quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Entrevista de Lula aos Blogueiros

#Lulablogs
Aconteceu hoje pela manhã, no Palácio do Planalto, o Lulablogs, uma entrevista histórica concedida pelo Presidente Lula a um grupo de blogueiros progressistas. Com poucos minutos de iniciada, a entrevista já era o terceiro tópico no twitter mundial.
Ouvi a entrevista às 14h e logo desejei fazer uma postagem, mas somente no final da tarde pude começar este post e agora posso concluir.

Muito á vontade, como geralmente sempre está quando diante da mídia, Lula falou sobre diversos assuntos e respondeu perguntas dos blogueiros presentes, e uma ou outra pela Internet. O que me chamou a atenção na mesa da coletiva foi a ausência de blogueiras. Isso mesmo, faltou a presença feminina. Contudo, duas blogueiras participaram via Internet, a Maria Fro e Conceição Lemes (Vi o Mundo).

Veja abaixo alguns momentos que compilei. Mas vale a pena assistir toda a entrevista AQUI.

O Presidente falou que prepara um documento com o registro de todos os projetos e ações realizadas pelo seu governo. Esse documento será registrado em cartório, para que mais tarde a História não venha dizer que ele não fez o que disse que fez.

É uma estupidez querer censurar a Internet (sic)
Essa frase é de Lula e demonstra não somente o respeito que ele tem pela Internet, mas o quanto compreende sua importância no sistema democrático.

1 ano sem fumar
Lula disse que em janeiro de 2011 completará 1 ano sem fumar. E ainda há uns imbecis que dizem que ele não é inteligente. Pô! Para mim isso é uma prova in-dis-cu-tí-vel de sua inteligência.

Educação e Racismo
Quanto a uma pergunta da Conceição, sobre educação e discriminação racial, Lula disse que o preconceito é uma doença que dá nas entranhas das pessoas e que não se resolve por decisão política (sic). E citou o ProUni, onde 45% dos estudantes são carentes, e comentou que na 1ª turma de formandos em Medicina a maioria era de negros.

Aborto é uma questão de saúde pública.
Essa foi outra frase de efeito de Lula, que revela uma preocupação cada vez mais crescente do governo - que poderá ser continuada no mandato de Dilma - com essa grave questão. Concordo com ele, mas acho que uma questão ainda maior e mais grave, que o governo deveria encarar seriamente, é o controle da natalidade. Mas isso parece que é um vespeiro.

A derrota do PT no Acre (e no Pará)
Indagado pelo representante do Acre sobre como ele encarava a fragorosa derrota do candidato do PT no Acre, onde o Partido dos Trabalhadores perdeu em 21 dos 23 municípios. Lula disse que gostaria de entender o que aconteceu. Falou, com indisfarçável surpresa, que se somassem os investimentos feitos no Acre durante os governos anteriores, não chegaria nem a metade do que foi feito no seu governo. E finalizou: Mas garanto que o erro não está no povo. O erro está no governo(sic).


Como não podia deixar de ser, fiz uma comparação com as eleições no Pará. Aqui, a candidata a reeleição, Ana Júlia (PT) perdeu feio para o ex-governador tucano Simão Jatene, em cujo governo a Educação e Informática Educativa, guardam até hoje tristes recordações. Lula está certo! De fato o erro está e esteve sempre, no governo. Esperamos que essa derrota tenha lhe servido de  lição.

Eu sou o resultado da liberdade de imprensa nesse país.
Mais uma bela frase sacada do manancial de citações lulista. Indagado sobre a presença de estrangeiros como donos de rádio e Tv no Brasil, Lula disse que "temos que ter certo controle da participação de estrangeiros nas comunicações". Falou do impacto da Internet sobre a mídia institucionalizada, "que agora tem que lutar contra algo que não conhecia antes".
Em outras palavras, disse que algumas revistas sempre tentaram construir uma imagem deformada de si e de seu governo. "Se daqui a 100 anos um historiador quiser saber como foi meu governo, e pegar as revistas brasileiras vai ficar assustado. Ele vai ter que pegar revistas americanas, revistas européias... para saber a verdade"

Bem, vou ficando por aqui. Não quero fazer desse post uma transcrição da entrevista de Lula, mas apenas apontar algumas falas, nem todas as mais significativas, e registrar esse momento histórico para a comunidade de blogueiros do Brasil.

3 comentários:

Unknown disse...

Parabeniso por postar uma relíquia dessa. Mesmo com poucos parágrafos a sinopse foi deveras esclarecedora.
Verei o vídeo depois.
Abraço

esteblogminharua disse...

Obrigado pela visita, companheiro. Espero que tenha assistido a entrevista do Lula. O que é relevante nisso tudo é o fato do Presidente reconhecer a importância das novas formas de produção e compartilha-
mento da informação, das redes virtuais e dos blogs, podcast e similares.
Franz

filha da selva disse...

Obrigada professor. Neste momento estou tentando abrir mão da estabilidade e assim, só assim,crescer. Silvia

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática