriam realizar o PITEC-Projeto Integrado de Tecnologia na Aprendizagem e, embora alguns projetos apresentados ainda estejam em processo de conclusão até o fim do semeste, devemos admitir que apesar das vantagens ainda estamos longe de ver a Metodologia de Projetos ser efetivada em sala de aula.
Saiba quais as VANTAGENS do curso clicando aqui
Um comentário:
É isso aí, meu caro Franz!
Infelizmente ainda é preciso vencer muitas barreiras dos professores nesse e em outros eventos. Parece que a pior cabeça é a cabeça do próprio professor.
Conto com seu voto e o seu apoio no TopBlog. Já estou entre os Top 30!
Um grande abraço! :-)
Postar um comentário