quarta-feira, 16 de abril de 2008

O Professor, este alquimista.

A alquimia é uma expressão que pode assumir várias conotações e significados, segundo a situação e contexto na qual empregada, e tem a ver com a atitude do ser humano em busca de sua evolução e transcendência.
No início dos anos 1990 me ocorreu que nosso papel, como professores, é exatamente igual ao dos alquimistas antigos: a transformação do carvão negro da ignorância em luminoso e cristalino diamante, pelo fogo do conhecimento e do saber. Isso é como a busca pela pedra filosofal e pelo elixir da longa vida. Assim, em homenagem ao Dia do Professor (15 de outubro), que por coincidência é a data de meu natalício, escrevi o acróstico abaixo, com o qual celebro minha condição e homenageio a todos que exercitam-se nessa prática.

O ALQUIMISTA

Palavras e pedaços de giz
Riscando feito arado
O fértil e ignoto solo
Fazem a semeadura e a colheita
Enchem espaços infinitos
Solvem a mais dura substância.
Sejam, pois, benditos
Os que magicamente transmutam
Riscos de giz e palavras em homens.

4 comentários:

Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz disse...

Bom dia Franz!
Falou em Alquimia vim logo correndo!
hehehehehe!!
^^!
Mal de Químico.
XD
Mas concordo plenamente contigo qdo se refere a nós professores enquanto alquimistas.A Alquimia, caracterizada pela transmutação[seja dos metais em ouro, seja do espiritual em plenitude]é o que mais nos caracteriza nessa nossa profissão: nossa capacidade de estar em constante transformação frente as mais diferentes situações que nos são propostas ou pelas quais somos acometidos no dia-a-dia de nossa profissão. E nos tornamos seres tão versáteis que até mesmo nossa vida pessoal toma outros rumos.
Adorei, de coração, sua postagem!
Só faltou uma borboleta para ilustrar melhor!
^^!
Abraços!!

Soninha disse...

Olá sou estudante de pedagogia e tenho recebido com frequencia, mensagem do blog_educativos e, suas mensagens são interessantes. Só não participo mais porque não entendi o que é esse blog e sempre que tento alguma coisa encontro dificuldades, bem, vou aprender... O que mais me interessou no que voce disse foi o tema transdisciplinaridade,quero compô-la a nível de TCC e gostaria de muita ajuda pra aqgora e depois. Se lembre de mim. Obrigada!

Adinalzir disse...

Caro Franz!

Achei muito boa a postagem. Realmente os professores são verdadeiros "alquimistas". Pena que muitas vezes a escola e as autoridades educacionais, não consigam colaborar plenamente com essa química.

Abraços, :-)

Léa Paraense Serra disse...

Também gostei da postagem fazendo a relação professores x alquimia. Haja química! Abraço.

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática