quarta-feira, 9 de junho de 2010

A Maior Invenção Humana

Na sua opinião qual é a maior, a mais importante das invenções humanas?

A roda? Os símbolos? A religião? A televisão? Particularmente, penso que a maior criação humana é a Religião. As razões para essa assertiva não caberiam neste nem nos próximos 1000 posts,  mas  para mim foi graças a ela que a humanidade se desenvolveu.

Ela é a responsável por todas as  conseguências impactantes na cultura e costumes de um povo, como a culinária, a maneira de se vestir, a  Escola.

Foi a religião que desenvolveu  a  arquitetura, a ciência, a medicina,  a economia, a literatura, as  artes, a mídia, a política... Bem como a guerra, a discriminação, a segregação,...

Religião é a fé, é a crença, é a adoração em alguma coisa ou em alguém. Para muitos é uma condição imanente ao  humano ser, e acredito em algo  semelhante a isso. Mas, Religião também pode ser conceituada como a forma como o Homem se posiciona diante das leis e princípios naturais (herméticos) presentes no seu dia-a-dia. Entretanto, alguém já disse que o homem criou deus a sua imagem e semelhança...

Algumas dessas reflexões podem passar por sua mente quando diante de outra grande invenção humana: a televisão. Isso porque a TV tem o poder hipnótico dos templos - não é a toa que a Religião tem seus programas e emissoras particulares na mídia televisiva mundial. A TV também é um veículo através do qual se propagam idéias, se constróem conceitos, se moldam costumes...

A televisão, concentrando o poder maior da mídia pode ser, ela sim, chamada de o 4º poder! Confira isso no epsódio III (veja abaixo) da Bendito Machine, uma série genial de animações com sombras dirigidas pelo espanhol Jossie Malis e produzida pela Zumbakamera (clique AQUI para ver mais).

E se você é professor pode, inclusive, empregar essas animações como um Objeto de Aprendizagem e trabalhar com seus alunos em sala de aula.

2 comentários:

Adinalzir disse...

Realmente a Religião e a Televisão são os maiores instrumentos de dominação que existem. Inclusive o seu poder de sedução são muito bem utilizados pelas forças capitalistas do nosso século.

Abraços aqui dessa noite fria carioca!

esteblogminharua disse...

Caro Adinalzir, não há como lutar contra elas.
Franz

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática