domingo, 21 de março de 2010

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS

O Núcleo de Informática Educativa-NIED e o Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE estão realizando o Curso Introdução à Educação Digital (40h) e o Curso de Elaboração de Projetos (40h), que juntamente com o Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (100h) constituem o processo formativo do Proinfo Integrado. Este blogueiro está dividindo suas 12 horas diárias de trabalho entre esses dois locais e entre esses dois cursos, além de ministrar uma oficina sobre JClic, de preparar um curso sobre o Audacity e de participar do curso de Especialização em Mídias na Educação (UFPA) como orientador. E há quem pense que vida de professor blogueiro é mole.

Mas essa postagem é sobre o  Curso Elaboração de Projetos. O curso tem carga horária de 40 horas distribuídas em 8 semanas, e tem por objetivo  oferecer aos gestores e professores de escolas um aprofundaento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das praticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao curriculo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola.

No NIED trabalhamos na modalidade EAD, com 3 encontros presenciais, mas no NTE a proposta é todo presencial. Uma das tarefas dos professores-cursistas é criar um blog do curso.  Se você quer conhecer o material do curso, acesse o ambiente e-Proinfo, no Item APOIO – Material de Apoio, ou Clique AQUI.

Achei esse vídeo motivacional na Web e pretendo mostrá-lo às turmas.

3 comentários:

Marcelo Carvalho disse...

Oi Franz, realmente a vida de professor e blogueiro não é nada fácil. E se este professor optou por ser um multiplicador do NTE, sobre ele repousam mais responsabilidades, pois seu papel é contribuir para a formação dos demais professores que trabalham nas escolas da rede.
E para finalizar este comentário quero acrescentar duas informações a sua postagem:
1- O curso de elaboração de projetos do NTE não é totalmente presencial e sim semi-presencial, porém, teremos um encontro presencial por semana.
2- Durante o curso os alunos terão que desenvolver e aplicar um projeto em sua escola, este projeto deve articular as tecnologias ao curriculo escolar. O projeto será a condição para que o aluno receba o certificado de conclusão do curso.

Marcelo Carvalho

esteblogminharua disse...

Oi, Marcelo, grato pela visita e comentário.
É, ser multiplicador de NTE é uma grande responsabilidade, eu bem sei, pois estou nessa há 12 anos.
Bem oportuno seu esclarecimento quanto ao Curso de Projetos. Contudo no NIED fazemos apenas 3 encontros (12h) ao longo de todo curso, que tem CH de 40h. Por outro lado, no NTE com 1 encontro por semana, em 10 semanas temos as 40h totalemnte presenciais.
Franz

Adinalzir disse...

Meu caro Franz

Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelo curso. E pedir mil desculpas pelo meu sumiço.

São as várias atribulações da vida de um professor blogueiro em período letivo. Rsrs... Gostaria de dizer também que adorei a camiseta e o cd (que aliás, é de uma sensibilidade sem igual).

Estou enviando hoje as fotos. É só conferir.

Abraços cariocas de um Rio de Janeiro depois da Hora do Planeta!

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática