terça-feira, 26 de abril de 2011

Glossário do Bloguês e Creative Commons

O comentário que transcrevo abaixo foi deixado na postagem anterior:
Olá, Franz! Estou aqui solicitando sua autorização para publicar seu glossário do bloguês no Portal Rioeduca (portal dos professores da Cidade do Rio de Janeiro). Há muitos blogs surgindo na rede e muitas dúvidas... Considero ótimo seu trabalho de esclarecimento dos termos técnicos, e sei que muito ajudará nossos professores.Não esquecerei de citar sua autoria e endereço digital. 
Desde já, te agradeço!  
Um abraço,  
Prof. Ivanise Meyer 
Portal Rioeduca - http://www.rioeduca.net/index.php/
Foi muita gentileza da Ivanise Meyer deixar esse comments. Agradeço-lhe e, evidentemente, já respondi dando a permissão solicitada. 
 
Porém, minha gente blogueira, visitante contumaz ou apenas passante incidental, quero aproveitar a ocasião para dar um esclarecimento aos que navegam pela Blogosfera: não é preciso pedir autorização ao autor para usar um texto ou uma imagem de um blog que está sob Licença Creative Commons (como é o caso deste blog e de todo conteúdo nele postado, inclusive dos artigos disponíveis na barra lateral), desde que você referencie a fonte e autor corretamente.
Ao licenciar seu material (texto, foto, vídeo, áudio etc) em CC o autor está protegido pelas leis aplicáveis de copyright, mas também está autorizando, de maneira explícita e legal, que qualquer pessoa possa reproduzir em parte ou na íntegra seu trabalho, desde que respeite as atribuições dadas pela licença.
Assim, fiquem à vontade para reproduzir todo material disponível neste blog,  sem necessidade de autorização expressa do proprietário. No entanto, a regra da boa etiqueta manda que ao fazer isso, pelo menos, informem ao autor.

3 comentários:

Unknown disse...

Muito bom o esclarecimento, foi de uma utilidade, pública.
Abraço

esteblogminharua disse...

Oi, Lu. Obrigado pela sempre presença. Forte e fraterno abraço

Adinalzir disse...

Gostei muito dos esclarecimentos. Estou sempre a aprender nesta Rua repleta de conhecimento.
Um grande abraço! :-)

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática