quarta-feira, 10 de março de 2010

Escola Pública do Pará na Feira Virtual de Ciência e Engenharia

A produção de brinquedos educativos feitos com Miriti e sua utilização no ensino de ciências é o título do trabalho que as alunas Luana Letícia Silva dos Santos e Glenda Ronely Gomes Correa, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Joaquim Viana, localizada no município de Ananindeua, região metropolitana de Belém, estão apresentando na Feira Brasileira de Ciencias e Engenharia-FEBRACE.

O trabalho foi orientado pela professora Ângela Costa Santa Brigida,que já foi aluna deste blogueiro em 2009, num curso realizado no NTE Prof. Washington Lopes. Elas concorreram com 1.200 projetos e ficaram entre os 280 selecionados. Agora disputam o prêmio nacional e uma vaga na feira internacional, que ocorrerá este ano em San Jose, California-EUA.

Assim, querido leitor ou leitora, você pode colaborar votando neste projeto . Basta clicar no link FEBRACE 2010-EXA211 e clicar no botão VOTAR.
Nota: Já estão em primeiro lugar (confira em Mapa, no site do projeto)
ASSISTA O VÍDEO




Resumo:
Foram construídos brinquedos educativos que servirão como instrumentos complementares nas aulas de Física, Química e Biologia utilizando-se como matéria-prima o Miriti (Mauritia Flexuosa), que pode ser adquirido com facilidade na capital, Belém. O presente projeto visa despertar o interesse dos alunos do ensino médio para a disciplina de Física, Química e Biologia, a partir da construção de brinquedos educativos, desenvolvendo, assim, a criatividade, estimulando a curiosidade e relacionando-os ao cotidiano dos alunos. A fabricação dos brinquedos privilegiou um planejamento segundo a escolaridade e os conteúdos da disciplina, os brinquedos foram construídos juntamente com os alunos por meio de oficinas ministradas pelo professor coordenador do projeto. Os brinquedos escolhidos foram: rato, roda-gigante, tatu, cobra, barco, periscópio, estrutura de DNA, células animais e vegetais e modelos atômicos de diversas estruturas. Os estudos teóricos foram baseados em cada brinquedos, dentre eles, temos: Movimento Circular, Transmissão e Conservação de Energia, Empuxo, Óptica Geométrica, Ecologia, a Célula, Tabela periódica, Química Orgânica, dentre outros. Esse projeto tem como meta construir no prazo de um ano, diversos brinquedos para serem usados em sala de aula, visto que a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Joaquim Viana não possui um laboratório Multidisciplinar para que as aulas práticas dessas disciplinas sejam ministradas.

5 comentários:

Certamen EducaRed disse...

Estimados/as “bloggers”,

Permita-nos felicitá-los por este blog e , em geral, pelo uso pedagógico que fazem das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Nos gostaria de convida-los a participar no Concurso Internacional EducaRede, que pretende facilitar a comunidade educativa novas ferramentas, conhecimentos e métodos de trabalho para assumir as mudanças que as Tecnologias da Informação e Comunicação provocam na nossa sociedade e nas novas gerações de estudantes, assim como nos métodos de ensino e aprendizagem.
Te animamos a visitar nosso site, http://www.educared.org/certameninternacional, onde encontrará muita informação do evento.
Podem participar do Concurso criando blogs, webs e wikis. Também os professores podem participar sozinhos, com Experiências Didáticas relacionadas com o uso das TIC.
O prazo de inscrição finaliza no dia 16 de abril. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com o Escritório do Concurso.

Cordialmente,
Escritório do Concurso Internacional EducaRede
Correio eletrônico: certamen@educared.org
Telefono: 902.905.144
+34.981.975.621

profª Maria do Carmo disse...

Franz ao divulgar este trabalho em seu blog, você já estar dando uma grande contribuição ao grupo. Todavia se voc~e divulgar o link de votação contribuirá ainda mais com este grupo para que chegue a California.
Para votar neste trabalho basta clicar no link:
http://febrace.org.br/virtual/EXA/211/
Leve-o para seu blog.

Franz disse...

Prof. Maria do Carmo, obrigado pela visita. Considero uma obrigação nossa como educadores, apoiar toda e qualquer atividade ou projeto pedagógico interessante. E este blog é meu instrumento para divulgar isso. Quanto ao link, acredito que não tenha percebido, mas ele está na postagem, exatamente após a palavra "link".
Franz

Projetos.Ação.blogspot.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Professor Eduardo disse...

Ola!
Gostei muito do blog ... jah add aos favoritos!
E quando tiver um tempinho dah um pulo no site: Professor Efetivo Concursos

abraçã

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum