sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O BLOG COMO ELEMENTO DE UNIFICAÇÃO DA ESCOLA

No início de 2008 começamos as oficinas de criação de Blogs Educativos, para os professores das salas de informática das escolas públicas municipais. O interesse dos professores foi grande e em pouco tempo tínhamos mais de 3 dezenas de blogs. 

Lamentavelmente, passados 2 anos, alguns blogs deixaram de existir ou foram excluídos, outros permanecem há muito tempo sem movimentação, sem postagens, sem atualização. Dos 32 blogs de escolas municipais, 14 estão parados há 1 ou 2 anos, e 5  não fazem nenhuma postagem há pelo menos 3 meses.

Sabemos que diversos fatores contribuem para que o blog de uma escola permaneça atualizado, dentre eles destacam-se os recursos  e condições técnicas (situação dos computadores e da internet na escola); os recursos humanos envolvidos no projeto (professores, alunos e colaboradores); a rotina de atendimento do professor de sala de informática, que não disponibiliza um espaço para a atualização dos blogs, e um dos elemento  mais  relevante nesse processo, a falta de colaboração e apoio de professores de sala de aula, e mesmo de alguns gestores. 

No reverso da moeda, há blogs que permanecem numa trajetória ascendente, não somente quanto às postagens, mas também em relação às melhorias e incrementos implementados na página. Para quem ainda não conhece o trabalho e a importância de um blog educativo, recomendo que leiam a postagem do Blog da Escola Palmira Lins de Carvalho, capitaneado pelo Prof. Roberto Cunha e  pela Profª. Elizabeth Santos. Leia abaixo um trecho da postagem.

O BLOG COM O ELEMENTO DE UNIFICAÇÃO DA ESCOLA

O blog também pode promover um novo entrosamento na escola. É um fato frequentemente comprovado que a escola parece ser formada por várias escolas, uma em cada turno, pois é muito comum o professor ao visitar a escola noutro turno se sentir como se estivesse numa outra escola. A comunidade escolar também sente esse impacto ao se dirigir à escola num outro turno para resolver seu assuto. Sente-se que falta algo que una e reuna todos os turnos e a nós parece que esse algo é sem dúvida o Blog.
(Leia na íntegra AQUI)
NOTA: Essa postagem é uma cópia da que fiz no mês passado, no Blog do NIED

8 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Franz

Falta um item na lista de 'faltas'. Falta o horário, dentro da carga horária do professor, para tocar projetos como este.

Geralmente, o blog vem se somar ao trabalho do professor, sem que as necessárias condições sejam dadas.

abração!

esteblogminharua disse...

Caríssima Suzana, é sempre um prazer ter no blog um comments seu. Obrigado!
De fato, é preciso tempo para cuidar de um blog (bem sabemos,né), mas a idéia que trabalho é que o blog da escola deve ser uma produção comunitária, e assim o trabalho deve ser mais facil. Contudo, o mais dificil tem sido construir essas parcerias. Mas vamos tentando.
Abraços paraônicos.

Suzana Gutierrez disse...

Aí é que está. Se é um projeto da escola, ela deve prover o tempo e o espaço para que o projeto aconteça. Professores do Estado e Município tem carga de trabalho estúpida.

Eles já trabalham de graça horas e horas em casa. Aí vem a proposta do blogue e ela é... (adivinha) mais trabalho para casa.

Blogs são ótimos, tem grandes possibilidades na mão de uma comunidade ciativa. Mas as condições precisam ser asseguradas.

abração!

esteblogminharua disse...

Concordo plenamente, e defendo que todo professor tenha sua HP (hora pedagógica), num modelo que temos aqui na prefeitura de Belem. É um dia todo usado para sua formação etc.Mas proponho que o blogt da escola seja a vitrine das coisas que acontecem no espeço escolar, e que os alunos devem contribuir. Assim, o professor reponsavel pela sala de informática opu pelo blog, deve criar uma equipe que será responsável pelo blog. Ele apenas supervisionará.
Abração fraterno e amazônico

Rocio Rodi disse...

Franz,
A crítica dessa natureza é sempre bem-vinda mesmo. Solicitei na escola que o Lied articulasse seu trabalho com toda a escola, valendo-se das HP, que na EB são constituídas de mais horas do que nas Escolas Municipais, pois, os professores tem 6 horas diárias de trabalho, constituída de 4 (sala de aula) + 2 (HP). Parece que neste mês de outubro o projeto vai decolar. A demora vem da reestruturação do espaço, mudança de ambiente, estrutura no aterramento, banda larga... Ideias pululam e o pessoal comprometido nessa articulação se mostra bastante animado. Logo teremos novidades. Abraços esperançosos!

Adinalzir disse...

Prezado Franz

São muito pertinentes as suas considerações sobre o uso do blog na escola. Lá onde eu trabalho, criei um blog e venho tentando fazer o melhor possível, mas falta apoio da própria direção e de muitos colegas professores. Não demonstram interesse, nunca tem tempo e não querem aprender.

Sei que é muito trabalho, mas geralmente, só conto mesmo com os alunos, pelo menos isso. Mas tenho fé que um dia isso vai mudar.

Um abração fraterno e carioca! :D

esteblogminharua disse...

Caro Adinalzir, eu acredito que a mudança vem pelo computador e a Internet. Mas como toda mudança, ela é lenta, mas gradual. Confiamos nisso e assim vamos realizando nosso fazer pedagógico.

Josete Maria Zimmer disse...

Oi franz!
Fico muito feliz quando leio seus pôsteres porque são desafiadores para o trabalho dos professores, e também, ajuda na minha pesquisa sobre o uso do blog. No entanto, nem sempre temos sucesso com nossas idéias...
Apenas para ilustrar o que a Suzana diz: O professor de Informática da minha escola queria fazer um blog colaborativo que alunos e professores freqüentassem e participassem. Eu fiquei toda animada porque isso ajudaria na minha pesquisa...
Mas, esses dias o professor me disse que os colegas estão desanimados por conta do tempo, que é mínimo, e também, por conta das políticas do governo aqui em Sampa (as provinhas para permanência no emprego).Eles só têm duas horas de atividade na escola, e uma vez por semana. Neste espaço de tempo há muitos outros assuntos a serem tratados,e o blog ficou esquecido. Sem contar o desgaste que é para acessar, devido à baixa conexão.
Enfim, por outro lado ainda há colegas que morrem de medo de ousar, e para não dizer que não sabe nem ligar o computador, diz que não vê nenhuma potencialidade no uso do blog, é mole?
Ah! Parabéns pelo seu aniversário!
Grande Abraço,
Josete

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática