sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Punição para aluno que desrespeitar Professor

Já era tempo de se implantar uma medida como essa, antes que a situação chegasse a um nível intolerável, posto que está quase lá. Por outro lado, se o governo realmente desejasse valorizar o professor como profissional da educação, creio que poderia encontrar outras formas de fazer com que os estudantes (e seus responsáveis) respeitassem o locus pedagógico e seus atores. 
..........................
A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (28)proposta que prevê punição para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino.

Pelo Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, será encaminhado à autoridade judiciária competente. A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta das escolas como responsabilidade e dever da criança e do adolescente estudante.

O relator, deputado Mandetta (DEM-MS), destacou que a violência contra professores do ensino médio e do fundamental é uma das causas da falta de qualidade da educação brasileira. “Professores com medo de sofrer violência ou represálias verbais e físicas, principalmente por parte de alunos, somado à falta de punição administrativa e/ou judicial dos estudantes indisciplinados ou violentos somente corroboram a existência de sérios problemas educacionais”, afirmou.

O parlamentar disse ainda que um estatuto que assegura apenas direitos, sem determinar deveres, desrespeita uma das regras básicas da educação, que é o respeito aos direitos dos outros. “É fato que há uma crescente violência contra professores e diretores em sala de aula, que não vem sendo coibida adequadamente pelas normas hoje em vigor. Cremos que o sistema de proteção integral determinado pela Constituição Federal às crianças e adolescentes também passa por imposição e cumprimento de deveres”, concluiu.

Fonte: http://www.pp.org.br/noticias/453/161469/ComissaoAprovaPunicaoParaAlunoQueDesrespeitarProfessor/

3 comentários:

Sirlene C. Costa disse...

Gostei muito da notícia! Nossos mestres merecem todo respeito. Sou sua seguidora. Estou copiando seu texto no meu blog: http://bibliotecagecn.blogspot.com
e no meu face Sirlene C. Costa. Com a devida autoria e com seu link) e fonte. Abraços!

Alencarnovomundo disse...

A punição de discente que desrespeita docente já era de se esperar.A gritante falta de reverência por parte do aluno concernente ao educador, está abusiva.Há muito a ser executado ainda para banir das escolas este hábito insalubre.

Unknown disse...

Olá Educador, Felicidades para toda sua casa!

Estamos aqui para convidar você a conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo é unir e divulgar blog de educadores.

DIVULGUE SEU BLOG no EDUCADORES MULTIPLICADORES e fique em evidência. Compartilhe saberes!

A parceria é exclusiva para blogs de Educadores/Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.

Faça parte da família dos Multiplicadores! Seu blog ficará mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas do Brasil e Portugal. Amplie seu público!

Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

IRIVAN

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática