segunda-feira, 29 de março de 2010

É PODA!

É poda, mas parece mutilação. É isso que a gente pensa quando vê o serviço de poda das grandes mangueiras, símbolo histórico e cartão postal da capital paraense.

Contudo, como nas ruas de Belém as mangueiras formam verdadeiros túneis, suas copas atingem os fios elétricos e telefônicos, suas raízes rompem calçadas e tubulações, seus frutos, na época da safra, caem sobre as pessoas e sobre carros, as folhas e galhos velhos caem e entopem bueiros... E há sempre quem reclame disso.

Eis porque as podas feitas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente-SEMMA são tão necessárias, porém mais parecem uma punição à pobre árvore, tal a forma como são feitas. Parece que querem obrigar as árvores centenárias a se adaptarem as novas condições urbanas. É por isso que, de vez em quando, uma se vinga e desaba sobre um carro.






5 comentários:

Blog da Palmira Lins de Carvalho disse...

Realmente é um grande risco mas com certeza poderíamos precaver situações como essa ilustrada. Fico pensando que muitas coisas deveriam ser resolvidas por crianças pois suas soluções ingênuas aos adultos muitas das vezes dariam certo, lá vai: por que não amarrar os galhos com cabos de aço, feitos de maneira técnica e bem intencionada por quem de dever; outra: vamos fazer uma malha bem bolada para aparar as mangas e direcioná-las para uma cesta para que o belenense possa simplesmente coletá-las e saboreá-las com farinha ou cortada em tiras... hummmm, é poda!

esteblogminharua disse...

Oi, Rbrt (já notou que teu nome pode ser escrito sem vogais? Foneticamente fica meio afrancesado, mas dá para entender - Rsss...!).
Bem, companheiro, obrigado pela visita e comentário. Tb acho que se deve encontrar soluções mais práticas do que essas podas mutilantes.Me preocupa o desaparecimento da mangueiras que embelezam a cidade e reduzem o calor. Gostei da idéia de uma rede ou malha, sob as copas das mangueiras, para colher e direcionar as mangas que caíssem.

Adinalzir disse...

Vocês aí em Belém, pelo menos, parecem ter um serviço eficiente de poda. Aqui no Rio de Janeiro, muitas vezes as árvores ficam largadas e abandonadas a própria sorte pela Prefeitura.

E aí, amigo Franz! Recebeu a foto do prêmio? Se ela não chegou, me avise.

Abraços, :-)

Equipe Sem Limites disse...

Olá Prof. Fraz!

Acredito que a falta de um planejamento e poda permanete é também um dos fatores que leva a tanta violência(só tomam providência quando o risco é muito grande).
Vale citar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos alunos da E.E.Ulisses Guimarães (Cadê o verde de nossas praças?)e apresentado no Museu no último domingo onde falam inclusive de nossas lindas mangueiras e o descaso do poder público. Muito interessante por sinal.

Equipe Sem Limites disse...

Você brincou com as vogais e eu esqueci a consoante.

Abraços Prof. FraNz!

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática