terça-feira, 2 de junho de 2009

Concurso de Blogs Educativos do Pará

1º Concurso de Blogs Educativos do Estado do Pará!

A Secretária de Estado de Educação-SEDUC, através de sua Coordenação de Tecnologias Aplicada a Educação-CTAE e dos Núcleos de Tecnologia Educacional-NTE do estado do Pará está promovendo o 1º Concurso de Blogs de escolas da rede pública estadual. O objetivo é estimular a criação de Blogs para cada escola da rede, tornando-o um instrumento de divulgação e de acompanhamento das ações e projetos pedagógicos desenvolvidos no seio da escola, e estimular seu uso por professores e alunos, com vistas a incrementar e desenvolver novas relações entre os principais atores do processo educativo e amplificar a interação entre a escola e a comunidade.

O processo acontecerá em duas fases. Na primeira, cada NTE realizará um concurso entre as escolas de sua área de abrangência, e escolherão 3 blogs em cada categoria, nomeadamente, Blog de Escola e Blog de Professor. Estes estarão concorrendo ao título de melhor blog do estado e ao prêmio de um Laptop, para cada categoria. As inscrições para a primeira fase já começaram em vários NTE, e a segunda fase está prevista para acontecer na primeira quinzena de outubro.

O Início
A proposta teve início em 2007, quando esse blogueiro decidiu levar a cabo seu projeto de oficinas de criação de blogs para os professores de Sala de Informática (SI) das escolas da rede pública em Belém (tanto estadual quanto municipal). O projeto foi levado a cabo nos NTE de ambas as redes, mas foi no NTE-Belém/SEDUC que, em 2008, realizamos o 1º Concurso de Blogs Educativos de Escolas Públicas Estaduais da Grande Belém. O evento, de certa forma modesto, contou com o apoio da CTAE, e graças a isso foi um grande sucesso (Confira AQUI).

Na ocasião falei com o prof. Wilson Barroso, Diretor da DEDIC, e com o Coordenador da CTAE, prof. Cavalcante, da intenção de fazer um concurso de Blogs Educacionais em nível estadual, em 2009. A idéia foi abraçada, o projeto foi encaminhado ao CTAE e uma comissão foi criada para reelaborar o projeto original e coordenar o concurso estadual, e ele se tornou naquilo que sonha todo idealista: num projeto que é de todos, para todos e por todos .

Hoje observo um grande interesse de muitos professores para criarem seus blogs ou os de suas escolas, e sonho ver surgir o que denomino "Blogosfera Educativa Paraense", um conjunto de blogs de TODAS as escolas públicas estaduais paraenses onde alunos e professores possam construir um novo canal de interação, de valorização de suas práticas, desenvolver projetos de intercâmbio e conhecer como seus colegas estão ensinando/aprendendo noutras escolas do estado; que técnicos e gestores possam ver as experiências exitosas de outros e sejam estimulados a copiá-las; que os NTE possam utilizar essa rede de blogs para acompanhar o desempenho das SI, trocar informações e prestar assessoramento a distância. Finalmente, espero ver essa blogosfera trazer a comunidade em geral para dentro da escola, acompanhando o que ela está fazendo pelo ensino de seu filho e, porque não, usando o blog para elogiar, cobrar ou denunciar. Tenho certeza que esses mesmos desejos estão nascendo nos corações e mentes de muitos dos nossos professores blogueiros.

* Logo criada pelo blogueiro

4 comentários:

Fernandão disse...

Fiz o comentário no post errado...
Caro Franz,
Tenho certeza que o concurso será um sucesso.
Quanto aos patrocínios, é assim mesmo, os empresários ainda não sabem o verdadeiro significado da expressão “cidadania empresarial”
(http://www.alcyrvermelho.com.br/patrocinios.htm ), e, a maioria, não está nem aí para cultura ou educação.
Um abraço fraterno

Blogando Francês disse...

Certamente o concurso será uma forma de incentivar a comunidade escolar A reconhecer o blog como uma riquissima ferramenta educativa.
Abraços

Escola Maria Carmelita de Moraes disse...

Amei a iniciativa .... será que este concurso vem para SP também ??
Sou mediadora de Informática de uma escola do Ensino Fundamental e a cada vez mais vejo toda a comunidade escolar se envolver ainda mais na inclusão digital, enriquecendo o blog da escola.
Confira nosso trabalho:
http://escolamariacarmelita.blogspot.com/

Ana Paula

Léa Paraense Serra disse...

Caro Prof.Franz,

Houve mudança quanto ao período de inscrição? Estendeu o prazo? Estou pensado em fazer a inscrição do lemaposerra.

Abraço.

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática