quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Oficina de Blogs Educativos

Como sabemos, a Internet possui e disponibiliza excelentes ferramentas de interação para a construção colaborativa de conhecimentos e produção coletiva de informação e comunicação numa perspectivas interdiscursiva, portanto interdisciplinar.

Em 2006 descobri duas coisas que mudaram minha relação com a educação e a Informática: o conceito de Educomunicação e as potencialidades pedagógicas da Web 2.0 com Blog e Podcast. A primeira foi através de um texto do  prof. Ismar Soares (USP) e do trabalho com podcast do professor paulista Carlos Lima, do "Nas Ondas do Rádio"; a segunda foi, de forma autodidática, criando -e ensinando a criar- blog e podcast. Até então, nenhum profesor de escola pública paraense (municipal ou estadual) havia criado seu blog ou podcast.

Em 2007 iniciei as primeiras oficinas de criação de blogs (no Blogger) para professores da rede pública municipal e estadual em Belém. Desde então tenho insistido no emprego de blogs e podcast como as  ferramentas mais dinâmicas e ricas para o processo de ensino e aprendizagem, como instrumento de criação coletiva e de aproximação dos atores do processo educativo, capaz de contribuir para mudar o conceito tradicional de escola, dando-lhe uma nova perspectiva de ação que transcende os muros da escola e a própria sala de aula.

Essas ferramentas possuem inúmeras e empolgantes perspectivas pedagógicas. Além de permitirem que os alunos de uma escola possam expor e discutir o que estão aprendendo com alunos de outros colégios, de outras regiões e/ou com pessoas de qualquer canto do mundo, as ações envolvidas na elaboração e produção dos Blogs e Podcasts não só potencializam o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita, pesquisa, análise, seleção e transmissão da informação, como também contribuem para ampliam a capacidade sócio-comunicativa do estudante, enquanto  proporcionam uma reflexão crítica e propositiva de realidade.

Apesar disso, é com certa melancolia que observo vários blogs de escolas do município de Belém que foram criados desde que comecei esse projeto, permanecerem abandonados, esquecidos por seus criadores.  Por outro lado, me reanima sobremaneira o interesse de alguns professores que me pedem  novas oficinas de criação de blogs numa perspectiva educomunicativa.

Com a expectativa de reanimar blogs desatualizados e criar novos, amanhã (5/11) o Núcleo de Informática Educativa-NIED estará recebendo cerca de 30 professores de Sala de Informática de escolas da rede pública municipal de Belém, para mais uma oficina de Blogs Educativos.

NOTA: Na barra lateral deste blog disponibilizo para download um Tutorial do Blogger, que elaborei para esta oficina. Ou clique AQUI para baixar.

*Ilustração obtida em www.sergeicartoons.com,
com uma pequena adaptação no texto feita por mim

6 comentários:

Jamille disse...

Grande incentivador e pioneiro na criação e divulgação do uso de blogs na educação aqui no Estado, vc já deixou de ser um bactéria resistente para ser uma super-resistente!!
Apesar da melancolia que dá pelos "filhos" que espalhestes não se desenvolverem a contento, vc n desiste de contaminar outros e até de enfrentar os anti-corpos já adquiridos. Essa é uma infecção que vale a pena espalhar!!
Parabéns a vc e ao NIED por dar esta oportunidade aos professores municipais.

Unknown disse...

Como já disse antes não sou professor de formação, mais sou educador ou monitor na área de fotografia e escultura/entalhe em madeira.
Só tenho a parabenizar por preocupar-se com a disseminação de idéias como esta.
Queria eu que fosse estendida a todo território brasileiro.
Abraço

Rocio Rodi disse...

Muito sucesso nesta nova empreitada, sei que vai conseguir conquistar muitos de nossos colegas e ajudar a movimentar as aprendizagens nas escolas além de promover a interdiscursividade, pois, um blog atravessa todas as disicplinas num belo e grande abraço institucional em prol dos saberes culturais. É a história dando continuidade, você é o pioneiro no Estado por esse incentivo nas escolas públicas e se recoloca entre referências nacionais a cada novo curso.

esteblogminharua disse...

Oi, Jamile, Lucidreira e Rocio, obrigado pela visita e pelas amáveis palavras. Ver todas as escolas se beneficiando da Web 2.0 e 3.0, se interconectando através de instrumentos infotelecomunicacionais e com isso construíndo uma real e autêntica educação transformadora e progressista é um ideal que sei que não verei se realizar, mas não deixo de alimentar cotidiariamente.

Anna Barreau Meninéia disse...

Espero que esta oficina seja um sucesso e que consigamos melhorar a nossa experiência com o uso dessa ferramenta de suma importância na construção e divulgação do processo ensino-aprendizagem. E que dessa vez tenha certeza que não vamos abandonar os nossos blogs.
Parabéns por mais essa iniciativa.

Anna Barreau Meninéia disse...

Espero que esta oficina seja um sucesso e que consigamos melhorar a nossa experiência com o uso dessa ferramenta de suma importância na construção e divulgação do processo ensino-aprendizagem. E que dessa vez tenha certeza que não vamos abandonar os nossos blogs.
Parabéns por mais essa iniciativa.

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática