Caro Leitor, começou uma pesquisa que pretende avaliar e identificar os impactos dos softwares públicos na sociedade brasileira. Considero que nos, educadores que lidamos com soluções Open Source, podemos e devemos colaborar nesta pesquisa. Se deseja colaborar, cadastre-se no Portal do Software Público Brasileiro (me cadastrei em 11/11).
O Portal oferece um conjunto de serviços públicos e promove a integração entre setores e usuários de softwares públicos. Lá você tem oportunidade de conhecer diversas soluções desenvolvidas por setores governamentais ou não, ler artigos, fazer parte de comunidades disponíveis (faço parte de duas:i-Educar e Xemelê), atualizar-se sobre o que andam desenvolvendo em termos de Open Source no setor público federal, e ler sobre a pesquisa supra referida. Abaixo um trecho da mensagem que recebi divulgando a pesquisa:
A pesquisa que trata do impacto do software público na sociedade, anunciada no dia 01 de dezembro, pela professora Christiana Freitas da UNB, durante o Open World Forum em Paris, começa hoje. Será a primeira pesquisa no Brasil a tratar do modelo do software público. A partir de agora já é possível acessar o questionário que será utilizado como base para pesquisa e para as análises.
A coordenação do Portal do Software Público Brasileiro, os parceiros e todas as comunidades apóiam a iniciativa, que vai gerar o retrato do impacto do conceito e do Portal na sociedade.
A pesquisa pode ser acessada pelo endereço CLIQUE AQUI
Acreditamos que o software público permitirá novas configurações de redes sociais, políticas e econômicas favoráveis ao desenvolvimento do Brasil. O impacto será significativo, não só no País, mas em todas as nações que perceberem a importância da iniciativa.
A sua participação será fundamental para o sucesso da pesquisa!
Para conhecer um pouco mais sobre os objetivos da pesquisa basta acessar a entrevista realizada com a professora Christiana Freitas, responsável pela elaboração da estrutura da pesquisa. Clique AQUI:
Um comentário:
Olá, muito legal o trabalho descrito no post sobre as oficinas de blogs. parabéns pelo resultado.
Edgar Borges
Postar um comentário