segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Tecnologia ou Magia?

Arthur C. Clarke, um dos mais conhecidos escritores de ficção científica, disse certa vez que qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia. Em outras palavras, isso significa que quanto mais elevado o progresso científico, mas a tecnologia se aproxima daquilo que conhecemos por magia.

Colocar magia e tecnologia lado a lado parece um tanto paradoxal? Talvez. Mas, ainda que essas duas coisas se postem em extremos, ambas exigem certos... hã!.. rituais. Afinal, tudo que foi considerado magia no passado hoje é pura ciência. E o que eram os magos do passado senão pesquisadores? Hoje, eles seriam os físicos, os matemáticos, os químicos, os naturalistas, enfim, os cientistas modernos.

Estamos nos aproximando das fronteiras do nosso conhecimento. Acredito que isso fará surgir um mix de cientista da alta tecnologia com verdadeiros magos, os "tecnolómagos" (criei esse neologismo agora. Podes crêr!). Você duvida? Então pesquise sobre uma das criações humanas que considero mais fascinantes e promissoras: a nanotecnologia. Ou visite o excelente site Inovação Tecnológica-Tudo que acontece na fronteiro do conhecimento e veja até onde nos tem levado a capacidade inventiva e criativa da mente humana.

Um dia talvez alguém dirá: "O difícil fazemos na hora, o impossível demora um pouco".
* Imagem obtida no site Adoro Física

Nenhum comentário:

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática