domingo, 2 de janeiro de 2011

CENAS DE BELÉM 7

Como soe acontecer a cada fim de mês, este blog apresenta suas "Cenas de Belém". Este dezembro, por conta das tradicionais festas de fim de ano, essa popstagem atrasou um pouco. Em 2011 espero trazer novas e mais interessantes cenas desta cidade que adotei há 30 anos.

Começarei com o bonito e enorme presépio de ferro, montado no espelho d'água diante do Centro de Convenções de Belém-Hangar, e com as originais árvores de Natal de alumínio, plantadas no entorno do Hangar. Note que a iluminação especial causa um bonito efeito.
Ao lado, mais um dos inúmeros casarões do centro de Belém que estão desaparecendo para ceder espaço às construções modernas. Essas antigas construções de fachadas artisticamente decoradas, de pé-direito alto, janelões e grandes portas, mais que registro de uma época são patrimônio da cultura local. Desta só restou a fachada.  
E como gente esperta e gente tola existe em todo canto, vou apresentar uma forma de crime quase institucionalizado. A foto ao lado mostra um banner colocado no canteiro central da Av. Pedro Miranda, bairro da Pedreira (por sinal o bairro onde moro) anunciando a compra de vales transportes. Como se sabe, o Vale-Transporte é um benefício vinculado ao trabalho e concedido ao trabalhador, por isso seu uso  por terceiros é crime (parágrafo 3º da Lei 6.404/76).
Aqui em Belém, uma passagem de ônibus custa R$ 1,85, e os otários vendem, em média, por R$ 0,70. É como diz um ditado carioca: "Enquanto houver otário, malandro não passa fome."

5 comentários:

Adinalzir disse...

Adorei as cenas de Belém. Aí, como aqui no Rio. É preciso ainda muita fiscalização por parte das autoridades em cima dos malandros espertos que existem por toda parte.
Um bom domingo e um ótimo 2011!

Luiz N. Vieira disse...

As fotos são belíssimas!
porém alguns visuais deturpados por falta inclusive de fiscalização, permitindo tais abusos. Isso é o fim!!
Falando nisso chagamos ao fim de mais uma promoção de aniversário do Blog Apareça lá e veja se vc foi contemplado.
Abraços
Luiz mané da ilha!

Anônimo disse...

Pois é Adinalzir,algumas das minhas "Cenas de Belém" são "cenas"de qualquer cidade. É uma pena que seja as piores.

esteblogminharua disse...

Oi, Luiz, grato pela visita, companheiro.
Vou dar uma conferida sim, lá no blog.
Abraços paraenses

Niuza Eugênia disse...

Eu gosto das cenas de Belém...
bju
Niuza

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática