domingo, 30 de agosto de 2009

BOTO SET CABANO

É muito gratificante quando o blog da gente pode contribuir na divulgação de bons projetos, ainda mais se são voltados para a educação mediada pelas TIC.

Recentemente, fiz uma postagem sobre a apresentação do BotoSet Linux - Cabano (Leia AQUI), o novo sistema operacional desenvolvidos pela equipe do Projeto SET, da UFPA, que irá substituir o atual BotoSet Açaí nas máquinas das escolas da rede pública estadual do Pará, no próximo ano.

Nessa postagem venho atender a uma solicitação, feita em comentário, pelo Marcus Tulyo, um dos desenvolvedores do Projeto SET, onde ele diz: peço que o senhor divulgue sobre a disponibilidade para download e a eleição através da enquete em nosso site.

Acontece que a interface do novo sistema ainda não está definida, e caberá aos professores de NTE e de Salas de Informática essa escolha. Os protótipos (Live) de cada uma das interfaces (em KDE e GNOME) estão disponíveis para para downloads no site do Projeto SET. Para fazer o download clique AQUI.

Após baixar as ISO (KDE4 = 663,2 MB; GNOME2 = 691,1MB) e testá-las, o professor deve participar da enquête para votar em qual acha mais adequada. Clique AQUI para votar.

Assim, estou convidando todos os interessados a  conhecerem os novos BotoSet Linux e colaborarem na escolha daquele que irá ser adotado em 2010.

PS.: Tulyo, já estou baixando a versão KDE (agora em 76%) e depois baixarei a GNOME.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Um blog, um amigo, um Selo

Este blog foi indicado pelo amigo Wolney para o selo "Vale a Pena Ficar de Olho Nesse Blog", e receber essa indicação é uma honra para este blog.

Wolney é um professor de raro talento, sensibilidade e cultura, os quais derrama em seu blog, o Soprando.Net , um blog rico de informações que contribuem para a formação de professores.

Um selo que se dá para um blog é um prêmio, uma distinção, por ele se tornar o que ele busca ser: um espaço dispersor de conteúdos específicos, de  entretenimento, de informações.

Receber um selo é sempre uma grande satisfação para qualquer blog, posto que é um indicativo não só de carinho, mas sobretudo de amizade e consideração. E seguindo a regra, indico meus 10 blogs para serem contemplados com este selo.

A TURMA DO AÇAÍ -  Um blog delicioso como o açaí criado pelo Rosinaldo Pinheiro. Quadrinhos com personagens típicos e  temática regional do Pará.
AYVU RAPYTA  -  Blog da turma de professores contadores de histórias, de Belém.
SERGIO BLOG 2.4 - Blog do professor de Física Sergio Lima, traz informações e noticias sobre política, educação, tecnologias, e links para seus outros espaços.
RAFAELNINK.COM - Mais que um blog, um repositório de objetos de aprendizagem, de dicas e conteúdos para a educação e as TIC.

BLOGOSFERA MARLI - Um blog que é referência, da professora gaúcha Marli Fiorentini.
CHUPA ESSA MANGA - Um blog divertido e cheio de vídeos engraçados e curiosos.
APRENDENDO A FAZER BLOG - Blog do Professor Dilson Aires, que traz dicas e recursos para fazer blogs.
LUA DE OURO - Blog da professora Ana Cecília, com suas histórias gostosas de se ler.
SOM BARATINHO - Blog sobre pérolas da MPB, do amigo Mario Proença. Imperdível!
 NTE Belém - Blog do NTE Prof. Washington Lopes, com informações sobre formação de professores, apostilas, documentos sobre a Infromática Educativa no Pará.

domingo, 23 de agosto de 2009

Amazônia e a consciência de Xangai

Esta postagem é parte da blogagem coletiva "Consumo Consciente", proposta pela Cybele Mayer do Blog Falando Sobre...

Quando se fala em consumo consciente, logo nos lembramos da floresta amazônica e de sua biodiversidade. Não se pode impedir o progresso, e usar os recursos da Amazônia é uma necessidade cada vez mais premente no mundo moderno. Contudo, é imperioso que esse uso seja feito de maneira a garantir a regeneração da floresta e a sustentabilidade de seus infinitos dependentes.

Em defesa desse propósito muitos já se sacrificaram ou se sacrificam. Chico Mendes e Irmão Doroty são dois exemplos bastante conhecidos. Outros, como o poeta amazônida Thiago de Melo, lutam com versos e vão espalhando sementes por onde passam.

E há, ainda, os cantadores, como o paraense Nilson Chaves, o paraibano Vital Farias (Saga da Amazônia), o baiano Eugênio Avelino, mais conhecido por Xangai. Eles usam suas vozes e suas violas nessa luta de esclarecimento e de alerta contra a devastação gestada pelo consumo desenfreado.

Esta canção é uma das mais belas pérolas do cancioneiro popular, da cantoria de viola. Nesta canção Xangai começa com um aboio, o grito dos vaqueiros tocando gado, e nos faz sentir a impressão/emoção de que tange uma boiada de árvores para a proteção de um curral imaginário...

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

SISTEMA OPERACIONAL HOMENAGEIA A CABANAGEM

Ontem, este blogueiro esteve na apresentação da próxima versão do BOTOSET LINUX, o sistema operacional adotado nas Salas de Informática-SI das escolas públicas estaduais paraenses e nos Núcleos de Tecnologia Educacional-NTE do estado.

Originalmente conhecido simplesmente por Boto, ele surgiu a partir de uma customização feita pelo Prof. Cavalcante sobre o KURUMIN, uma distribuição Linux desenvolvida pela equipe do Guia do Hardware.

Posteriormente, em 2006, foi criado um convênio com Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Pará-UFPA, visando corrigir suas falhas e incluir novas ferramentas para facilitar o ensino-aprendizagem.

A equipe do Projeto SET(Servidor Estação de Trabalho), coordenada pela Profª. Sandra de Fátima Rocha Trindade, foi a responsável pelo trabalho que deu origem ao BotoSet Linux, uma solução baseada no UBUNTU (da Canonical). Vale ressaltar que essa escolha pelo Ubuntu foi logo seguida pelo MEC, ao desenvolver seu Linux Educacional.

UM LINUX CABANO

O BotoSet Linux, que está na sua versão AÇAÍ, receberá uma atualização nos próximos dias, e em janeiro de 2010 passará para sua versão CABANO. Este blogueiro se pergunta para que gastar com uma atualização se em 3 meses tudo será mudado? Segundo o Prof. Cavalcante, essa atualização é para atender as configurações das novas máquinas enviadas pelo MEC para algumas escolas, que não aceitam a versão antiga, baseada no Ubuntu 6.

O novo BotoSet Linux foi denominado "Cabano" em homenagem ao movimento ocorrido no Pará entre 1835 e 1840: a Cabanagem, a primeira rebelião popular que levou os escluídos ao poder e cujo palco principal foi a cidade de Belém.

Para quem não sabe, "cabanos" era uma denominação dada os pobre e miseráveis (escravos negros, mestiços, índios, seringueiros) que viviam em cabanas às margens dos rios ou na periferia e nos alagados da cidade.

KDE ou GNOME: eis a questão!

O BotoSet Linux-Açaí foi desenvolvido com a interface gráfica KDE série 3, mas com o fim dessa série surgiu um pequeno impasse: continuar com o KDE, agora na série 4, ou adotar a simplicidade espartana do ambiente GNOME 2.0? Durante a apresentação os jovens desenvolvedores apresentaram os prós e contras de cada opção, mas ao final ficamos sem saber qual o melhor e qual foi o escolhido.

O que importa é que o BotoSet Linux-Cabano trará algumas inovações e melhorias que visam corrigir os bugs da versão AÇAÍ. Além de fazer uma revisão, atualização e ampliação do conjunto de aplicações educacionais da versão anterior, oferecerá mais recursos e ferramentas ao usuário. Seja em que modo gráfico for, ele será bem recebido.

Jogos Pedagógicos Paraenses

Na ocasião, a Profa. Danielle Fonseca Costa apresentou um jogo pedagógico desenvolvido em Flash que poderá ser incorporado ao pacote do BotoSet Cabano. Trata-se do seu trabalho de mestrado (veja mais AQUI), baseado nos personagens de quadrinhos criados WENDELL PIMENTA, a tribo dos BAIÚKAS (veja mais AQUI).

Também nessa linha histórica, alunos de Computação da UFPA estão desenvolvendo um game sobre essa famosa página da história paraense. (Veja comentários AQUI)

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Cursos de Formação em Informática Educativa

É cada vez menor o número de professores que desconhecem Informática, mas sempre que começamos uma nova turma no curso de Formação de Professores em Informática Educativa, encontramos alguém que ainda não possui nenhuma intimidade com o computador. Geralmente são os professores mais velhos.

CURSO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL - LINUS EDUCACIONAL 3.0

Desde o dia 10 de agosto que o Núcleo de Informática Educativa-NIED, órgão da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC-Belém), encarregado das formações de professores para o uso das TIC nas escolas da rede municipal e do assessoramento aos professores de Salas de Informática, iniciou mais um curso de Formação de Professores em Informática Educativa - Linux Educacional 3.0.

O presente Curso, que é todo prático e presencial, foi estruturado com base na apostila Introdução à Educação Digital, do Proinfo Integrado (SEED/MEC), entregue a cada cursista junto com o CD-ROM correspondente. Este material impresso e digital foi, originalmente, elaborado para um curso de 40 horas (particularmente, acho um tanto difícil transmitir todo conteúdo proposto em tão pouco tempo). Por isso fizemos algumas adaptações e nosso curso passou a ter carga horária de 110 horas, distribuídas em 5h diárias (de segunda à quinta-feira). Veja abaixo a grade do curso (clique na figura para aumentar): ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

Já no Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE, órgão da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-Pa), que tem as mesmas finalidades do NIED, iniciará hoje, 17 de agosto, mais 6 turmas (2 por turno) de seu curso Tecnologia na Educação - Ensinando e Aprendendo com as TICs.

Desde 2007 o NTE vem desenvolvendo esse curso na modalidade semi-presencial e com carga horária de 100 horas, sendo 28h na modalidade EAD. A equipe do NTE elaborou uma apostila que foi adotada pela Coordenação de Tecnologias Aplicada à Educação-CTAE/SEDUC, para todo o estado. Para obter uma cópia dessa apostila, clique AQUI.

Na modalidade EAD empregamos o ambiente E-Proinfo, e buscamos seguir a proposta do Guia do Cursista do MEC, para o curso de 100 horas. Esse guia está dividido em 4 unidades, cada uma com diversa atividades. Em virtude de seu grande número, decidimos realizar uma experiência e neste semestre os cursistas já iniciam com algumas das atividades propostas para a UNIDADE 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.

O cursista acessa essas atividades pelo blog do NTE (clique AQUI para ver). Esperamos com isso dinamizar ainda mais o curso e cobrir o maior número possível de atividades propostas no Giua do Cursista.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Cultura Paraônica na Alemanha: Grupo IAÇÁ

Cheguei ao Pará, parei. Tomei açaí, tomei tacacá, tomei suco de cupuaçú, tomei banho de rio, fiquei. Só quem é do Pará sabe o que é dançar o Carimbó, o Siriá, o Xote Bragantino. Só quem é do Pará sabe o cheiro do patchouli, da priprióca, da catinga-de-mulata, da maniçoba fervendo...

Mas do que qualquer outra coisa, foi a cultura paraônica que me fez vir para cá. E mesmo após 29 anos ela continua me encantando, seduzindo. Parte dessa cultura estará sendo apresentada em várias cidades da Alemanha e Suíça, pelos jovens do Grupo de Cultura Regional IAÇÁ (açaí ao contrário).

Essa postagem é uma forma de render homenagem a essa cultura, que é do Pará, mas é, acima de tudo, do Brasil; aos integrantes do Grupo IAÇÁ , que embarcou hoje rumo a Alemanha, e ao trabalho da Paróquia de Confissão Luterana de Belém, que com mais esse trabalho encheu de alegria e satisfação tantos corações e mentes. Certamente o IAÇÁ encantará corações e mentes do velho continente e retornará à casa com a satisfação de ter combatido o bom combate. Este blogueiro deseja muito sucesso ao Grupo IAÇÁ nessa sua primeira tournê pela Europa.

O texto abaixo é um recorte que fiz do original produzido pela pastora Cibele Kuss.
O Grupo de Cultura Regional Iaçá, às vésperas de completar 12 anos de existência como um dos projetos da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Belém-PECLB, coordenado pela Associação Mururé (AMU) da PECLB, vê-se frente ao grande e maravilhoso desafio : mostrar no velho continente, através da força e alegria de 12 jovens do grupo, a nossa cultura amazônica, tão rica e exótica, quanto nossa floresta, nossos rios e nossa biodiversidade. Certamente, é com orgulho que o grupo e a Paróquia aceitam este desafio, na verdade se torna um privilégio de poucos, mas que humildemente será realizado com muito amor e dedicação.

Convidado a participar da 10ª “Kinder Kultur Karawane” (Caravana Cultural da Criança), projeto de intercâmbio cultural entre jovens do mundo inteiro, declarado pela UNESCO como Projeto Oficial das Nações Unidas para a década 2009/2010 (A UNESCO e UNICEF assumiram o patrocínio da Caravana Cultural da Criança), 12 jovens do grupo (8 dançarinos e 4 músicos), acompanhados de 2 educadores e da pastora, estarão realizando apresentações culturais e oficinas sobre o Grupo IAÇÁ e o trabalho sócio-educativo-cultural-espiritual desenvolvido pela Paróquia Luterana em Belém para jovens e adultos em diversas cidades da Alemanha e da Suíça no período de 12 de Agosto a 20 de Outubro de 2009.

Na Alemanha, além de realizar apresentações culturais e oficinas, está incluído em uma programação de diversos shows e intercâmbios em comunidades luteranas e várias cidades, entre elas, Dortmund, Salzgitter, Aurich, Oldenburg, Hamburgo, Hannover, Freudenberg, Osnabruck, Munique, Ludwigsburg e Sturttgard. O grupo passará 10 dias na Suíça a convite da Comunidade Ecumênica de Halden, em Saint Gallen, participando de atividades com seus grupos e parceiros. Também estará em Bern e Zurich.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Poesia Matemática

Quem ainda não conhece a famosa Poesia Matemática, de Millôr Fernandes, esse nosso consagrado jornalista, escritor e humorista? Gente de todas as áreas, não apenas da Matemática e Portugês, já usaram de alguma forma os versos dessa obra antológica que, segundo o próprio autor, foi feita como uma brincadeira.

Como poema, já foi recitado por atores como Paulo Autran (que segundo Millôr a recitava muito mal), já apareceu na nternet e em diversos lugares. Acho que até já virou animação. Eu a usei durante vários anos em minhas aulas de Matemática para o Ensino Fundamental e de Metodologia da Matemática, nos Cursos de Formação de Profssores.

Hoje, encontrei um livrinho que traz uma nova roupagem para essa magistral poesia, rica da criatividade e humor que caracterizam os trabalhos de Millôr Fernandes.

O livrinho foi publicado recentemente (2009), pela editora Desiderata, com 29 folhas e ilustrações (excelentes) da Mariana Newlands. Vale a pena você comprar. Mas não seja egoísta e guarde só pra você. Empreste para um amigo, dê pro filhote ler, use como um objeto de aprendizagem(OA) com seus estudantes de Matemática, Portugês, Artes, Filosofia etc.

domingo, 9 de agosto de 2009

Dia dos Pais sem Pai

DIA DO PAI SAUDOSO

Hoje é o Dia dos Pais. Isso para os que tem o privilégio de ainda contar com seu pai ao lado. Para outros como eu, hoje é o "Dia do Pai Saudoso".

Sei que um dia chegará o "meu" Dia do Pai Saudoso, mas assim como eu enxergo meu velho pai em mim toda vez que olho para meus filhos, assim também sei que meus filhos irão me enxergar sempre que olharem para os seus filhos.
Até lá, deixo-lhes essa mensagem ainda sem título.

Os olhos do meu pai
Me espiam
Por detrás daquelas nuvens.

Os olhos do meu pai
Por detrás dos olhos do meu filho
Me espiam.

Pelos olhos do meu pai
Que comecei a ver o mundo
Mas pelos olhos de meu filho
O mundo se revelou a mim.

Hoje
São meus olhos
De pai e filho
Que anseiam ver
Os olhos de pai
No rosto de meu filho.
(Belém, 09/08/2009)

terça-feira, 4 de agosto de 2009

NESTAS MAL TRAÇADAS LINHAS...

Essa postagem faz parte da blogagem coletiva "Uma Carta de Amor" proposta pelo blog "Vou de Coletivo" para este mes de agosto.
..........................................................................................
NESTAS MAL TRAÇADAS LINHAS... UMA CARTA DE AMOR

"Escrevo-te estas mal traçadas linhas, meu amor..." Assim começa a canção "A Carta", de Erasmo Carlos, e era assim que eu começava as minhas poucas cartas de amor, nos idos de 1970. Era o tempo do ginásio, e como era um cabra tímido pra danar, usava cartas e bilhetes para me declarar às meninas. Cheguei até a comprar um livro que ensinava a escrever cartas de amor. Um dia emprestei-o para um colega da escola e ele nunca mais retornou para mim...

Hoje não escrevo mais cartas, muito menos as de amor. Não do modo tradicional, aquele com tinta, papel e envelope (e muitas vezes com carteiro também). Hoje, temos a Internet e o e-mail. E tudo se tornou tão fácil!...

Mas que aqueles que gostam de escrever cartas estão desaparecendo, isso estão! Nem em ocasiões como Natal, Dia dos Namorados, Bodas etc, a gente escreve mais para o outro. Mandamos pela Internet um cartão virtual ou, quando muito, compramos um cartão igual a outos milhares, com as mesmas imagens, cores e frases, e nele escrevemos apenas nosso nome. Foi-se o romantismo nessa sociedade capitalista e dependente da informática? Não, não acabou o romantismo, acabou a originalidade.

Mas, com certeza, ainda devem existir os que gostam de rabiscar numa folha de papel suas frases de amor, gostam de escolher o papel com o cuidado com que escolhem a roupa do primeiro encontro e expremem seus sentimentos de ternura na tinta com que escrevem suas mal traçadas linhas. Geralmente são pessoas que não usam o computador, não conhecem a Internet.

Eu desconheço quem ainda escreva cartas, inclusive de amor. A última pessoa que me escrevia cartas foi Dona Margarida, minha mãe, que nunca usou um computador. Todas as cartas que recebi dela eram de amor (carta de mãe é sempre uma carta de amor, não é?), e ela sempre começava assim: "Frankoto, querido!". Mas ela se foi em 2006...

domingo, 2 de agosto de 2009

Fucinho de porco não é tomada: Retorno às Aulas em tempos de Influenza A

Amanhã, muitos professores, alunos, pais de alunos ou seus responsáveis retomam o rumo da escola, para mais um semestre letivo deste ano da graça da Virgem de Nazaré de 2009. Chegamos ao final das férias de meio do ano, as mais longas e por isso mesmo mais aguardadas por todos.
Neste ano, entretanto, há uma novidade que pode prolongar essas férias por mais uma semana, em alguns estados e nalgumas escolas: a famigerada "Gripe Suína" ou, como ordena a Organização Mundial da Saúde-OMS, a Influenza A H1N1.
São 4 estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, R. G. do Sul) e mais o Distrito Federal onde escolas municipais, estaduais e particulares prorrogaram as férias por mais uma semana, por conta da gripe. Aqui em Belém uma amiga já disse que a filha só irá para escola na próxima segunda, dia 10. Outra, cujos filhos estudam no colégio Marista N.S. de Nazaré, está preocupada porque muitos estudantes do Nazaré costumam passas suas férias fora do país, embora o Nazaré tenha divulgado que as aulas retornarão no dia 10/07.
As férias foram prorrogadas para que as crianças, na possibilidade de terem se contaminado, tenham tempo de apresentar os sintomas antes de retornar à escola. A medida é uma forma de impedir o alastramento do vírus, mas será que adiar o retorno das aulas adianta?
Fui apanhar meu filho no aeroporto, na madrugada deste sábado, e tinha um jovem casal com máscaras cirúrgicas andando pelo saguão. Com certeza acham que alguém pode ter desembarcado ali contaminado, dado uma tussidinha, umas espirradinhas... Achei-os meio noiados. Sendo assim, como estaríamos eu, minha mulher e minha caçula, que passamos por 4 aeroportos e duas rodoviárias nestas férias?
Certo! Todo cuidado é pouco. Mas supondo que alguém, retornado das férias nesta semana, estivesse com o vírus da gripe (mas ainda não apresentou os sintomas) e, inocentemente, tenha aproveitado para ir ao cinema do "Shopis", ou ido à missa deste domingo. Acaso já não fez um belo estrago? E será que não foi exatamente durante aquele filme récem lançado que você assistiu, ou na missa que acabou de participar? :)
Ah! Não sei se é por acaso que o remédio Tamiflu é a única opção para tratar essa doença... Quanto não deve ter faturado seu fabricante, hem?
Sei não! Do jeito que a mídia está tratando o assunto acho que estão assustando mais a população do que informando ou preparando-a para o enfrentamento de uma possível epidemia (ou pandemia, como querem os mais pessimistas). E, como sempre, há alguém ganhando uma fortuna com o medo alheio.
No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum