terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Comecei 2010 sem as Musas: agruras pela falta de imaginação

Agruras de blogueiro com falta de imaginação ou Comecei 2010 sem as Musas...

Olá! Essa é a postagem número 1 de 2010.  The first post, a primeira, primeiríssima postagem do ano. Ham?... Demorei? É, ' tá com razão! Já estamos no 5º dia do ano e somente agora este blogueiro faz uma postagem, e ainda por cima assim... meio chinfrim! Acontece que eu gostaria de ter feito uma postagem bem paid'égua em 1º de janeiro, mas me aconteceu o pior... Estou sem inspiração!!

É isso. Há uma semana inteira estou buscando inspiração para uma postagem decente. Sei lá porque diabos estou assim, mas isso acontece com todo blogueiro, não é? Com blogueiro só não! Pode acontecer com qualquer um. Com o poeta que quer concluir um verso; com o músico a quem fogem os acordes para uma nova melodia; com a dona de casa que quer criar um prato novo para o almoço de domingo; com o/a amante que quer surpreender o ser amado com um presente; com o professor que quer dar uma nova abordagem a um velho conteúdo; com o estudante que precisa fazer uma redação, com o político que quer compor um discurso comovente...

Blogar é um vício. Mas não é por isso que a gente vai postar qualquer coisa, apenas pra "encher linguiça", manter o blog atualizado. Blogar é um prazer quando a gente escreve algo legal, posta alguma coisa original, interessante.

Eu poderia falar do livro do jornalista Ricardo Alexandre sobre meu ídolo, Wilson Simonal, que ganhei de Madaya, minha filha; poderia falar do maucaratismo do Boris Casoy e sua hedionda manifestação de preconceito contra os garis (veja AQUI), ou sobre essa previsão, que li não sei onde, para o signo de Virgem: "Você é Virgem? Parabéns. 2010 será um ano para dar tudo certo. Ou seja, para dar tudo, certo? Melhor dizendo, para dar… tudo certo?"  Para mim é uma frase didático-pedagógica: pode ser usada para se mostrar a importância da vírgula. Hahahahaaa!... (Tem alguma virginiana lendo isso?)
Mas, infelizmente, as musas, aquelas de Platão (na figura ao lado), se recusam a me ajudar.

Você pode até dizer que basta visitar outros blogs, ler jornais, assistir o noticiário ou, simplesmente, olhar em volta, e a gente encontra algo interessante para contar. Sim, é verdade. Mas, nada disso adianta se as coisas não fluem no pensamento e a inspiração queda-se engessada.  E o que pode ser pior para um blogueiro do que ficar sem imaginação, sem criatividade?

Imagina o desespero: Tá lá o cabra querendo escrever mas não consegue harmonizar suas palavras num texto agradável e interessante; querendo contar alguma coisa mas nada merecedor de registro lhe vem à mente; querendo dizer daquilo que vê, mas suas idéias parecem vestir um escafandro. Falta de imaginação é ph...! Podes crêr!
* Crédito: Figura obtida na Wikipédia.

6 comentários:

Rocio Rodi disse...

Oi Franz,
Seja generoso consigo mesmo, somos humanos, é tempo de relax, é o pico das ondas "alfa" a exigir tranquilidade, lado direito do cérebro requerendo emoções calmas, mar calmo, momento de interiorização, simplesmente contágio de final de ano, legal. O alerta do cuide-se por um tempo... O famoso "deu branco", deu o seu recado e você expôs a fragilidade de forma bela e interativa. Legal!
Bom início de ano, dias vindouros melhores ainda. Feliz 2010!
Maria do Rocio

esteblogminharua disse...

Oi, Rocio. Vc sempre com seu olhar generoso e suas palavras estimulantes. Muito obrigado pela visita e bom 2010 para ti também.
Franz

Anônimo disse...

Olá cunhado
A falta de inspiração, acontece com todos, mas, não deixe o João Cabral de Melo Neto ouvir esse papo de "inspiração" pois para ele escrever é trabalho árduo ,
inspiração é coisa de romântico... de poeta possesso, porém como não sou ele, te digo que gostei do texto que postaste para justificar a falta de inspiração,como sempre bem escrito.
Agora, uma observação sobre blog se tornar um vício, isso não é bom, pois nehum vício é saudável,talvez a falta de "inspiração" fosse o tempo que necessitavas
para escrever. Não transforme o ato de escrever em obrigação e nem a postagem, assim, talvez tu terás tempo para perceber as musas do teu cotidiano e a poesia presente nele.
Com carinho.
Lu

esteblogminharua disse...

Cunhada, 'brigadú' pela visita. Não se preocupe, poois blogar é um vício como ler, ouvir música, assistir vídeo.

Marli Fiorentin disse...

Olá Franz!

Estamos no mesmo barco. Postei lá no meu blog só no dia 9 de janeiro. E também sem muita inspiração, resolvi respeitar meus limites e seguir meu ritmo. Senão a gente enlouquece. Feliz 2010!

esteblogminharua disse...

Oi, Marli!
Grato pelos votos. De fato, quando "dá aquele branco" é tempo de relaxar, como disse a Rocio mais acima. Contudo, para mim, a pressão de manter o blogue atualizado estimula a superação desses momentos de esterilidade criativa. Blogar é um exercício criativo dos mais salutares.

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática