Caro leitor, quero falar um pouco sobre um concurso de Blogs que estamos realizando com escolas da rede pública estadual subordinadas ao assessoramento pedagógico em Informática Educativa do Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE de Belém, e que tem despertado o interesse de outros NTEs, conforme alguns e-mails que tenho recebido.
Em maio passado, criei o projeto "Minha Escola na WEB: Blogs e Podcast". O projeto é fruto de uma idéia iniciada em 2006 quando fiz um blog (meu primeiro) para o projeto "Artes Visuais e o Olhar que Dialoga", da Profa. Rosita Ribeiro, colega de trabalho no Núcleo de Informática Educativa-NIED, da Prefeitura de Belém. Ainda em 2006, pelo final do ano, uma ex-colega de trabalho participava também do projeto TIM, Música nas Escolas, que patrocinava a criação de rádios analógicas em três escolas da rede municipal. Então convidei-a para criarmos um projeto de rádio escolar digital, um Podcast. E assim surgiu o Projeto "Rádio Som da Amazônia", que culminou em 2007 com um excelente trabalho dos alunos durante a Reunião Anual da SBPC, aqui em Belém. Veja abaixo a logo que criei para o projeto.
Na rede estadual decidi começar o projeto pela construção de Blogs educativos, de forma a "estabelecer um espaço virtual de divulgação das ações e projetos de alunos, professores, gestores etc, enquanto possibilita a troca de conhecimentos e informações entre esses atores", e num segundo momento complementar com o Podcast.
O I Concurso de Blogs de Escolas Públicas Estaduais da Grande Belém pretende tornar-se um elemento de valorização dos projetos de Blogs educativos publicados pelas escolas, ao mesmo tempo servir de estímulo ao uso dessa ferramenta na melhoria do processo de leitura e escrita dos alunos. E tenho observado que os professores de Sala de Informática, responsáveis pelos blogs, estão cada vez mais empolgados com o trabalho de criação e publicação, e isso nos impulsiona a continuar acreditando que a Informática pode promover a tão esperada melhoria no/do processo de ensinar e aprender nas escolas publicas brasileiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário