sexta-feira, 15 de maio de 2009

10 anos numa ilha deserta?!

Esta postagem faz parte da TERTÚLIA VIRTUAL deste mês. Neste mês o mote é: :"Você irá passar 10 anos numa pequena ilha deserta no Pacífico, e só poderá levar cinco coisas. Quais seriam?"

Passar 10 anos numa ilha deserta pode ser como deitar-se sobre o mármore quente do inferno e servir de tapete para a família do capeta, ou gozar férias num paraíso em Terra. O fato é que tudo é relativo, segundo Einstein. E, nesse caso, tudo depende de quem te acompanha ou do que levas contigo para a ilha. Neste domingo, no almoço do Dia Das Mães, perguntei pros cunhados o que eles fariam no meu lugar. Queria usar as idéias para fazer a postagem da tertúlia.
Murphygólio, um pedagogo marido de minha cunhada Phylostramina, disse: - Franz, vamos combinar, se é uma ilha deserta (deserto = desabitado, despovoado, solitário) não pode ter ninguém além de você, certo? Então leva uma boa barraca; um terçado afiado; muito papel e lápis; uma caixa de isqueiros e uma boneca inflável.
- Ué, e pra que tanto papel? - perguntei.
- Ora! Para escreveres tua aventura. Assim quando voltares podes publicar um belo livro, um best seller, que será filme, ganhador de Oscar...
Ringridnelson, aparteou:- Por que não levas apenas uma coisa?
Ante a minha cara de espanto, me mostrou a foto abaixo, de um trailer equipado. Gostei da idéia e acrescentei que os promotores das nossas tertulias são camaradas e incluíram entre esses 5 coisas um acompanhante.
Sendo assim, disse minha cunhada Phyló, porque não levar apenas DUAS coisas: o trailer e tua mulher? Outro cunhado me alertou para o fato de que alguém poderia dizer que eu estava bancando o espertinho e burlando as regras. E meu primo disse: - Pois é, só dentro do trailer tem MUITO mais de 5 coisas. Então pra que levar a mulher?
Fui perguntei para minha mulher o que ela achava de passar 10 anos comigo numa ilha deserta; só nos dois, o mar e a mata selvagem. Acho que ela gostou, pois caiu na gargalhada e, até hoje, toda vez que me olha cai na risada.
Mas, apesar de todas as sugestões, eu ainda não encontrara as 5 coisas que poderia levar. Foi quando Setembrina, minha sobrinha advogada, falou: Tio, porque o Sr. não leva apenas 3 coisas? Deu uma olhada para minha mulher que continuava rindo e corrigiu. Três não, duas? Todos aguardamos em silêncio, menos minha mulher que não parava de dar risadas.
Setembrina continuou:
- Veja bem, a regra diz que o Sr. pode levar até 5 coisas. Um trailer é uma 'coisa' que vem com outras 'coisas', mas é UMA coisa. Assim, legalmente, pode levar o trailer. A outra coisa que deve levar é um termo de posse da ilha, ou uma procuração com plenos poderes para que mais tarde o Sr. seja o dono dessa ilhota. E, depois que retornar e escrever seu livro, poderá construir uma bela casa lá, pegar a titia e ir viver numa paradisíaca ilha do Pacífico...

5 comentários:

Anônimo disse...

Você se saiu muito bem com a escolhas das 5 coisas para levar para a ilha.

Anônimo disse...

Franz, colocar todo mundo para dar palpite não vale !
Hum... estava esperando aquelas longas histórias bem cheias de detalhes que você sabe muito bem contar. (Como a da nossa viagem até Cuba)
Você vai ficar me devendo esses 10 anos numa ilha deserta com mais detalhes .
Grande abraço!

Fábia Sacramento disse...

Boa reflexão! Parabéns! Porém ainda não consigo também definir as 5 coisas para levar a ilha. Quem sabe todos precisamos de uma ilha dessas para sabermos de verdade quais nossas 5 coisas essenciais?
Boa tarde!

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

esteblogminharua disse...

To "Anonimo"
Thanks for stopping by my blog. U're very kind! Thanks one more time.
Franz

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática